WhatsApp já permite chamadas por voz, mas ativação depende de 'convite'

1 min de leitura
Imagem de: WhatsApp já permite chamadas por voz, mas ativação depende de 'convite'

No final de dezembro surgiram algumas informações relacionadas a uma atualização muito esperada por todos os usuários do WhatsApp: a possibilidade de realizar ligações pelo próprio aplicativo. Agora, os primeiros consumidores já estão recebendo a versão que traz essa opção, garantindo mais autonomia e menos dependência dos planos de voz com as operadoras.

A novidade está presente na versão 2.11.528 distribuída pelo Google Play e também na 2.11.531 que pode ser baixada pelo site oficial do WhatsApp, mas nem todos os usuários terão acesso a ela por enquanto. De acordo com algumas fontes internacionais, o recurso já está presente em quase todos os aparelhos, mas a liberação dela depende de um “convite especial”.

Habilitando o recurso secreto

Como revela o Android Police, a funcionalidade ficará bloqueada no seu celular até que outra pessoa realize uma ligação via WhatsApp para você. É dessa forma que o recurso vai sendo disponibilizado aos poucos, permitindo um maior controle por parte dos desenvolvedores para que não ocorram bugs generalizados. Se o contato não possuir suporte, uma mensagem de notificação é exibida para quem está fazendo a ligação.

É importante não confundir a opção com o botão antigo de ligações, que usava o próprio celular para as chamadas. Além de trazer um novo botão de chamadas de voz, a atualização também divide o WhatsApp em abas. Com isso, as conversas de texto ficam em uma aba específica, enquanto as chamadas de voz são enumeradas em outra, havendo também uma divisão para o acesso aos contatos.

Vale lembrar que, apesar de não haver qualquer influência nos pacotes de voz dos planos de celular, todas as ligações devem pesar bastante nos pacotes de dados — por isso é importante ficar muito atento aos limites da franquia contratada ou então realizar as ligações via WiFi. Será que a novidade vai ser suficiente para barrar os avanços de Viber e outros rivais do WhatsApp?

Importante: apesar de só termos notícias da novidade em aparelhos Android, é bem provável que os iPhones recebam o recurso nos próximos dias.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.