De cara nova: grandes portais da web remodelam suas interfaces

4 min de leitura
Imagem de: De cara nova: grandes portais da web remodelam suas interfaces

Internautas do mundo todo utilizam os três: Wikipédia, YouTube e Twitter. Os sites são referência nos gêneros que atuam e no ano de 2010 estrearam (ou vão estrear, no caso da Wikipédia) novas interfaces em suas páginas.

Mudanças significativas serão notadas inclusive no modo de usar os serviços do maior portal de vídeos e também da maior enciclopédia da web. O Twitter se restringe a uma reorganização de sua capa, mantendo o modo tradicional de funcionamento. Conheça agora um pouco mais sobre todas as mudanças.

Wikipédia

Para quem pesquisa na internet, seja para fins acadêmicos ou apenas curiosidade, a Wikipédia é um bom ponto de partida. A enciclopédia livre é o sexto site mais acessado do mundo, segundo o site Alexa, e anunciou para abril de 2010 uma nova cara.

A última grande mudança visual do site ocorreu há quase dez anos. A Fundação Wikimedia, desenvolvedora da enciclopédia, anunciou que a página passará pela mudança mais significativa desde que foi posta ao ar em 15 de janeiro de 2001.

Novidades

De acordo com os anúncios oficiais feitos pela Wikipédia, as inovações se restringirão à diagramação e ao design. O formato de disponibilização de conteúdo continuará o mesmo, assim como a gratuidade do conteúdo oferecido pela maior enciclopédia online e colaborativa do mundo.

Inserir links  ficará mais simples. Imagem: Divulgação

O novo tema que os usuários da Wikipédia encontrarão no site a partir de 5 de janeiro chama-se “Vector” e pretende tornar as principais funções do serviço mais fáceis de serem encontradas. Editar páginas também ficará mais fácil, graças à nova Barra de ferramentas do modo de edição.

Não só a edição, mas principalmente a navegação do site mudará de forma notável, tornando-se mais simplificada. A caixa de pesquisa foi realocada para satisfazer as expectativas do usuário, seguindo outros padrões já utilizados na web. A compatibilidade da enciclopédia também deve aumentar, permitindo uma perfeita visualização independente da resolução, navegador e tamanho da janela.

Nova barra de ferramentas para editar artigos. Imagem: Divulgação

Uma novidade muito interessante estará presente na versão inglesa do site: artigos poderão ser salvos em documentos no formato PDF. Nem o famoso logo do site escapará das mudanças e em breve deve apresentar maior representatividade com a inclusão de novos idiomas na imagem.

Edição simplificada

A ideia da “nova” Wikipédia é facilitar ainda mais a vida do usuário e do colaborador. Para isso, o sistema de edição de artigos também será revisto. Uma das principais mudanças é a redução do número de códigos vistos durante a edição, permitindo a inserção de dados por meio de outras formas mais simples. Para se livrar de informações confusas e deixar a página mais intuitiva, a página de edição também deve apresentar um visual mais limpo.

Mais mudanças na Wikipédia. Imagem: Divulgação

E que comecem as mudanças...

A partir de hoje, 5 de abril, as mudanças começam a entrar em vigor no site Wikimedia Commons, o repositório de imagens utilizado pela Wikipédia. Se tudo ocorrer bem após este lançamento, a Fundação Wikimedia pretende lançar a nova Wikipédia até o final do mês de abril.

Mais simplicidade em nome do conhecimento

O propósito da Wikipédia sempre foi expandir o conhecimento de forma livre e extensa. Pensando nisso, nada mais justo de que, com o passar do tempo, a estrutura do site também se torne mais simplificada, permitindo a qualquer usuário, por mais iniciante e leigo que seja, inserir e alterar o conteúdo de artigos.

Tudo bem que a enciclopédia livre, justamente por ser livre, acaba sendo alvo de alterações indevidas – inclusive por parte da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) e pelo Vaticano. Porém, ao que tudo indica, a nova reformulação completa do site tende a aproximá-lo ainda mais de seus objetivos: tornar o conhecimento livre e acessível para todos.

YouTube

O maior portal de vídeos da internet também ganhou um novo visual recentemente. Com menos informações, porém, mais usual e sem deixar nada de essencial de fora, o novo YouTube ainda está confundindo alguns usuários.

Novo visual e seções realocadas

Para quem estava acostumado com o layout anterior, com as informações sobre vídeo e usuário localizados à direita da tela, ainda fica confuso ler isso tudo abaixo da tela em que o filme é exibido.

Seções do YouTube foram realocadas

Além disso, o próprio reprodutor do YouTube teve alguns de seus botões remodelados, sem perder a boa usabilidade. As opções para incorporar vídeo, avaliação, salvar como favoritos ou em lista de reprodução e compartilhamento via redes sociais (como o Twitter e o Facebook) também foram remodeladas.

A seção que permite visualizar os vídeos postados por um mesmo usuário também ganhou alterações e ajudou a organizar melhor o conteúdo relacionado ao vídeo visto no momento, pois agora ela se localiza acima do reprodutor e não mais à direita.

Acessar os vídeos enviados por um mesmo usuário também está diferente

Gráficos e estatísticas

Uma das novidades mais interessantes é a divulgação para todos os usuários sobre as estatísticas de visualização dos vídeos. As informações, que anteriormente só eram exibidas para o dono do vídeo, agora podem ser vistas de modo completo e detalhado por qualquer um, bastando para isso expandir o painel de exibições localizado abaixo do reprodutor do YouTube.

Gráficos e estatísticas

Twitter

A antiga interface do Twitter sempre foi bem simples, com poucas informações. Recentemente a nova sensação da web ganhou um novo visual, com um pouco mais de informação, porém, sem perder a estrutura que consagrou o site.

Agora, além de ver os trending topics (assuntos mais debatidos no tweets nas últimas horas), os usuários visualizam os Top Tweets, um mecanismo do Twitter que “retwitta” os tópicos mais interessantes do microblog. Ele funciona como uma conta qualquer e pode ser seguido normalmente por qualquer usuário.

Capa do Twitter com novo  visual

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.