Rivais aproveitam bloqueio do WhatsApp para tentar emplacar no Brasil

2 min de leitura
Imagem de: Rivais aproveitam bloqueio do WhatsApp para tentar emplacar no Brasil

O WhatsApp ainda está bloqueado em todo o Brasil e, logo que a decisão foi divulgada pela imprensa para todo o território nacional, os concorrentes do serviço saíram correndo em busca dos usuários que ficarão dois dias órfãos do mensageiro.

Outros aplicativos estão aproveitando a necessidade do brasileiro de se comunicar de graça com os amigos ou simplesmente conversar em grupo durante todo o dia para convencer o usuário de que o app bloqueado não é a única possibilidade.

Por isso, você provavelmente viu alguma publicação patrocinada no Twitter ou no Facebook, além de ter recebido indicações de amigos sobre alternativas para não ficar 48 horas quase incomunicável no celular.

"Vem pra cá, vem pra cá!"

O Telegram talvez seja o que mais vai ganhar em popularidade com a crise do WhatsApp. Em cerca de seis horas, foram 1,5 milhão de pedidos de aprovação de novos usuários no aplicativo. O TecMundo já listou quais são os motivos pelos quais o serviço supera o concorrente.

Já o Viber aproveitou para participar da hashtag que está nos Trending Topics do Brasil no Twitter. A estratégia é fazer com que um usuário do serviço convença os contatos a migrar para lá durante o bloqueio e continue no app quando tudo voltar ao normal.

O tempo dele já passou, mas que tal matar as saudades? O bom e velho ICQ tem um chat compartilhado para brasileiros. O envio do código de confirmação é feito por SMS e o app funciona tanto para Android quanto iOS. Desde ontem, quem ainda se lembra do ICQ ficou três vezes mais ativo do que antes no serviço.

O ZapZap, concorrente brasileiro do WhatsApp que existe de verdade, fez uma propaganda mais modesta. Porém, o nome bem bolado pode fazer a diferença e gerar novos adeptos.

Vamos baixar o ZapZap já! Convidem seus amigos!http://www.zapzapbr.mobi/http://goo.gl/jlSMr1

Posted by ZapZap on Quarta, 16 de dezembro de 2015

O FireChat também está disposto a ajudar o Brasil, mas a partir de uma proposta diferente. Ele funciona sem precisar de acesso à internet ou redes móveis de celular, usando o Bluetooth e o sinal de rádio do WiFi para gerar conexões diretas. A única necessidade é ter proximidade física com outros usuários do FireChat, criando uma grande rede de mensagens públicas e privadas criptografas.

E parece até previsão: a TOTVS disponibiliza desde o início de dezembro o Fluig Messaging, um app de comunicação instantânea mais voltado para empresas. Eles enviaram comunicados à imprensa para avisar que são uma alternativa ao app bloqueado.

O que você vai fazer nas 48 horas de bloqueio do WhatsApp? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.