Personalize o código embed do YouTube e veja os resultados no seu site ou blog!

2 min de leitura
Imagem de: Personalize o código embed do YouTube e veja os resultados no seu site ou blog!

Temos boas novidades para os donos de sites ou blogs (ou ambos) que adoram inserir vídeos nas suas páginas e posts. O bom e velho código embed pode ser personalizado e as mudanças podem ir além de trocar a cor das bordas. É possível, também, deixar o vídeo em alta definição, inserir ou remover o autoplay, o looping (repetição automática do vídeo), redimensioná-lo e muito mais.

Você pode fazer algumas dessas alterações manualmente. Outras delas são feitas através de serviços online que disponibilizam várias mudanças para deixar o seu vídeo cada vez melhor. Vamos começar pela alteração manual que você pode fazer, neste caso, a mudança do vídeo para alta definição. Para isso, você deve copiar o código embed e, dentro deste código, procurar a URL do vídeo. Coloque o código &ap=%2526fmt%3D22 no final do endereço para transformá-lo em um vídeo com boa qualidade de definição.

Estas são as alterações que o YouTube lhe permite fazer.


Código para deixar o vídeo em alta definição.

Ainda existem outras três opções que podem facilitar muito a sua vida. Todas elas são serviços online que modificam o código embed a partir do código do vídeo do YouTube. O Baixaki disponibiliza estes serviços na seção “Web” do site e mostra a vocês como usar estas ferramentas.

Se você não precisa fazer nada além de melhorar a qualidade do seu vídeo, o Embed Code Generator é uma opção bastante válida para atender às suas necessidades. O site não oferece nenhum recurso gráfico que agrade os olhos, mas a eficiência dele é bastante notável. Para utilizar este serviço, você precisa copiar a última parte da URL do vídeo no YouTube. Este trecho é composto por vários números e letras e deve ser colado no campo especificado para isso. Depois clique em “Create Code” e pronto! O Embed Code Generator adicionou o comando citado acima.

É uma boa forma de garantir que erros não serão cometidos, já que o código pode ser confuso para muitos usuários que estão iniciando agora.  Existe uma segunda opção para quem quer transformar não apenas a qualidade do vídeo, mas o player e outras características do vídeo como o auto-play, pesquisa na tela do vídeo, video-looping, isto é, repetir o a mídia logo depois que ela termina, e por fim a exibição de vídeos relacionados com o incorporado ao site ou blog. Esta opção se chama YouTube Embed Code Customizer. Este site, ao contrário da primeira opção oferece recursos gráficos para deixar o usuário mais à vontade enquanto transforma o código.

O próprio serviço indica quais são os quatro passos pelos quais o usuário deverá passar para ter o vídeo ajustado de acordo com as suas preferências, são eles:

  • Copiar e colar a URL inteira do YouTube

  • Escolher quais opções quer ter no seu vídeo

  • Clicar em “Generate” ou em “Preview” para visualizar o vídeo antes

  • E finalmente copiar e colar o código gerado no seu site ou blog.

Se você preferir, ainda existe uma terceira opção que é o VTubeTools. Este serviço é capaz de fazer tudo o que o anterior faz mas com algumas vantagens. Esta ferramenta online cria um player em volta do vídeo com as cores que o usuário preferir. Também é possível fazer combinações de cores através de uma paleta completíssima bastante parecida com a paleta de cores oferecida pelo Adobe Photoshop e outros editores de imagem deste porte.

Por enquanto é isso, pessoal! Fiquem ligados para as próximas dicas e seleções Baixaki!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.