Imagem de Super Mario 3D World
Imagem de Super Mario 3D World

Super Mario 3D World

Nota do Voxel
95

Genial e incrivelmente divertido [vídeo]

Não importa quanto tempo eu gaste encarando títulos ultrarrealistas e aventuras tão ricas e intrincadas que apenas a atual geração de consoles poderia conceber... É no momento em que determinados jogos são ligados que eu realmente tenho a sensação de “jogar video game”. Preciso confessar que Super Mario Bros. sempre surtiu esse efeito — essa magia.

Entretanto, é exatamente essa esperança de divertimento e leveza que acaba por causar algum temor sempre que um novo Mario ou um novo Sonic dão as caras — sabe como é, a dupla de heróis “antagonistas” que ocupou a infância de muita gente boa por aí. Super Mario 3D World não foi uma exceção, é claro, mas o receio demorou pouco para desaparecer. Muito pouco, de fato.

Img_normal

Bastam apenas alguns passos no renovado mundo do encanador para perceber que a Nintendo, quando se trata de Mario, sabe exatamente onde puxar e quais porcas apertar. Tudo aqui transpira aquela leveza tão cara dos primeiros games do sujeito rechonchudo, embora sem jamais descuidar de colocar um bom jogo em suas mãos.

Mas, talvez acima de tudo, Super Mario 3D World é criativo. Muito criativo. Desde o design das fases — todas incrivelmente variadas tanto nas temáticas quanto em suas estruturas — até as habilidades e movimentos dos personagens — em um resgate direto e muito bem-vindo de Super Mario Bros. 2 (NES) — e as referências à invejável trajetória da Nintendo ao longo dos anos.

Img_normal

Mas Super Mario 3D World também é divertido de uma forma que poucos títulos atuais têm conseguido: em seu multiplayer local. Assim como em Super Mario Bros. U, ainda é muito revigorante dividir a tela de jogo com alguns bons amigos, embora aqui ainda exista uma adição sumamente importante: a competitividade. Enfim, vamos aos detalhes.

Mario provavelmente divide com outros clássicos a própria essência dos video games. E o mais impressionante, talvez, seja a forma como a Nintendo continua a levar adiante a fórmula da série sem jamais se desviar da diversão incrivelmente simples, descontraída e viciante que se tornou a marca registrada do encanador já nos primeiros saltos no saudoso Nintendinho.

Super Mario 3D World é divertido e de uma leveza das mais convidativas. Simultaneamente, o game ainda acrescenta novas mecânicas — utilizando com maestria as características do Wii U —, cenários surpreendentes e um dos melhores modos multiplayer da atual geração. E o gato... O gato é realmente muito divertido!

Portanto, fica o convite: deixe um pouco de lado a seriedade do cotidiano e siga o bom gorducho pelos encanamentos de Super Mario 3D World.

Este jogo foi cedido para análise pela Nintendo.