WhatsApp decreta o fim do suporte a celulares antigos; o seu está na lista?

2 min de leitura
Imagem de: WhatsApp decreta o fim do suporte a celulares antigos; o seu está na lista?

O final de ano geralmente é aquela época em que a gente esquece dos problemas, troca presentes depois de encher a barriga na ceia de Natal e, uma semana depois, se veste de branco para pular sete ondas durante o Réveillon, certo? Desta vez, no entanto, se você tem um celular mais antigo, é bom torcer para ganhar um novinho em folha do Papai Noel para evitar ficar sem acesso ao WhatsApp. Isso porque o pessoal responsável pelo mensageiro decidiu encerrar o funcionamento do aplicativo em smartphones ultrapassados, na virada do ano.

Pois é, assim que deixarmos 2016 para trás para conferir o que 2017 nos reserva, o Whatsapp vai parar de funcionar de vez em dispositivos mobile considerados muito obsoletos para o app. A decisão é bem abrangente e não se restringe apenas a equipamentos de uma marca ou uma única plataforma. Na verdade, é a versão do sistema operacional do gadget que vai decidir se ele passa pelo crivo da empresa ou se só consegue acessar o comunicador instantâneo até o dia 31 de dezembro.

Mensageiro está com os dias contados nos aparelhos mais "idosos"

Se você trocou de celular nos últimos Natais, esse problema dificilmente vai afetar a sua rotina

De forma geral, são aparelhos que não recebem atualização de software há mais de 4 ou 5 anos que estão nessa “lista de dispensa” do WhatsApp, o que significa que, se você trocou de celular nos últimos Natais, esse problema dificilmente vai afetar a sua rotina. De qualquer forma, é bom conferir a listagem abaixo para ver se o seu smartphone de reserva ou aquele dispositivo usado pelos seus pais e avós já não vão permitir que eles mandem a tradicional mensagem de “Bom dia!” no grupo da família em 2017.

WhatsApp vai parar de funcionar em:

  • Aparelhos com Android 2.1 (Eclair) e Android 2.2 (Froyo)
  • Celulares da Apple que ainda estejam no iOS 6
  • No clássico iPhone 3GS (independentemente da versão de seu sistema)
  • Smartphones rodando o Windows Phone 7

Decisão necessária

Calma, não se trata de nenhuma maldade com os usuários que ainda estão nessa situação ou uma forma de obrigar os consumidores a desembolsarem uma grana por um produto novo. Segundo o comunicado do WhatsApp, a evolução natural do aplicativo acaba fazendo com que seja difícil adaptar todos os novos recursos e ferramentas trazidos recentemente ao programa para os sistemas mais antigos – além de essas plataformas poderem limitar futuras novidades.

Os BlackBerry devem continuar com o app por mais algum tempo

Por outro lado, quem possui um dispositivo que rode BBOS, BlackBerry 10 e versões mais recentes do Symbian vão ter mais um tempinho para procurar seu novo smartphone. Isso porque o suporte a esses sistemas operacionais deve durar pelo menos até a metade de 2017. E aí, vai ter que correr para aproveitar as promoções de Natal no setor mobile ou conseguiu fazer um bom negócio durante a Black Friday para evitar essa dor de cabeça com o aplicativo?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.