Áudio baixo no WhatsApp? O problema pode estar no microfone do celular

1 min de leitura
Imagem de: Áudio baixo no WhatsApp? O problema pode estar no microfone do celular
Imagem: El Siglode Torreon

O envio de áudio em conversas do WhatsApp é uma boa alternativa para quem não gosta de digitar ou prefere falar por voz com seus contatos. A questão é que, há alguns meses, muitos usuários têm relatado que o som das gravações - tanto as que são enviadas quanto as recebidas - sai mais baixo que o normal, mesmo com o volume do smartphone no máximo.

Isso acontece porque os celulares de última geração possuem dois microfones: um para fazer ligações pelo telefone e outro para viva-voz. É este segundo microfone o utilizado pelo WhatsApp e outros aplicativos - e justamente a peça que pode dar problema, dificultando a escuta de mensagens de áudio em alto e bom som.

E não adianta instalar ou desinstalar o mensageiro, já que, na maioria dos casos, o problema é o acúmulo de sujeira no microfone. Por isso, a solução é limpar o componente usando um cotonete ou pincel. Você pode fazer a limpeza por conta própria, mas se não se sentir confortável e tiver receio de danificar o dispositivo, a dica é levá-lo até uma assistência técnica, onde farão o procedimento com mais segurança.

Também é possível que a peça esteja desgastada, o que exige a troca imediata do microfone. Além disso, vale lembrar que problemas envolvendo sujeira não são a única obstrução no microfone do seu smartphone; películas protetoras e capinhas de proteção de má qualidade podem bloquear o microfone, impedindo que os aplicativos gravem sua voz com precisão. Portanto, verifique se esses acessórios estão posicionados corretamente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.