Manutenção de PCs: como instalar os principais periféricos

5 min de leitura
Imagem de: Manutenção de PCs: como instalar os principais periféricos

Apesar da modernização dos periféricos, muitas pessoas ainda têm certa dificuldade na hora de conectar os dispositivos ao PC. Isso acontece mais por medo de fazer algo errado do que por não saber exatamente o que ligar em qual conector. O Baixaki está aqui para desmistificar esse procedimento e dar dicas de como fazer, mesmo que você nunca tenha instalado nenhum dispositivo no computador.

Periférico?

Se você sabe a definição da palavra “periférico”, é fácil entender o que são dispositivos periféricos. Todo equipamento que é conectado ao gabinete do PC (ou torre, como alguns chamam) pode ser considerado um periférico. Teclado, mouse, fones de ouvido, impressoras, monitores, webcams, caixinhas de som e qualquer outro aparelho conectado externamente ao gabinete (ou seja, em sua periferia) é um periférico.

USB

Para tranquilizar você, iniciaremos falando dos dispositivos que utilizam a tecnologia USB para serem ligados ao PC. Equipamentos que possuem esse tipo de conector são os mais fáceis de conectar, pois basta inserir o plugue do dispositivo a qualquer entrada USB do computador para que ele seja automaticamente reconhecido e instalado. Alguns requerem que você insira o CD de instalação, como impressoras e webcams, mas geralmente bastará seguir corretamente as instruções mostradas na tela para que o equipamento funcione perfeitamente.

Cabo USB.Cabo USB.

*Assim como todo conector de computador, só existe uma posição possível para plugar os dispositivos USB. Portanto, não se preocupe se você está fazendo certo, pois é possível encaixar sem fazer muita força. Se o plugue não estiver entrando com facilidade, provavelmente você está tentando conectá-lo na posição errada. Inverta a posição e o encaixe poderá ser feito facilmente.

Áudio

Os conectores de áudio costumam causar muita irritação aos usuários que não decoraram ainda as “regras” para conectar microfone, caixas de som, fones de ouvido e outros dispositivos de áudio. Basicamente, basta dar uma bela olhada no gabinete para entender na mesma hora em qual conector você deve ligar cada dispositivo. Fones de ouvido e caixas de som comuns costumam vir com o plugue pintado na cor verde. Na parte traseira ou frontal do gabinete, procure a entrada que também estiver pintada na cor verde limão e conecte o fone ou caixa de som.

*As máquinas mais recentes costumam vir com conectores na frente para facilitar a conexão de fones de ouvido; e na parte de trás do gabinete, para que você possa ligar caixas de som. Porém, a maioria dos computadores não suporta a utilização das duas entradas ao mesmo tempo, e dá prioridade para a entrada frontal. Ou seja, se você conectar um fone de ouvido à entrada do painel frontal, as caixinhas de som que estiverem na entrada traseira provavelmente não funcionarão. Quando você retirar o plugue do painel frontal, o traseiro funcionará novamente.

À esquerda, cabo de áudio. À direita, cabo de microfone.

Alguns computadores podem não ter conectores coloridos. Nesse caso, as entradas terão desenhos que representem os dispositivos. A saída de áudio, quando não colorizada, costuma ter um símbolo que lembra um fone de ouvido.

Microfones possuem o conector muito parecido com caixas de som e fones de ouvido. Apesar de parecidos, eles não são iguais. Pegue um fone de ouvido e um microfone e compare os plugues de cada um. Você verá que eles possuem quantidades diferentes de cortes ao longo do conector. Os microfones sempre terão conectores pintados de cor-de-rosa, ou o desenho de um microfone, no caso de não serem coloridos.

Existe ainda outra classe de dispositivos de áudio, chamados de 5.1 ou 7.1. Algumas placas de som são compatíveis com áudio digital com mais de dois canais, para utilização com várias caixas de som, o que proporciona maior fidelidade e um som mais envolvente. Esse tipo de caixa de som costuma vir com mais de um conector. Se a sua placa de som suportar caixas de som 5.1, você poderá ver entradas adicionais na parte traseira do gabinete. Cada plugue das caixas de som deverá ser conectado à entrada que possui a mesma cor.

Vídeo

Atualmente, os padrões mais comuns de conectores de vídeo são o VGA e o DVI. Os monitores e placas de vídeo mais recentes, que são totalmente digitais, já estão vindo com o padrão DVI. Mesmo assim, a maioria dos monitores ainda possui um conector VGA para conexão com placas de vídeo menos avançadas. Até mesmo algumas placas de vídeo mais potentes ainda vêm com conectores VGA, para que o usuário tenha possibilidade de escolha entre monitores VGA e DVI (principalmente por causa da diferença de preço).

Cabos DVI.Diferença entre DVI e VGA.

Tanto no padrão VGA, quanto no padrão DVI, só é possível conectar o monitor aos cabos e os cabos ao gabinete, em uma posição. E como não há outra entrada igual, não há como errar. Se seu gabinete tiver duas entradas VGA ou DVI, isso quer dizer que a placa de vídeo suporta a conexão de dois monitores ao mesmo tempo.

*Se você comprar uma placa de vídeo que só tenha saída DVI e o seu monitor só tiver o conector VGA (ou vice-versa), existem pequenos adaptadores que fazem a conversão do conector, para que você não possa utilizar ambos os equipamentos sem precisar comprar nada novo (e caro). Os adaptadores podem ser encontrados facilmente em qualquer loja de informática.

Adaptador VGA - DVI.

Outras conexões

Algumas placas de vídeo vêm com saídas para que você ligue-as em televisores, através de conectores RCA. Esse tipo de conector terá sempre a cor amarela, assim como o cabo correspondente, e estará localizado ao lado das saídas VGA e/ou DVI.

Os cabos de rede podem gerar confusão na hora de conectar a computadores que possuam modems discados, devido à semelhança entre suas entradas. É fácil distinguir os dois tipos de cabo e conexão, pois eles são de tamanhos diferentes. Se você tentar conectar um cabo e ele não encaixar perfeitamente, você deve estar tentando ligar o cabo na entrada errada.

Esperamos ter deixado você mais à vontade para ligar os periféricos no PC, mas se você ainda tiver dúvidas de como ligar algum dos dispositivos, fique à vontade para nos mandar emails no endereço abaixo. Se sua pergunta for selecionada, publicaremos um artigo explicando detalhadamente como executar o procedimento. O sistema de comentários também está à sua disposição para que você exponha suas ideias e dê suas próprias dicas.

Outros artigos sobre manutenção

Manutenção no PC: como gastar menos e não ser enganado.

Manutenção de PCs: erros típicos de montagem.

Manutenção de PCs: colocando processadores.

Manutenção de PCs: saiba quais são as ferramentas indispensáveis para montar computadores.

Manutenção de PCs: aprenda a aplicar pasta térmica no processador.

Manutenção de PCs: como instalar uma unidade ótica.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.