WiFi HaLow: novo padrão wireless é mais ágil e tem o dobro de alcance

1 min de leitura
Imagem de: WiFi HaLow: novo padrão wireless é mais ágil e tem o dobro de alcance

O mercado de IoT está tomando conta do mundo, e cada vez mais vemos uma infinidade de dispositivos inteligentes que precisam estar sempre conectados à internet sendo lançados por aí. Só tem um probleminha: a arquitetura das redes wireless foi projetada para atender a apenas alguns aparelhos específicos – como celulares e notebooks –, e não infinitos gadgets espalhados pelas nossas casas.

Com o intuito de resolver essa situação, a Wi-Fi Alliance (consórcio que define padrões de novas tecnologias de internet sem fio) acaba de anunciar a WiFi HaLow, uma tecnologia que promete satisfazer a demanda do setor de IoT ao ofertar redes mais ágeis e com maior alcance. O protocolo foi batizado como 802.11ah – e, diferente de seu antecessor 802.11ac, foi desenvolvido para operar na faixa dos 900 MHz e outras frequências abaixo do 1 GHz.

De acordo com o comunicado oficial da Wi-Fi Alliance, o novo padrão é capaz de criar um sinal com o dobro de abrangência das tecnologias atuais, além de ser “mais robusto” e penetrar barreiras com maior facilidade. Vale observar, porém, que o 802.11ah não veio para substituir o 11ac (que ainda está se acomodando em alguns mercados específicos, como o Brasil, onde a oferta de roteadores compatíveis ainda é baixa), mas sim servir como um complemento específico para dispositivos conectados e pequenos sensores.

Você já possui um roteador com 802.11ac? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.