Tutorial: veja como é fácil utilizar o WhatsApp Web em seu computador

3 min de leitura
Imagem de: Tutorial: veja como é fácil utilizar o WhatsApp Web em seu computador

Surpreendendo a todos e eliminando de uma vez por todas os rumores e especulações sobre uma possível versão para computador do WhatsApp, os administradores do serviço resolveram nos brindar com o WhatsApp Web, uma variante do mensageiro que funciona para o Google Chrome a partir de aparelhos com Android, Windows Phone, BlackBerry, BlackBerry 10 e Nokia S60.

Neste tutorial, ensinaremos os leitores a configurar o WhatsApp Web para utilizá-lo no navegador da Google. Como vocês verão, os passos são extremamente simples (independente de qual seja a plataforma) e não requerem conhecimentos avançadíssimos para ter o mensageiro funcionando diretamente em seu computador. Preparados?

WhatsApp Web

Passo 1: atualizar o WhatsApp no seu smartphone

O primeiro passo essencial é atualizar o aplicativo em seu aparelho. O processo exato pode, obviamente, se diferir de uma plataforma para outra, mas no geral é muito simples.

No Android, basta apenas acessar a Play Store, ir em “Meus Apps” no menu e aceitar a atualização do WhatsApp disponível (que provavelmente já está liberada para todos). Caso você não tenha o mensageiro em seu aparelho, só é preciso instalá-lo para que a última versão passe a integrar seu smartphone.

Atualizando o WhatsApp.

Passo 2: acessar o WhatsApp Web no Google Chrome

Em seguida, é preciso acessar o seguinte endereço para conseguir utilizar o mensageiro no PC: https://web.whatsapp.com/. Um código QR é exibido, assim como uma caixa de seleção para manter-se conectado e um breve tutorial para cada plataforma.

Caso a opção “Mantenha-me conectado” esteja desmaracada, o WhatsApp Web será desconectado automaticamente após um longo tempo de inatividade, evitando que outras pessoas possam usar o mensageiro.

WhatsApp Web no Google Chrome

Passo 3: ler o código QR

No WhatsApp para o smartphone, acesse o menu e encontre a opção “WhatsApp Web”. O aplicativo vai abrir a câmera traseira e funcionar como um leitor de códigos QR. Escaneie a imagem do computador e espere a página atualizar.

Pronto! O WhatsApp Web já está configurado e pronto para ser utilizado no computador. Vale ressaltar que ainda é necessário manter o aparelho conectado à internet e o aplicativo configurado no smartphone. Caso contrário, o WhatsApp Web perderá a conexão e não funcionará corretamente.

Lendo o código QR.

Mensagem exibida quando o smartphone perde a conexão com a internet.

Passo 4 (extra): habilitar as notificações na Área de trabalho

Para permitir que o mensageiro exiba notificações de novas mensagens na Área de trabalho, basta apenas clicar sobre o link “Ativar notificações na área de trabalho”. Uma janela popup será mostrada, ensinando o que deve ser feito. Proceda conforme o ensinado – apenas clicando em “Permitir” na barra superior que aparecer – e pronto!

Mensagem para ativar as notificações na Área de trabalho.

Popup ensinando como ativar as notificação na Área de trabalho.

É só clicar em "Permitir".

Possíveis problemas

Alguns leitores relataram que, mesmo depois de atualizado, o WhatsaApp não mostra o botão "WhatsApp Web" nos aparelhos. Para resolver o problema, uma solução é desinstalar e reinstalar novamente o aplicativo no dispositivo. Porém, é bom se lembrar de fazer o backup das conversas do mensageiro para evitar a perda de dados. Depois de concluído, basta apenas restaurar a cópia de segurança para o app novamente.

Outro problema encontrado na atualização do mensageiro acontece em smartphones com telas pequenas e resoluções muito baixas. Acontece que, na hora de ler o código QR, uma mensagem explicativa aparece na tela e não pode ser dispensada porque o botão que faz isso não aparece. Ainda não há uma solução para isso e esperamos que em breve o WhatsApp corrija o problema com um novo update.

Mensagem para dispensar o tutorial não aparece em telas pequenas.

Como rodar o WhatsApp Web em um tablet

Apesar de não ser a opção idealizada pelo administradores do WhatsApp, o WhatsApp Web também pode funcionar normamente em tablets. No entanto, a restrição de navegador ainda é a mesma: apenas no Google Chrome. Ao tentar abrir o endereço https://web.whatsapp.com/, uma mensagem inicial de erro é exibida.

Porém, o macete é habilitar a versão para desktop do navegador para conseguir visualizar o código QR e autenticar a sua entrada no serviço. Confira as imagens abaixo para compreender o que deve ser feito.

Habilitando a versão desktop do Google Chrome no tablet.

WhatsApp Web rodando em um tablet.

.....

Podia ser mais fácil? Provavelmente não. Então siga o nosso tutorial e aproveite para usar todas as funcionalidades do PC enquanto conversa no mensageiro mais popular para smartphones. E o melhor disso? Tudo em um lugar só!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.