Por conta de rumores falsos no WhatsApp, inocentes são linchados na Índia

2 min de leitura
Imagem de: Por conta de rumores falsos no WhatsApp, inocentes são linchados na Índia

Rumores de WhatsApp não têm nada de benéfico para nós. Quantos golpes e mensagens falsas você recebe por dia ou semana com informações completamente errôneas? Pode parecer uma simples brincadeira ou algo para chamar atenção, mas isso é mais grave do que você imagina. Recentemente, um caso na Índia provou o quão nocivos esses dados falsos podem ser.

Nessa semana, uma multidão se juntou para linchar homens inocentes que, de acordo com informações repassadas em mensagens de WhatsApp, eram responsáveis por sequestrar crianças na região de Jharkhand, na Índia. O resultado? Sete homens foram espancados até a morte em dois incidentes diferentes.

Homens foram linchados na Índia por causa de rumores falsos espalhados no WhatsApp

E como sabemos que a informação era falsa? A polícia da região disse que não há nenhum relato de perseguição ou sequestro de crianças. De acordo com informações do The Next Web, até 500 pessoas se reuniram para fazer justiça com as próprias mãos, causando uma catástrofe que tirou a vida de pessoas inocentes.

A polícia está atrás dos autores das mensagens falsas, mas o grande problema é a população acreditar em tudo o que lê e fazer justiça com as próprias mãos

A polícia está atrás de quem espalhou as mensagens de WhatsApp falsas, mas há um problema maior que esse. “Eles sabem que estavam agindo como agentes da lei, e em vez de entregar os suspeitos para a polícia, decidiram matá-los”, explicou Animesh Naithany, delegado de Jharkhand. Em outras palavras, mesmo que de fato fossem sequestradores, a população matou diversos homens que não foram julgados pela Justiça e que não tinham como se defender.

Segundo o site Hindustan Times, quatro das vítimas eram muçulmanas, algo que leva a polícia a suspeitar que os ataques foram induzidos por conta do preconceito contra a minoria da região. Fotos do ocorrido vazaram na internet e isso gerou ainda mais tensão na Índia, que estuda suspender os serviços das redes sociais por um ou dois dias para acalmar a situação.

O governo estuda a possibilidade de suspender o acesso às redes sociais nos próximos dias para acalmar a situação

De acordo com as autoridades, a região de Jharkhand tem muitas pessoas que não sabem distinguir rumores de notícias verdadeiras, pois além de a maioria da população ser analfabeta ou ter se afastado da escola muito cedo, também teve contato há muito pouco tempo com celulares e a mídia digital, que é algo que, de acordo com especialistas da região, faz com que os moradores acreditem que tudo que é apresentado na tela do celular seja verdade.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.