Imagem de RiMS Racing
Imagem de RiMS Racing

RiMS Racing

Nota do Voxel
87

RiMS Racing veio acirrar a competição de melhor jogo de motociclismo

O que seria do mundo dos games sem uma concorrência direta dentro dos gêneros? Com certeza estaríamos vendo jogos sem peso no desenvolvimento ou produtores evoluindo franquias em uma velocidade muito menor do que a vista atualmente, certo?

A Nacon resolveu colocar fogo na simulação de motocicletas, ao lançar neste fim de agosto RiMS Racing, que combina dois ingredientes jamais vistos em um jogo de corrida de uma forma tão eficaz.

Isto é ótimo para o mundo dos games, já que as franquias Moto GP e Ride, da Milestone S.r.l., tem tudo para se incomodarem com a chegada deste novo monstrão. Nas próximas linhas vou descrever um pouco do que eu encontrei no excelente RIMS Racing.

Mistura rica

RiMS Racing é um jogo de corrida de motocicleta que mescla dois ingredientes que até então não se misturavam. Um game que lembra muito do que foi visto durante muitos anos em Gran Turismo, com dezenas de opções, pistas e variedades mecânicas.

A Nacon já tem uma grande experiência em simuladores de corrida, basta ver o excelente trabalho feito na franquia World Rally Championship. Com isto, apenas precisaram transferir todo o bom trabalho para as duas rodas.

Pre-order bonuses, soundtrack and editions detailed for RiMS Racing |  Traxion

RiMS Racing agradará os mais casuais e também os jogadores que buscam uma simulação dentro das pistas. O jogo traz diversas assistências na condução da moto, deixando os jogadores customizarem da melhor forma possível.

Mesmo assim, os fãs de simulação também encontram um game à altura neste quesito, com um gameplay recheado de possibilidades.

Junte a isso circuitos conhecidos no mundo da velocidade, como Silverstone, Laguna Seca, Suzuka, entre outros. Ah, ainda é possível desbravar circuitos de rua muito bem feitos. Inclusive, este é um outro grande detalhe.

Os gráficos estão excelentes, ficando à altura de outros grandes jogos de corrida. As motos ficaram muito bonitas e o cenário tenta traduzir o máximo de realidade possível. Uma pena que jogar em 4k ainda seja um desafio, devido a algumas quedas de framerate.

Creio que uma otimização possa ser pensada em um futuro breve, para que a imersão do jogo possa melhorar ainda mais.

? RiMS Racing: Como evitar a penalidade de falso início

Se todos estes fatores já serviriam para agradar os apaixonados por motovelocidade, agora vem a grande cereja do bolo. RIMS Racing traz um modo de customização mecânico absurdo, fazendo com que você troque, literalmente, cada parafuso de sua motocicleta.

Se vocês já tiveram a oportunidade de jogar algum game da série Car Mechanic Simulator, entenderá bem onde eu quero chegar. O jogo permite trocar manualmente as peças, não apenas substituí-las por um menu. Alguns podem não gostar, mas eu curti.

Você ainda poderá vender peças desgastadas no mercado para poder comprar outras. É praticamente um minigame dentro de todo o excelente trabalho produzido dentro das pistas.

Fique tranquilo caso você não entenda muito das peças de uma motocicleta. O jogo traz um tutorial in game completo, que em muitos momentos pode ser massante, mas se você tiver interesse em aprender ficará muito satisfeito.

Trailer de RiMS Racing mostra personalização da moto | Hu3br

E não pense que parou por aí. A possibilidade de alterar os mecanismos do carro de uma forma complexa, tornando a imersão ainda maior para os verdadeiros apaixonados por corrida.

Gerenciamento

Assim como visto no último jogo de corrida da empresa, WRC 9, em RIMS Racing, o jogador poderá cuidar da sua equipe. Existe customização para o piloto, gerenciamento do calendário de corridas e até a famosa área P&D, para aprimorar e investir nas habilidades da equipe.

Tudo isto ajudará a melhorar o seu desempenho nas pistas e dificultará a vida dos adversários, independentemente da situação financeira da sua equipe. Cada passo deverá ser dado com cuidado, para o melhor crescimento possível

RiMS Racing (2021) promotional art - MobyGames

Mesmo dentro da pista, no momento da corrida, o jogo permite alterar os mecanismos da motocicleta. Por mais que você tenha poucas opções de motos, fica claro que a empresa escolheu entre a física do que pela quantidade de possibilidades neste quesito.

Precisa de algumas melhoras

RiMS Racing traz ingredientes que podem ajudar muito para que o jogo seja considerado um dos melhores já feitos no gênero. Os jogadores podem contestar algumas novidades, mas a maioria delas me agradaram.

Por mais que o game tenha uma excelente simulação dentro da pista, a inteligência artificial ainda é falha e de certa forma limita um pouco a diversão. É possível perceber que o game ainda precisa balancear melhor os níveis de dificuldade para que tudo se encaixe.

Por mais que você não encontre os famosos trilhos dos adversários, onde é possível ver uma mecânica parecida de pilotagem, muitas das inteligências artificiais ainda deixam a desejar na competitividade.

Outro ponto importante a ser feito é melhorar a sensação de velocidade. Isto também era visto em Moto GP. Em certos momentos a motocicleta está a 100 km por hora, mas a sensação é de que ela está parada na pista.

First gameplay trailer for RiMS Racing unveiled | Traxion

Vale a pena?

RiMS Racing chegou para ficar, bater na porta e dizer aos seus concorrentes que vai ter briga até o final. O jogo traz uma excelente diversão no quesito simulação, por mais que a opção de motocicletas seja limitada.

Ao mesclar a sensação de ser um verdadeiro mecânico, o game dá uma passo a frente ao seus rivais, fazendo com que o jogador conheça cada detalhe da sua máquina.

“Quero ver se você também é um bom mecânico” 

Pontos Positivos
  • Gráficos
  • Brincar de mecânico
  • Simulação
Pontos Negativos
  • Inteligência artificial
  • Poucas opções de motocicletas