O que é OpenAL?

1 min de leitura
Imagem de: O que é OpenAL?

OpenAL é uma biblioteca de funções para programação de jogos e aplicativos, completamente gratuita, que fornece diversas possibilidades de produção de áudio. OpenAL significa Open Audio Library e, assim como a API OpenGL, tem como uma característica bastante importante a portabilidade muito grande. O fato da biblioteca ser disponível sem custos adicionais garante sua popularidade, e diversos jogos utilizam OpenAL para programação de áudio.

A API OpenAL está disponível em diversos sistemas operacionais, e isso garante a portabilidade de um sistema para outro, e esta é a principal vantagem da biblioteca. Existem diversas alternativas para a produção de áudio em games, mas a versatilidade da OpenAL garante sua utilização ampla em diversos tipos de sistema. Existe suporte para som tridimensional de alta qualidade, e a API satisfaz até os padrões mais altos da indústria de jogos.

Uma API versátil e adaptável.A semelhança com a biblioteca OpenGL não é mera coincidência: ambas têm o mesmo tipo de licença, e são bastante semelhantes no que diz respeito à sua implementação e às suas convenções técnicas. É uma ferramenta excelente para desenvolvimento de jogos, e vários títulos, como Unreal Tournament 3, Battlefield 2 e Race Driver: GRID baseiam seu áudio nesta biblioteca de funções.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.