4 dicas simples para quem quer deixar o Windows 10 mais veloz

3 min de leitura
Imagem de: 4 dicas simples para quem quer deixar o Windows 10 mais veloz

Sabe aquele momento em que você percebe que seu computador já não está oferecendo o mesmo desempenho que tinha no começo? Se você ainda não chegou lá, vai chegar em breve. Infelizmente, todos os computadores passam por situações em que os seus donos ficarão com muita dor de cabeça — seja por travamentos mais básicos até as lentidões mais insuportáveis.

Mas é claro que existem formas de fazer com que o seu PC volte a funcionar como novo, e você nem precisa formatar o seu disco rígido para conseguir recuperar esse desempenho. Pois é, existem ferramentas de alta qualidade que garantem a recuperação dos computadores rapidamente. Mais do que isso, há alguns procedimentos manuais que podem contribuir bastante nesse processo.

Confira agora mesmo algumas dicas bem legais para que você consiga deixar o seu Windows 10 rodando com o máximo do desempenho. Temos certeza que você conseguirá seguir os passos indicados aqui e seu PC vai ficar bem mais fluido.

1. Desinstalar programas sem uso

Imagine a garagem da sua casa. Nela, você tem um carro popular que usa para se deslocar e também um carro sem motor que está ali sem uso faz anos. Pelo modo como a garagem está organizada, sempre que você precisa pegar seu carro, é necessário tirar o carro velho também, e isso dá um trabalho imenso — além de atrasar muito o seu dia.

É mais ou menos o que acontece com aplicativos sem uso no seu computador. Eles ocupam espaço sem motivos e ainda podem interferir no processo de outros softwares — principalmente em discos que estão muito fragmentados. Desinstale programas e mantenha seu PC sempre limpo.

2. Mantenha a inicialização limpa

Se o software é inicializado com o Windows, você pode ligar o PC e sair para tomar um café enquanto espera tudo ser carregado — uma colher de açúcar e duas de exagero, nesse caso. O problema é que ter muitos softwares com essa possibilidade pode ser uma péssima ideia. Isso porque o Windows acaba ficando com o carregamento muito lento e demorado. Felizmente, é bem fácil mudar isso.

Para definir quais programas devem ser inicializados com o Windows, abra o Menu Iniciar, digite “msconfig” na barra de buscas e tecle Enter. Na aba “Inicialização de Programas”, deixe marcado somente os softwares realmente necessários, mantendo desativadas as atualizações que rodam em segundo plano, mas seja prudente: analise cada item e não desmarque o que você não sabe exatamente o que é.

3. Otimizar discos

Desfragmentar o disco sempre foi um processo bem demorado, mas nas versões mais recentes do Windows isso foi mudado, graças aos recursos de otimização do sistema operacional. Importante: se você possui um SSD, é recomendável que não seja feita a desfragmentação.

Ativar a otimização de disco é fácil: abra o Explorador de Arquivos e clique em “Este Computador”. Depois, clique com o botão direito sobre a unidade de armazenamento – “Disco Local (C:)”, na maioria dos casos. Em “Propriedades” e nas abas “Geral” e “Ferramentas”, as funções “Limpeza de Disco” e “Otimizar” podem ser ativadas, respectivamente.

4. Desative apps em segundo plano

Há muitos apps em segundo planmo no Windows 10, sendo que vários deles são universais — ou seja: compatíveis com qualquer plataforma. A Microsoft é uma grande defensora disso, mas os aplicativos em segundo plano podem gerar mais peso do que você gostaria no seu computador. Felizmente, desativar isso é muito simples.

Tudo o que você precisa fazer é acessar "Privacidade" no Menu Iniciar e então escolher "Aplicativos em Segundo Plano". Agora é só desativar todos os softwares que você não quer mais sendo carregados no seu PC.

.......

O seu Windows 10 é tão veloz quanto você gostaria? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.