WhatsApp envia alerta e começa a criptografar mensagens

2 min de leitura
Imagem de: WhatsApp envia alerta e começa a criptografar mensagens

O WhatsApp finalmente está liberando a possibilidade de usuários trocarem mensagens criptografadas dentro do aplicativo — algo que já existia há muito tempo em serviços concorrentes, como o Telegram. A criptografia completa de ponta a ponta permite que as mensagens sejam trocadas de maneira muito mais segura pela rede de internet.

"Alguns dos seus momentos mais pessoais são compartilhados através do WhatsApp, e é por isso que nós implementamos a criptografia de ponta-a-ponta nas últimas versões de nosso aplicativo. Quando criptografadas de ponta-a-ponta, suas mensagens, fotos, vídeos, mensagens de voz, documentos e ligações estão seguras e não cairão em mãos erradas", diz o site oficial do WhatsApp.

O que isso significa? Assim que o seu aplicativo do WhatsApp for atualizado e você ativar a criptografia, todas as suas ligações e mensagens serão "trancadas". Ou seja, o remetente e o receptor são as únicas pessoas que poderão enxergar o conteúdo — hackers e invasores não vão conseguir acessar a mensagem, em tese. De acordo com WhatsApp, nem eles vão ter a capacidade de ver o que está sendo conversado.

É importante?

Veja só: todas as mensagens trocadas por mensageiros passam pela internet. Como um fio que conecta duas pessoas diferentes, existe a possibilidade de essa mensagem ser interceptada no meio do caminho. Sem a criptografia, qualquer hacker ou invasor pode ler o conteúdo trocado de maneira bem fácil. Por isso, a criptografia acaba blindando a informação.

Edward Snowden, um dos delatores mais importantes de nossa geração, indica o uso da encriptação

Tudo isso é sobre uma coisa muito importante para nós: privacidade. Hoje, estamos deixando de lado a palavra "liberdade" na internet. Com casos recentemente de vazamentos de documentos, grampos telefônicos e invasões de computadores, por mais banal que seja a sua conversa, ela não deveria ser de fácil acesso. Apesar de trocarmos "liberdade" por "privacidade" na internet, o ser humano deve ser livre para se comunicar da maneira que quiser.

"A criptografia é uma das ferramentas mais importantes que os governos, empresas e indivíduos têm para promover a segurança na nova era digital. Recentemente, tem havido muita discussão sobre os serviços criptografados e o trabalho da Justiça. Embora reconheçamos o importante trabalho da Justiça em manter as pessoas seguras, os esforços para enfraquecer a criptografia arriscam a exposição de informações dos usuários ao abuso de criminosos virtuais, hackers e regimes opressivos", comentou Jan Koum, CEO do WhatsApp.

Dá para confiar?

A solução de encriptação colocada no WhatsApp é o Signal Protocol, desenvolvida pela Open Whisper Systems. Como base "ponta a ponta", isso é uma boa notícia para os usuários mais preocupados — afinal, a liberação de dados de usuários do Facebook para as autoridades sempre foi algo debatido nas redes; e é válido lembrar que a companhia de Mark Zuckerberg que puxa as cordas do WhatsApp.

Signal para PC

A notícia da presença da Open Whisper System é boa porque ela também "cuida" do Signal, outro aplicativo mensageiro para conversas privadas — e o Signal chegou ao desktop nesta semana. O app também ganhou muita força após Edward Snowden, um dos delatores mais importantes de nossa geração, indicar o uso da aplicação.

Por fim, WhatsApp, Telegram e Signal agora se tornam as melhores ferramentas para você se comunicar e trocar informações sensíveis. Contudo, vale lembrar que no WhatsApp você ainda precisa ativar a encriptação. Nas imagens, é possível ver como isso é feito.

Você usa encriptação nas mensagens? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.