Retrospectiva 2014: a Wikipedia também usa a Wikipedia para seus trabalhos

1 min de leitura
Imagem de: Retrospectiva 2014: a Wikipedia também usa a Wikipedia para seus trabalhos

O fim de ano sempre tem diversas tradições, como as decorações natalinas, confraternizações e uns quilinhos a mais por causa da mesa mais farta dessa época. Algo que também é bastante comum são as retrospectivas, lançando um olhar sobre o que aconteceu no ano. Os canais de televisão e diversas empresas da internet fazem vídeos do gênero, mas, em 2014, é a primeira vez que a Wikipedia entra na onda. O site, que é baseado em uma iniciativa sem fins lucrativos, reuniu o material do próprio serviço para fazer uma recapitulação dos últimos 12 meses.

A equipe da enciclopédia digital preferida de 11 em cada dez estudantes trabalhou por cerca de dois meses, com um orçamento mínimo, para pesquisar os eventos mais memoráveis de 2014. Celebrando o espírito colaborativo abraçado pela Wikipedia, o clipe de quase três minutos utiliza apenas textos criados para os artigos da página, além de fotos e vídeos com licença gratuita, disponibilizado pelos usuários do site.

O vídeo faz uma viagem por momentos que causaram uma grande comoção, tanto no nosso mundo como na elaboração de textos atualizados na Wikipedia – entrando para a história virtual, à disposição de todos. Ele visita protestos pelo mundo, grandes eventos esportivos, mudanças no cenário político, mobilizações por reivindicações de direitos, progressos científicos e a união mundial para conter grandes epidemias, como a de ebola.

O desaparecimento do voo 370 da Malasya Airlines foi um dos grandes acontecimentos do ano.

“A Wikipedia reflete o mundo ao nosso redor. Com cada novo evento, ela muda e cresce, acomodando os triunfos e as perdas da humanidade. É o maior projeto de conhecimento colaborativo da história, tornado possível até por pequenas contribuições de pessoas por todo o mundo”, reflete Katherine Maher, diretora de operações da Wikimedia Foundation.

Já é difícil imaginar a nossa vida sem a Wikipedia, não é? Ver a história sendo escrita em tempo real pelas próprias pessoas é algo que não se abre mão tão facilmente. Qual a importância do site para você? Deixe a sua opinião nos comentários – mas garanta que a sua professora não veja, caso utilize o serviço para “você sabe o que”.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.