WhatsApp: como recuperar conversas apagadas no Android e iOS

1 min de leitura
Imagem de: WhatsApp: como recuperar conversas apagadas no Android e iOS
Imagem: The Next Web

Que atire a primeira pedra quem nunca apagou uma mensagem importante do WhatsApp sem querer. Embora o aplicativo não tenha uma “lixeira” na qual as conversas deletadas continuam disponíveis, há maneiras razoavelmente simples de recuperar seus bate-papos preciosos caso você esteja usando um aparelho com Android ou iOS.

A tarefa é mais fácil no sistema operacional da Apple. Tudo o que você precisa fazer é abrir no aplicativo, visitar a janela “Ajustes”, tocar na opção “Conversas e Ligações” e entrar na página “Backup de Conversas”. Aqui o usuário pode criar cópias de segurança de todo o seu histórico de mensagens, assim como programar a criação de backups automáticos.

Esses arquivos ficam armazenados em sua conta do iCloud e podem ser recuperados assim que você reinstalar o WhatsApp. Dessa forma, caso queira recuperar alguma conversa que você tenha apagado sem querer, simplesmente desinstale o programa e baixe-o novamente através da App Store.

E no robô verde?

Já no Android as coisas são mais difíceis. A versão do WhatsApp para o SO salva backups de suas conversas periodicamente, mantendo-os armazenados na memória interna ou no cartão SD de seu dispositivo móvel (depende das configurações de seu aparelho). Porém, ao reinstalá-lo, somente uma cópia de segurança das últimas 24 horas é recuperada.

Porém, com um truque simples, você vai conseguir reaver conversas mais antigas do que isso. É necessário baixar e instalar algum gerenciador de arquivos em seu gadget, caso ele não possua um nativamente. Recomendamos soluções gratuitas como o ASTRO File Manager ou o ES File Explorer, que são bem fáceis de usar.

Abra o gerenciador escolhido e vá para a memória na qual o WhatsApp está instalado (por padrão, o app permanece na memória interna). Encontre a pasta do software em questão, e, dentro dela, toque para abrir o subdiretório “Databases”. Todos os arquivos presentes aqui (iniciados com o termo “msgstore”) são backups do mensageiro, devidamente indicados por sua data; o mais recente, que inclui mensagens das últimas 24 horas, não possui data.

Tudo o que você precisa fazer é identificar o backup com a data da mensagem desejada e trocar o seu nome, retirando a data e fazendo com que o WhatsApp pense que aquela é a cópia de segurança mais recente que existe (para isso, naturalmente, será preciso apagar o real backup recente). Agora apague o programa e reinstale-o usando a Google Play – você finalmente terá suas preciosas conversas de volta.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.