Depois do golpe que oferecia um bônus falso do Uber, bandidos que atuam no Brasil agora miram outro aplicativo bastante usado no país: o WhatsApp. Uma nova variação de uma clássica modalidade de crime virtual envolvendo o mensageiro tem se propagado bastante recentemente e foi detectada pelo pessoal da Kaspersky Lab.

No golpe, você recebe de um contato já infectado uma mensagem que parece promissora: "Consegui ganhar R$ 15 reais de credito aqui", diz o recado, com um link logo abaixo. Além dos erros de português (reais quando já é utilizado o símbolo da moeda e a palavra "crédito" sem acentuação), tudo parece muito suspeito — e é de fato um golpe.

Essa é a mensagem que você recebe de um contato ou grupo

Para obrigar você a completar as etapas e receber o dinheiro, é preciso ainda compartilhar a mensagem com todos os seus contatos e grupos do mensageiro. Isso não só traz um ar de desafio para a promoção, mas também faz com que você dissemine a sacanagem. Mensagens falsas de usuários que aproveitaram a promoção são exibidas para deixar você ainda mais confuso.

O site do golpe é bem-feito, chamativo e tem até comentários falsos

Ao clicar no link, você é direcionado a sites maliciosos que oferecem serviços premium ou a instalação de aplicativos suspeitos — isso varia de acordo com a sua localização geográfica.

Quem cai nessas coisas?

Sim, a mensagem tem muita cara de golpe. No entanto, especialmente por vir de um contato já conhecido, o esquema já fez mais de 300 mil usuários, com o Brasil sendo um dos picos de acesso e o Android o sistema operacional mais vitimado. Por isso, esteja sempre atento a coisas que parecem boas demais para serem verdade e mantenha o seu aparelho seguro.

Cupons de desconto TecMundo: