Conversamos com Jimmy Wales, o fundador da Wikipédia

7 min de leitura
Imagem de: Conversamos com Jimmy Wales, o fundador da Wikipédia
Imagem: Wikipédia

Entre os “deuses da internet”, a Wikipédia é uma divindade tão venerada quanto o Google pela facilidade com que você encontra conteúdos rápidos. Durante alguns dias, o Brasil pode conhecer melhor a figura por trás desse projeto: Jimmy Wales, o fundador do site. Ele veio ao Brasil para uma série de palestras sobre a Wikipédia em si e contar o que a plataforma espera para o futuro.

Uma das novidades é a Wikipédia Zero, que permite o acesso ao site mobile sem custos adicionais em países pobres — mais ou menos o que acontece com Facebook e WhatsApp em planos de operadoras por aqui. Atualmente, ele é também executivo do The People's Operator (TPO), uma operadora de telefonia diferente. Nos planos de dados, 10% do que você paga vão para uma instituição de caridade a sua escolha e 25% do lucro de toda a empresa são destinados a projetos humanitários e outras instituições do tipo.

Ele ainda nos revelou uma informação quente: uma das razões da visita ao Brasil é para conversar com uma das operadoras nacionais e abrir discussões sobre uma possível entrada do TPO por aqui. Ele não podia revelar qual era, mas só essa já é uma grande informação. Abaixo, você confere o nosso papo.

TecMundo: O que motivou você a começar a Wikipédia? Qual o objetivo do projeto?

Jimmy Wales: A principal motivação é que assisti ao crescimento do software livre e de código aberto, pessoas colaborando para fazer com que um programa fique incrível. E eu percebi que esse tipo de ação poderia ir além de somente sites, mas de outras culturas. Esse foi o pensamento original, uma enciclopédia com o mesmo modelo de licenciamento e filosofia open-souce. O objetivo da Wikipédia sempre foi ter uma encilopédia gratuita para cada pessoa no planeta em seu próprio idioma. Essa ainda é a nossa meta e uma das razões pelas quais fomos bem sucedidos é que nos mantivemos focados na mesma missão desde o primeiro dia.

A Wikipédia não é aceita como fonte de trabalho escolar, artigo científico ou textos jornalísticos. Como você enxerga a reputação do site hoje?

Para nós, ser uma fonte citável em algum lugar não deve ser um objetivo. Você não deve nem mesmo citar uma enciclopédia tradicional, não é esse o papel dela em um processo de pesquisa. Porém, devemos ter a maior qualidade possível. Ela é um bom ponto de princípio, não de conclusão. Você deve ir à Wikipedia para se orientar. Alguns estudos acadêmicos comprovam que somos uma fonte de qualidade comparável com a enciclopédia tradicional, mas ainda estamos cheios de erros e, se você encontrar algum, nos ajude a corrigir.

Muitas wikis surgiram sobre filmes, jogos e outros temas. O que você pensa sobre o futuro desses sites colaborativos que apareceram depois da fundação da Wikipédia?

Acho que há ainda um longo caminho a ser trilhado. A Wikia, que é a companhia que tem as páginas sobre jogos e tudo mais, ainda cresce muito intensamente — são 50 milhões de leitores todo mês — e em vários idiomas. Acho que ainda há muito a fazer na medida em que movemos mais e mais para um ambiente visual de edição, pois isso faz com que ele seja mais fácil e convidativo para participação.

O banner que virou meme. 

Você ficou ainda mais famoso quando surgiu em um banner na Wikipédia sobre uma campanha de doações. Como a ação se saiu?

Eu fico muito feliz que eles não usam mais a minha foto (risos). Foi uma época irritante na minha vida. O levantamento de fundos foi muito bem sucedido a longo prazo e fomos melhorando isso com o tempo. No começo, mostrávamos o banner para todo mundo a todo momento. Depois, fizemos alguns estudos e constatamos o óbvio: se você não doar da primeira vez que ver o banner, não vai doar nunca mais, então não há motivos para ficar exibindo ele para as pessoas. Estamos felizes porque é muito importante para nós que a Wikipédia tenha milhões de pessoas doando. Isso permite que não tenhamos que nos ater a doadores maiores, já que aí teríamos que nos preocupar com questões de controle. Ajuda a manter a independência.

Sim, e vocês não usam publicidade, não é?

Ninguém quer ads, certo? Não sou uma pessoa anti propaganda, mas para a Wikipédia a chave é organização. Se tivéssemos um modelo de negócios, essa base que fundamos iria mudar. Iríamos nos preocupar mais com os países ricos e que rendem mais. Aí diríamos “Nossa, um milhão de novos leitores na África! Isso é empolgante!”, mas não seria tanto quanto um milhão de leitores nos Estados Unidos, se nos direcionássemos pelos lucros gerados.

A Wiki também tem os trolls, o vandalismo das páginas. Isso ainda é uma moda?

Ainda é e provavelmente sempre será, mas a comunidade sempre policia isso e controla os sites. Aqueles erros que entram na Wikipédia e ficam por muito tempo sempre nos incomodam e estamos sempre examinando como melhorar isso. Aqueles que aparecem e são removidos em um minuto são mais tranquilos. Sabe, se você quer escrever algo sobre alguém e quer ter certeza de que ficará lá, crie um blog e não quebre a lei, daí você pode deixar para sempre. Alguns verbetes são mais ou menos “semiprotegidos”, não há esperanças de deixá-los de outra forma.

Existe algum em especial que é sempre modificado?

Sempre, ao menos na wiki em inglês, a do presidente dos Estados Unidos. Ela vira um zoológico se você abrir para todos. Porém, tentamos deixar livre na medida do possível.

O serviço de enciclopédia e agora a operadora mobile são bem diferentes. O que motivou você a fazer a mudança?

Ouvi sobre o projeto deles [TPO] e fiquei interessado, dei alguns conselhos. Eles me pediram para integrar o conselho e eu aceitei, gosto de aconselhar companhias jovens. Porém, fiquei mais e mais empolgado e, desde dezembro do ano passado, meu cargo foi transformado em executivo de tempo integral na área digital. A ideia é também não gastar com publicidade, é uma forma bem digital de fazer as coisas. Estou trabalhando na rede social que permitirá às pessoas divulgarem isso e é bem divertido voltar a sentar com desenvolvedores e ajudá-los a criar alguma coisa.

Você acha que a proposta de caridade vai convencer as pessoas a mudarem da operadora atual para a sua?

Estamos crescendo bastante no Reino Unido, que é o único país em que estamos funcionando. Vamos nos lançar nos Estados Unidos em poucas semanas e planejamos ser tão globais quanto pudermos, mas precisamos fazer acordos em todos esses lugares. Persuadir consumidores é algo bem direto: podemos dizer a você que a sua operadora atual vai gastar 10% do seu dinheiro em comerciais de TV, mas você pode mudar e gastar com algo que se importa.

Quais as suas impressões sobre o Brasil e a tecnologia do nosso país?

Vim ao Brasil várias vezes e tenho algumas impressões. Uma delas é que o Brasil foi sempre um grande país para compartilhamento online e licenciamento de obras com todos os direitos reservados. Sempre tivemos uma grande comunidade na Wikipédia aqui e, desta vez, estou visitando novas cidades que não conhecia antes.

A Wikipédia em português é uma grande wiki, mais de 800 mil verbetes e é interessante que o número de leitores no Brasil é muito maior que em Portugal. Claro, é um país maior, mas ainda assim é alguma coisa. Eu também ouço histórias sobre o idioma que me lembra muito do inglês britânico e americano, eles são um pouco diferentes e as pessoas adoram reclamar disso. Anos atrás, tivemos uma discussão sobre se deveríamos ter uma wiki separada para o português europeu e o brasileiro e eu não queria, porque achava meio louco. Se ela é mutualmente legível, é importante para que as pessoas permaneçam juntas.

Jimmy na palestra em Curitiba.

Está se divertindo com as palestras?

Foi divertido, nesta manhã eu falei com estudantes universitários e é sempre divertido, eles amam a Wikipédia! Estou bem feliz porque é algo raro para mim. Atualmente, eu só voo de algum lugar para o outro nas palestra e faço viagens meio loucas de 30 horas. Como eu vou ficar em São Paulo para uma quarta-feira e já tenho uma palestra também lá quarta-feira seguinte, decidi ficar a semana inteira. Iria trazer minha família e infelizmente eles não puderam vir, mas é bom ter um pouco de tempo só para si. Nós definitivamente queremos vir para os Jogos Olímpicos.

E você perdeu a Copa do Mundo em 2014?

Bom, eu sou americano! (risos)

Verdade, mas está crescendo por lá! Bom, nós publicamos uma história sobre um artista que tinha a ideia de imprimir a Wikipédia. Você não fica meio assustado com a quantidade de informação?

Eu acompanhei essa história, ele tem uma exposição em Nova York. Ela não foi realmente impressa, ele só pegou os índices e subiu eles para servidores de impressão, mas é só arte performática. Eu fiquei desapontado! A Wikipédia fica cada vez maior e é muito cara, são muitos livros, mas eu adoraria ter uma dessas em casa.

Bom, você precisaria de uma casa enorme.

Sim, muito maior do que a que eu vivo agora. Eu vivo em Londres, tudo é pequeno aqui!

Jimmy, muito obrigado! Por favor, deixe uma mensagem para os nossos leitores.

Olha, eu acho que eles devem ir checar a Wikipédia! Sempre estamos famintos por novos participantes, especialmente em recrutar mais mulheres para nos ajudar. Somos muito homens geek lá e queremos expandir essa comunidade.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.