Escute a Wikipédia: e se as edições de artigos fossem traduzidas em sons?

1 min de leitura
Imagem de: Escute a Wikipédia: e se as edições de artigos fossem traduzidas em sons?
Imagem: Listen to Wikipedia

Uma das características mais marcantes da Wikipédia é a possibilidade de adicionar, alterar ou cortar conteúdo dos verbetes — e isso acontece 24 por dia nos mais diversos idiomas e frequências. Não acredita?

O site Listen to Wikipedia resolveu traduzir todas as alterações realizadas na página em sons e estímulos visuais. Desse modo, você acompanha em tempo real a quantidade de modificações feitas na enciclopédia colaborativa. Clique aqui para acessá-lo e aumente o som do computador.

O som que lembra um sino significa adição, enquanto o soar de cordas representa corte de conteúdo. É curioso deixar o áudio sendo reproduzido: às vezes, parece que uma melodia de verdade é formada por alguns segundos e de forma totalmente acidental.

Na seção principal do site, você vê uma série de círculos representando artigos em processo de edição — o tamanho da forma geométrica indica quanto foi alterado, os itens verdes são de usuários não registrados oficialmente no site e os na cor roxa são robôs automatizados. Logo abaixo, é possível conferir o quanto foi removido ou adicionado em bytes, quem realizou a atualização e até acessar cada verbete que passou por alguma modificação.

É possível selecionar de quais linguagens você deseja acompanhar as alterações — mas, infelizmente, o português não está entre elas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.