Imagem de Picross 3D
Imagem de Picross 3D

Picross 3D

Nota do Voxel
85

Palavras cruzadas, Sudoku e desenhos...

Os jogos de quebra-cabeça são feitos sob medida para a nova geração de consoles portáteis. O caráter casual e despretensioso dos títulos agrada em cheio aos jogadores que querem uma distração rápida e divertida.

Quem não se lembra do saudoso Tetris e a infinita chuva de peças que abrandava as espera em filas ou o tédio das longas viagens.

Com a chegada do Nintendo DS uma nova leva de puzzles e outros títulos que instigam o raciocínio rápido se aliaram às novas possibilidades trazidas pelo console, notadamente o uso da stylus aliada à touchscreen — tela sensível ao toque.

Entre as novidades, o excelente Picross se destacou pela criatividade e uso inteligente dos recursos técnicos da plataforma. Lançado em 2007, o título se baseou em um tradicional quebra-cabeça japonês, para entregar um jogo cativante.

A fórmula simples, porém desafiadora, conquistou uma fervorosa legião de fãs que esperavam ansiosos por novos enigmas. Em Picross 3D as charadas estão ainda mais complicadas, haja vista a introdução de uma nova dimensão.

Se no primeiro título as imagens apareciam em duas dimensões, a nova edição da franquia deu um salto para o mundo tridimensional, alterando significativamente a maneira de se jogar, porém sem perder a essência do original.

Se você gostou do primeiro Pricross, então não pode deixar de conferir sua continuação. Picross 3D traz novos desafios advindos da introdução das imagens tridimensionais.

A HAL Laboratories — desenvolvedora do título — fez um belo trabalho não apenas na programação, mas na elaboração dos quebra-cabeças, que vão exigir muita atenção e raciocínio rápidos dos jogadores.

Os gráficos, apesar de limitados, não são exatamente ruins, o que desagrada é o design e o estilo visual — que apesar de depreciarem o valor final do produto, não prejudicam a jogabilidade e a diversão.

Picross 3D é mais uma bela adição à extensa biblioteca de puzzles do Nintendo DS. Trata-se de um título que prende o jogador, oferecendo desafios inteligentes e instigantes.