WhatsApp: como ativar o backup de conversas e fotos no Google Drive

1 min de leitura
Imagem de: WhatsApp: como ativar o backup de conversas e fotos no Google Drive

Na última semana, o WhatsApp anunciou uma nova atualização que permitiria o backup automático de conversas e arquivos baixados delas com uma conta do Google Drive. Agora, esse novo recurso já pode ser utilizado pelos consumidores, pois a novidade começa a ser distribuída com a versão 2.12.306 do mensageiro instantâneo para o sistema operacional Android.

É importante deixar claro que essa versão ainda não está sendo distribuída na Google Play Store, mas você pode fazer o download dela de uma maneira bem segura pelo site oficial do WhatsApp. Para isso, você só precisará acessar este link e então pressionar o botão “Download Now” — ou clicar sobre este link direto para o APK do aplicativo.

Caso você não saiba como instalar um APK em seu Android, clique aqui para conferir o tutorial completo que criamos no TecMundo.

Modo 1: primeira utilização

Assim que o seu WhatsApp estiver instalado e em execução, você verá uma janela de configurações para os novos backups — similar à vista logo abaixo deste parágrafo. Nela, você deve escolher a frequência com que os backups serão realizados (diariamente, semanalmente, mensalmente ou nunca).

Na parte inferior da interface, você verá também que existe uma opção “Conta do Google”. Clique sobre ela para escolher qual das contas Google em seu smartphone será utilizada para a sincronização com o Google Drive. Pronto... Sua conta já está configurada!

Modo 2: passo a passo

Caso você tenha se enganado na ativação ou queira mudar alguma configuração realizada, também é possível fazer isso com poucos passos. O primeiro deles é seguir o caminho Configurações > Conversas e chamadas > Backup de conversas.

Na nova janela aberta, você poderá ordenar o backup no momento em que quiser. Lá, também é possível alterar as configurações bem facilmente. Em “Fazer Backup para o Google Drive” você pode escolher a frequência das sincronizações e; em “Conta” você adiciona a conta em que serão feitos os backups.

Logo abaixo, também é possível escolher “Fazer backup em” para definir que tipo de rede pode ser utilizada no processo. É recomendado que você escolha “Somente Wi-Fi” para economizar sua franquia de dados. Por fim, escolha se planeja também “Incluir vídeos” nos backups. Pronto... Seu WhatsApp está totalmente configurado.

.....

Você vai sincronizar suas conversas com o Google Drive? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.