Review: Webcam Magnética Goldship

3 min de leitura
Imagem de: Review: Webcam Magnética Goldship

Até pouco tempo atrás, webcams eram sinônimos de dispositivos com baixa qualidade de resolução e com preços que tornavam as melhores opções restritas somente às camadas mais ricas da população.

Felizmente, assim como aconteceu com as filmadoras e câmeras digitais, já é possível encontrar vários modelos de webcam com preços acessíveis e resolução satisfatória. É claro, as melhores opções ainda custam caro, mas já é possível realizar conversas através de vídeo com qualidade sem ter que gastar muito com isso.

Analisamos a Webcam Magnética Goldship da Leadership (distribuída no Brasil através da Positivo Informática), cujo principais destaques são a mobilidade e a resolução de 2 Megapixels. Abaixo você confere nossas impressões sobre o produto e decide se vale ou não à pena investir em uma compra.

Embalagem e visual

Como a webcam que chegou até nossos escritórios não acompanhava a caixa oficial, não poderemos analisar esse aspecto do produto.

No pacote que recebemos, além da webcam, encontrava-se um disco de instalação, adesivos da marca Leadership, garantia e manual de instalação do produto, o básico necessário para um dispositivo do tipo.

O visual da câmera segue o padrão encontrado em outras opções do mercado, sem grandes destaques no que diz respeito ao design ou acabamento. O diferencial fica pela base magnética separável do visor, que permite ajustar de forma eficiente o ângulo de visualização do dispositivo.

Acima da câmera está um botão que, ao ser clicado uma vez, aciona o software de captação de imagens que acompanha os drivers do produto presentes no disco de instalação. A webcam possui foco manual que, embora pouco prático de ajustar, dispensa modificações posteriores após o usuário encontrar o ponto de foco adequado.

Software e qualidade visual

Antes de utilizar a Webcam Magnética Goldship é preciso passar por uma etapa de instalação dos drivers e software de captura próprios do fabricante. Caso o usuário perca o disco por algum motivo, basta acessar o site da Leadership para realizar o download de forma gratuita, o que ajuda quem não tem costume de manter softwares e manuais de instalação organizados.

Além dos drivers, o disco de instalação acompanha o software amcap que permite ao usuário ajustar a qualidade e resolução das imagens capturadas, capturar fotos e vídeos, além de adicionar alguns efeitos visuais à imagem exibida pela câmera.

Teste da Webcam Magnética Goldship com o Windows Live Messenger.

Em suas especificações básicas a Webcam Magnética possui uma boa qualidade de imagem (levando em consideração que se trata de um dispositivo com 2 Megapixels), e basta acessar as configurações do produto caso seja necessário alterar aspectos como o brilho, saturação e balanço de cores das imagens capturadas.

Durante os testes realizados ficou claro que o público alvo da Webcam Magnética é o usuário caseiro que procura um dispositivo que possa utilizar junto a mensageiros instantâneos como o Windows Live Messenger ou o Skype.

Ao utilizar a resolução padrão da câmera (320x240), a qualidade de visualização é satisfatória, com a possibilidade de realizar gravações com 30 quadros por segundo. Porém, basta aumentar um pouco a resolução para observar uma queda evidente na qualidade, com diminuição na taxa de quadros por segundo e pixelização da imagem.

Uma das diversas molduras disponíveisA webcam se mostrou eficiente no quesito iluminação e aproveita bem a luz ambiente, sem que seja necessário ao usuário adquirir um ponto adicional para conseguir visualizar as imagens.

Porém, basta se afastar um pouco da câmera para que surjam pontos em que a luz fique estourada, algo que pode ser minimizado com ajustes nas configurações, mas que impossibilita a realização de conferências por vídeo em locais com muitos participantes.

Além de permitir ajustes na captura da imagem, o software amcap dispõe de diversos efeitos que podem ser adicionados à imagem, com destaque para o Face Tracking.

Caso o usuário ligue essa opção, a câmera detecta automaticamente qualquer rosto que passe em frente a ela, aproximando a imagem da pessoa.

Os efeitos disponíveis servem mais como uma curiosidade e forma de brincar com amigos do que como algo que realmente faça diferença na hora de capturar ou enviar imagens.

Entre os efeitos possíveis estão gotas d’água, emulação da aparência de uma televisão de tubo e diversas molduras que, embora possam divertir durante algum tempo, são apresentadas de maneira artificial e pouco atrativa.

Vale à pena?

Quem procura um dispositivo que possa utilizar em casa para falar com amigos através de mensageiros instantâneos dificilmente terá alguma reclamação a fazer em relação à Webcam Magnética Goldship. O valor médio do aparelho está na casa dos 70 reais, mesma faixa de preço de competidores que oferecem recursos semelhantes.

Usuários que exigem maior qualidade de imagem e a possibilidade de trabalhar com resoluções maiores terão que desembolsar um pouco mais de dinheiro e procurar outros modelos mais completos que possuam um foco mais profissional.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.