Review: D-Link Enhanced Wireless N Day/Night Home Network Camera [vídeo]

4 min de leitura
Imagem de: Review: D-Link Enhanced Wireless N Day/Night Home Network Camera [vídeo]

Voltada para o uso em ambientes domésticos, a D-Link Enhanced Wireless N Day/Night Home Network Camera (DSC-942L) é um dispositivo de monitoramento capaz de trabalhar tanto com navegadores comuns quanto com smartphones. A ideia do aparelho é permitir que você vigie de maneira prática um cômodo de sua casa a partir de qualquer lugar que possua uma conexão com a internet.

Capaz de trabalhar tanto com redes sem fio quanto conectada diretamente a uma rede através de um cabo ethernet, o produto é voltado principalmente a pais preocupados com a saúde de seus filhos. Contando com um processo de configuração relativamente fácil, o dispositivo se mostra uma alternativa às tradicionais babás eletrônicas.

Tivemos a oportunidade de testar o aparelho durante alguns dias e, neste artigo, trazemos a você nossa impressão sobre ele. Confira nossa análise e, após a leitura, deixe seus comentários sobre a câmera de monitoramento em nossa seção de comentários.

Aprovado

Conexão fácil com a internet

Acompanhado por um cabo ethernet em sua caixa, a D-Link Enhanced Wireless N Day/Night Home Network Camera é um produto que vem pronto para trabalhar com redes domésticas. A partir de um processo de configuração relativamente fácil (feito com o auxílio de um DVD de instalação), você pode configurar o aparelho para trabalhar com praticamente qualquer rede WiFi em questão de poucos minutos.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Vale notar que não é preciso obrigatoriamente utilizar o cabo que acompanha o produto, já que ele também pode fazer a conexão com sua rede de maneira totalmente sem fio. Vale notar que, para que isso seja possível, é obrigatório que você possua um roteador com um botão WPS — única forma de realizar o pareamento com a DSC-942L.

Durante o processo de configuração, é preciso registrar uma conta junto à D-Link que será utilizada para acessar as imagens geradas pela câmera. Em geral, todos esses processos levam aproximadamente 10 minutos para serem finalizados, graças à maneira clara como a empresa transmite as instruções necessárias para utilizar o produto corretamente.

Acesso a partir de qualquer lugar

Terminado o processo de configuração, basta entrar no site da empresa e realizar o login com a conta registrada para começar a visualizar as imagens capturadas pela câmera. A partir do momento em que você realiza a primeira conexão, o sistema detecta automaticamente a presença de atualizações de firmware, instalando-as conforme o necessário.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

A partir de uma interface simples, o sistema de monitoramento online permite que você ajuste detalhes como o nível de zoom e a sensibilidade à luz do dispositivo. Também é possível desligar ou ligar o microfone embutido no dispositivo e realizar a captura de imagens ou iniciar a gravação de vídeos (o último processo exige o uso de um cartão micro SD).

O mais interessante é o fato de que esse processo também pode ser feito a partir de um smartphone que possua o aplicativo gratuito mydlink Lite instalado. Após inserir o login e a senha registrados, o software mostra a lista de dispositivos registrados em seu nome e permite que você veja as imagens registradas por ele a partir da tela de seu aparelho portátil.

Versatilidade

O que torna a DSC-942L uma opção mais prática do que as tradicionais babás eletrônicas é o fato de o aparelho não se ater à captura de sons. Apesar das imagens exibidas pelo aparelho não possuírem uma resolução impressionante, a qualidade se mostra suficiente para que você possa ver em detalhes um pequeno ambiente (como um quarto de criança).

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Algo que chama a atenção é o fato de o dispositivo conseguir trabalhar com diferentes níveis de iluminação, alterando seu modo de exibição de forma automática. Caso o ambiente esteja escuro, o dispositivo passa a mostrar vídeos em preto e branco, permitindo que você veja objetos de forma relativamente clara.

Também se destaca a opção que envia notificações caso a câmera detecte movimentos bruscos — algo ótimo para pais preocupados com a segurança de seus filhos. Para finalizar, é possível ajustar o nível de zoom da captura para verificar com mais detalhes algumas áreas específicas da imagem recebida, embora não seja possível controlar o ângulo de visualização da câmera de maneira remota.

Reprovado

Preço pode assustar

Possuindo um valor de venda sugerido de R$ 530, a DSC-942L não é exatamente o produto mais acessível do mercado. Embora o valor do aparelho seja compatível com as funções que ele oferece, esse preço pode assustar, especialmente àqueles que não conhecem as especificações e os benefícios trazidos pelo dispositivo.

Vale a pena?

Na hora de avaliar a validade de adquirir a DSC-942L, é preciso levar em conta o fato de que o produto se direciona a um público bastante específico. Dessa forma, aqueles que pretendem simplesmente adicionar uma webcam a seus computadores não devem cogitar a compra do produto, já que isso está longe de ser sua função real.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

No entanto, pais com crianças pequenas devem se beneficiar muito do uso do dispositivo, cujas características o tornam uma ferramenta ótima para evitar acidentes ou para simplesmente ter uma maior sensação de segurança no cotidiano. Possuindo um processo de instalação simples, o dispositivo se mostra uma opção mais completa do que as tradicionais babás eletrônicas, já que não se limita simplesmente a transmitir os sons de um local.

O que mais se destaca na câmera de monitoramento é o fato de que suas imagens podem ser vistas tanto através de um navegador da internet quanto de um smartphone. Assim, você pode trabalhar, cozinhar ou realizar alguma outra tarefa sem necessariamente ter que ficar preso a um único ambiente — podendo verificar as transmissões do aparelho de maneira extremamente fácil.

Conforme exposto na análise, o único problema real do dispositivo é seu preço sugerido, que não se mostra exatamente acessível. No entanto, quem estiver disposto a realizar o investimento necessário (R$ 530) dificilmente deve se arrepender ao levar o produto para casa.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.