Bloqueando janelas Pop-up

3 min de leitura
Imagem de: Bloqueando janelas Pop-up

As janelas pop-up, embora caracterizem uma das formas de se fazer propaganda por meio da internet, muitas vezes acabam incomodando os usuários. Sim, aquelas janelinhas teimosas que aparecem bem encima do texto que você estava lendo ou ficam perseguindo você por toda a tela e tirando o sossego de sua navegação.

Há sempre quem não se perturbe com elas ou até mesmo quem goste. Se este não é seu caso, a maioria dos navegadores atualmente já possuem mecanismos próprios para bloquear estas janelas e estas configurações costumam ser simples e podem ser feitas em poucos passos.

Ainda assim, algumas páginas da internet utilizam as janelas pop-up para exibir mais informações sobre um item selecionado ou como forma de navegação em outras áreas do site. Por este motivo, é sempre bom incluir exceções de bloqueio e autorizar aquelas páginas que você acessa. De qualquer forma, sempre é possível, também, receber notificações de quando as pop-ups são bloqueadas.

Abaixo, segue o procedimento para bloquear pop-ups, exibir notificações de bloqueios e (quando disponível) adicionar exceções nos navegadores mais utilizados.

Mozilla Firefox

No Firefox você pode controlar janelas pop-up por meio do painel “Conteúdo”. Clique no menu “Ferramentas”, “Opções”, acesse a aba “Conteúdo” e marque a caixa de seleção “Bloquear janelas pop-up”. Da mesma forma, você pode permitir pop-ups de algumas páginas de internet que sejam confiáveis ou conforme desejar, basta clicar no botão “Exceções”.

Bloqueando janelas pop-up no Firefox

Será aberta uma nova janela de opções e para liberar as pop-ups basta cadastrar o site na lista digitando o endereço dele no campo acima e clicando no botão “Permitir”.  Quando concluir, basta fechar a janela.

Adicionando exceções

Quando o Firefox bloqueia uma pop-up, ele exibe no topo da página uma informação notificando o bloqueio e perguntando se você deseja adicionar uma exceção ou permitir naquele caso em específico.

Internet Explorer

No Internet Explorer essa opção por padrão costuma já vir habilitada, mas você pode alterar por meio do menu “Ferramentas”. Clique em “Ferramentas”, “Bloqueador de Pop-ups” e “Habilitar Bloqueador de Pop-ups”.

Bloquear pop-ups no Internet Explorer

Para adicionar exceções, clique em “Ferramentas”, “Configurações do Bloqueador de Pop-ups”. Uma nova janela será aberta e basta cadastrar o site na lista digitando o endereço dele no campo acima e clicando no botão “Adicionar.”

Adicionando exceções

Quando uma pop-up for bloqueada, uma informação é exibida notificado este bloqueio. Para permitir temporariamente que uma determinada página exiba pop-ups, clique na Barra de Informações e em seguida, clique em “Autorizar Pop-ups temporariamente”.

Google Chrome

No Google Chrome as janelas pop-ups são bloqueadas por padrão, mas você pode escolher ser notificado (ou não) deste bloqueio. Para isto, clique no menu “Ferramentas” (aquele com um ícone no formato de chave inglesa) e “Opções”. Então clique na aba de “Configurações Avançadas”.

Desça a barra de rolagem até chegar na parte de “Conteúdo web” e selecione a caixa de seleção "Notificar quando um pop-up for bloqueado" e feche a janela para concluir a operação. Com este procedimento você poderá ver o número de pop-ups abertas em uma página da internet, no canto inferior direito da janela do navegador.

Notificações no Google Chrome

Então, você pode clicar no alerta de pop-up para expandi-lo ou simplesmente descartá-lo clicando no "X".

Opera

No Opera, a coisa é um pouco mais “radical”. Pelo menu “Ferramentas” na opção “Preferências rápidas” você encontra duas possibilidades de configuração para bloquear janelas pop-up: “Bloquear pop-ups indesejadas” (abre apenas as pop-ups de páginas cadastradas como exceção) e “Bloquear todas as janelas pop-up (bloqueia tudo).

Opções de bloqueio no Opera

Para adicionar exceções você precisa acessar o menu “Ferramentas” e “Preferências”, entre na guia “Avançado” e na opção “Conteúdo”. Então selecione o botão “Gerenciar preferências do site”. Uma nova janela será aberta e dentro dela, clique no botão “Incluir”. Em seguida, digite o endereço da página e na parte relacionada à pop-ups, selecione uma das alternativas “Abrir todas” ou “Abrir em segundo plano”.  Então basta confirmar a operação.

Exceções no Opera

Caso você deseje receber uma notificação sempre que as janelas pop-up forem bloqueadas, é necessário habilitar esta opção. Para isto, acesse o menu “Ferramentas”, “Preferências”, entre na guia “Avançado” e na opção “Notificações”. Então, basta selecionar a opção “Exibir notificações para janelas pop-up bloqueadas”.

Exibir notificações no Opera

Safari

No Safari, esta opção por padrão costuma já vir habilitada, mas você pode alterar por meio do menu “Ferramentas” (aquele com o desenho de uma “engrenagem”) e “Preferences”. Clique na aba “Security” e habilite a opção “Block pop-up windows”.

Configurações no Safari

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.