Atenção, desenvolvedores! Windows 10 vai ganhar linhas de comando Linux
Com a novidade, desenvolvedores podem ter muito mais controle sobre os seus códigos

Imagem de Atenção, desenvolvedores! Windows 10 vai ganhar linhas de comando Linux no tecmundo
Alguns anos atrás, Steve Ballmer (o ex-CEO da Microsoft) começou uma conferência de desenvolvimento de uma maneira bem entusiasma: “DEVELOPERS! DEVELOPERS! DEVELOPERS! DEVELOPERS!”. Hoje, vários anos depois, a Microsoft volta a agradar os programadores com uma novidade que pode fazer até mesmo os maiores defensores do Linux ficarem de olho no Windows.
Isso porque a empresa anunciou a chegada de um suporte bem legal para os desenvolvedores. Trata-se da chegada do Bash aos computadores com Windows 10 — permitindo, pela primeira vez, que os desenvolvedores rodem códigos diretamente por uma interface de linhas de comando, não sendo necessário mais ativar máquinas virtuais para o aproveitamento do recurso.
Kevin Gallo deixou bem claro: “Não se trata de uma máquina virtual. Não são ferramentas de compilação cruzada. É nativo!”. Ele disse isso pouco antes de afirmar que a novidade foi criada em parceria com a Canonical — responsável pelo Ubuntu —, sendo que a ferramenta vai estar disponível para o download diretamente pela Windows Store.
Caso você não saiba, o Bash é uma ferramenta de linhas de comando criada para plataformas baseadas na interface Unix — como o OS X da Apple ou as distribuições Linux. Esse é mais um passo da Microsoft em direção ao coração dos desenvolvedores menos abertos ao Windows, lembrando que a empresa já havia tomado ações similares ao abrir o framework .NET e também ao lançar o Visual Studio Code como plataforma open source.
Você já sentiu falta de linhas de comando no Windows? Comente no Fórum do TecMundo

Por Renan Hamann
Renan Hamann é editor-chefe no TecMundo e acumula mais de 15 anos de experiência no jornalismo de tecnologia.