5 prós e contras de manter o WiFi do smartphone sempre ligado

3 min de leitura
Imagem de: 5 prós e contras de manter o WiFi do smartphone sempre ligado
Imagem: Community Table

Desligar o WiFi do smartphone assim que você termina de realizar alguma tarefa é uma ação natural para a maioria das pessoas. É sabido que esse tipo de conexão gasta bateria, e nossos aparelhos inteligentes da atualidade não são considerados campeões em autonomia. Mas se é assim, existe alguma razão para manter o WiFi do celular sempre ligado?

Você pode achar que não, mas existem sim algumas boas razões. Confira algumas delas.

1. O consumo não é mais tão alto

A primeira de todas é o fato de aparelhos mais modernos não desperdiçarem mais tanta bateria quanto um ou dois anos atrás com esse tipo de conexão. Novas antenas, chips e melhoramentos de software são os responsáveis por isso.

Além do mais, em aparelhos atuais, a rede de dados da sua operadora costuma consumir mais bateria do que o próprio WiFi e não o contrário. Redes 4G são especialmente conhecidas por exigirem mais dos smartphones.

2. Localização

Além de oferecer conexão normalmente mais rápida e, agora, gastando menos energia, o WiFi também pode substituir o GPS do aparelho para oferecer localização geográfica. Claro que esse recurso do WiFi nem sempre é muito preciso, mas funciona razoavelmente bem.

Quando você está em locais fechados, essa vantagem se torna ainda mais interessante, uma vez que qualquer cobertura mais elaborada em um edifício já é suficiente para sumir com o sinal dos satélites GPS. Em resumo, você ganha dois por um.

3. Em espera

Quando o WiFi do seu smartphone não está ligado a nenhuma rede, ele entra em um modo de economia de energia que pode ser considerado bastante eficiente atualmente. Quando ele enfim encontra uma rede para se conectar, o seu plano de dados é automaticamente desconectado e economiza o pacote da sua operadora. Portanto, desligar o WiFi enquanto você sai do trabalho rumo à sua casa pode não ser tão necessário se você tiver redes nesses dois locais.

Os contras de manter o WiFi sempre ligado

É claro que existem benefícios para encorajar você a manter seu WiFi sempre ligado. Mas existem também malefícios bem importantes.

1. Segurança

Redes WiFi são muito mais inseguras que a rede de dados da sua operadora. Ao passo que um roteador tem apenas um ou dois níveis de segurança antes de ser invadido, tenha certeza de que sua operadora de celular tem muito mais cuidados nesse sentido. Tanto é que raramente se ouve falar que alguém invadiu a rede de determinada operadora a espionou os clientes. Já com WiFi, isso é tão frequente que nem chama mais atenção.

Essa dimensão da segurança fica ainda mais evidente se você deixar seu smartphone se conectar automaticamente a redes sem proteção por senha. Isso é pedir para ter dor de cabeça.

2. Disponibilidade

Usar o WiFi em vez do 3G/4G pode ser mais econômico para a bateria quando você passa por vários pontos de acesso durante o dia. Se você estiver em locais mais isolados em que uma rede WiFi é rara, a situação da economia se inverte. Mesmo o WiFi consumindo pouca energia em espera, ele ainda consome alguma coisa. Se você não vai encontrar nenhum WiFi no seu caminho, não faz sentido manter isso ligado.

Impressões erradas

Vale lembrar também que a nossa impressão de que o WiFi gasta mais bateria é também fruto de um costume que nem percebemos. Quando você liga o WiFi para fazer alguma coisa deliberadamente, normalmente a intenção é realizar uma atividade intensa, que por si só consome bastante energia. Ou seja, nem sempre é culpa do WiFi e sim das outras atividades.

Apesar disso, é impossível afirmar que tudo isso que falamos até aqui é válido para todos os smartphones e tablets que existem por aí. Os mais antigos, especialmente, lidam com o gerenciamento de energia de maneira bem mais arcaica. Os mais modernos, por sua vez, possuem componentes de hardware mais elaborados e softwares mais atualizados.

De qualquer forma, deixe sua opinião nos comentários e diga o que você acha do uso do WiFi contra a rede de dados da sua operadora.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.