WhatsApp agora conta com recurso de encriptação

1 min de leitura
Imagem de: WhatsApp agora conta com recurso de encriptação

Quando você manda mensagens para algum amigo por meio do WhatsApp, certamente não quer que outras pessoas tenham acesso a elas. Pois como você deve saber, a internet não é 100% segura e infelizmente há chances de que dados sejam interceptados em diversos pontos do caminho — seja nas redes internas ou mesmo em ambientes mais amplos. Por outro lado, um novo recurso de segurança pode trazer mais tranquilidade na utilização do app.

A partir de agora, os usuários do serviço poderão contar com encriptação “ponta a ponta” em suas mensagens — graças a uma parceria entre o app e o Open Whisper Systems. Isso significa que antes de as mensagens serem enviadas, elas passam por uma codificação que impede a visualização de pessoas não autorizadas. Somente o destinatário possui a chave para decodificar os dados e conseguir visualizar o conteúdo.

Os protocolos TextSecure do Open Whisper Systems já estão disponíveis na versão mais recente do WhatsApp para Android, mas não há previsão para quando isso será liberado também em outros sistemas operacionais. Vale dizer que há algumas limitações no sistema. Por enquanto, apenas mensagens de texto em conversas individuais são criptografadas, mas conversas em grupo e conteúdos multimídia também devem ser contemplados em breve.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.