Como acessar sites bloqueados de outros países via VPN

4 min de leitura
Imagem de: Como acessar sites bloqueados de outros países via VPN

Está na moda lançar conteúdos diversos e bloqueá-los para que pessoas que não estejam nos EUA não tenham acesso. Talvez você nunca tenha se deparado com uma situação desse tipo, mas até mesmo no YouTube existem vídeos que os brasileiros não podem visualizar.

Tal recurso vem sendo utilizado pelas gravadoras e detentoras dos direitos autorais de conteúdos multimídia, pois as empresas têm planos para lançamento e divulgação de novos materiais com datas diferentes em cada país.

Com isso, sites que disponibilizam gratuitamente uma enormidade de séries, filmes, clipes e outros tipos de vídeos são obrigados a impedirem o acesso de estrangeiros. Obviamente existe um truque para cada tipo de artimanha imposta por sites diversos. E com os sites de entretenimento não seria diferente.

Nosso artigo de hoje visa fornecer algumas dicas a você que tanto quer ver aquela série favorita, mas que não aguenta aguardar até que ela passe nos canais brasileiros. Antes de ensinar como desviar do bloqueio dos sites americanos, vamos a uma breve explicação.

Conheça alguns sites interessantes

Um dos principais sites americanos a que todos buscam acesso é o Hulu. O portal de entretenimento disponibiliza uma enorme diversidade de conteúdos das principais emissoras americanas. Entre elas estão a ABC, a Fox e a NBC, o que significa que os internautas têm acesso aos episódios de Lost, Simpsons, Family Guy, filmes diversos e uma variedade enorme de conteúdos exclusivos desses canais.

Hulu.com

Outro portal que chama muita atenção é o Netflix. Este site oferece uma biblioteca de filmes gigantesca, sendo que o usuário deve pagar apenas 8 dólares por mês para aproveitar tudo que o site oferece. Além de permitir o acesso do conteúdo através do computador, o Netflix pode ser utilizado através do Nintendo Wii, do Playstation 3 ou do Xbox 360. Aliás, segundo notícia recente o Netflix pode chegar ao Brasil no ano que vem, mas até lá podemos utilizar um método “ilegal” para aproveitar o serviço.

Netflix

Um último bom exemplo de site que vale a pena ser acessado é o Pandora. Considerado por muitos como o melhor portal de música, o Pandora oferece a vantagem de rádios personalizadas conforme o gosto do ouvinte. O site possui um sistema inteligente que avalia seus artistas favoritos e os inclui na lista de músicas do mesmo gênero que podem agradar a você. Para filtrar ainda melhor o conteúdo, o utilizador tem a possibilidade de excluir determinados artistas da lista de reprodução.

O grande truque

Esses três sites possuem mecanismos parecidos para detectar o local de onde o usuário está acessando a internet. De modo geral, eles conseguem detectar o IP da máquina em uso e com isso localizam geograficamente o país em que o internauta reside. Nem todos usam meios eficientes para tal detecção, mas de qualquer maneira, um método bem básico possibilita o acesso ao conteúdo dos portais estrangeiros.

Estamos falando das não tão famosas VPNs. Uma Virtual Private Network (Rede Privada Virtual) é um recurso utilizado por algumas empresas para conectar funcionários a longa distância. O truque das VPNs está na atribuição de endereços IPs, de modo que os computadores conectados a um servidor recebem um IP da região onde o servidor está localizado.

Rede Privada Virtual

Para acessar sites estrangeiros o truque é o mesmo. O usuário deve configurar o computador para usar uma VPN, de modo que o IP do Brasil será mascarado e todos os sites da internet visualizarão apenas o IP do servidor da VPN. Ou seja, você não terá mais um endereço brasileiro na internet, mas sim um endereço norte-americano (se estiver conectado a uma VPN dos EUA).

Possíveis VPNs

Existem muitos serviços de VPN que funcionam com os serviços norte-americanos. Alguns são pagos, outros gratuitos. Aqueles que não cobram nada para a utilização adicionam uma enormidade de anúncios às páginas na internet. Os pagos nem sempre disponibilizam pacotes com valores acessíveis, ou às vezes limitam o tráfego de dados (alguns serviços de VPNs gratuitas também limitam o volume de dados e a velocidade).

Você pode escolher qualquer VPN, mas evidentemente recomendamos as VPNs gratuitas. Em nosso exemplo vamos utilizar um software chamado Hotspot Shield. O processo de instalação do programa é descomplicado, sendo que abaixo vamos apenas listar alguns cuidados que devem ser tomados durante a instalação.

  1. Em uma das telas inicias será oferecida a instalação da Barra Ask. Não há como recusar a instalação da barra, porém você pode rejeitar as definições para página padrão do navegador e para mecanismo principal de busca. Para isso, desmarque as duas caixas que aparecem (confira na imagem abaixo) durante a instalação;

    Desmarcar caixas
  2. A VPN do Hotspot Shield necessita de uma placa de rede virtual. O programa instala tudo automaticamente, inclusive nos sistema 64 bits (Windows 7 e Vista), porém o aplicativo vai requisitar sua confirmação para instalar a placa virtual. Clique em “Instalar” para que a instalação prossiga;

    Instalar o complemento
  3. Depois que o programa for instalado, automaticamente você será conectado a VPN. O processo de conexão é realizado através do navegador, mas você pode controlar o aplicativo através do ícone presente na Barra de tarefas.

Você está conectado!

Agora é só testar. Você já deve poder acessar os sites listados em nosso artigo e muitos outros. Vale frisar, que alguns problemas podem acontecer quando você estiver utilizando uma VPN. Primeiramente, os mecanismos de buscas identificarão que seu idioma é o inglês. Sites brasileiros que esteja configurados apenas para endereços IPs do Brasil não permitirão seu acesso.

Acessando o Hulu.com usando o Hotspot Shield

Outros erros podem acontecer, porém vale frisar que a VPN não deve ser utilizada como sua conexão padrão, mas somente para os momentos em que você necessita acessar um site que requisite um IP norte-americano. Caso você não queira usar a VPN do Hotspot Shield, pode tentar uma das que estão listadas abaixo:

Detalhe: se você quiser utilizar uma VPN em outros dispositivos além dos computadores, deve verificar se o seu roteador tem suporte para tal configuração. Caso contrário, dificilmente conseguirá acesso em video games e outros produtos.

Bom divertimento!

Essa foi nossa dica de hoje. Esperamos que você obtenha sucesso nas configurações com as VPNs. Você tem mais alguma dica para utilizar estes serviços? Compartilhe conosco.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.