Imagem de NBA 2K15
Imagem de NBA 2K15

NBA 2K15

Nota do Voxel
91

Complicado e perfeitinho: o game de basquete mais bonito que você já viu!

A partida entre New Orleans Pelicans e San Antonio Spurs está acirrada na redação da NZN. De longe, quem assiste a disputa, à primeira vista, se pergunta: “será que esse jogo está rolando ao vivo?”. Ledo engano. Enquanto analisávamos o game NBA 2K15 várias pessoas que passaram pela nossa sala de jogos afirmaram a mesma coisa: “nossa, parece um jogo de verdade”.

E não há como fugir dessa sensação. Se comemoramos os avanços gráficos de jogos como FIFA 15 e PES 2015 – os mais populares no nosso país do futebol -, olhar para jogos como NBA Live 15 ou NBA 2K15 fará com que tenhamos um “choque” de realidade. Obviamente, é mais fácil lapidar os gráficos em um jogo de basquete do que em um jogo de futebol.

A quadra é um espaço menor, com tacos contínuos recobrindo o chão, e há um número menor de jogadores – cinco de cada lado. Entretanto, isso não tira os méritos da 2K, que há tempos roubou o posto da EA Sports, se tornando a verdadeira “rainha das quadras” quando o assunto é basquete. Senhoras e senhores, é hora do show!

Ambientação: é clima de decisão

NBA 2K15 é claramente um jogo feito para fãs da NBA. Aqueles que assistem às transmissões via TV a cabo ou mesmo a partir do League Pass, que pode ser adquirido no site oficial da competição, sem dúvida vão reconhecer um grande número de elementos que tornam as partidas virtuais uma simulação perfeita do que ocorre na vida real.

Antes das partidas, os comentaristas de TV trazem detalhes sobre as escalações, com direito à presença de Shaquille O’Neal na bancada dando as suas opiniões. Nem mesmo detalhes como uma repórter de quadra, entrevistando jogadores no intervalo e ao final das partidas, foram deixados de lado. A movimentação das câmeras, a maneira como os replays são exibidos, os cortes de edição: tudo lembra a transmissão de TV e o trabalho de reconstituição é feito com muita qualidade.

Aqueles mais perfeccionistas poderão achar estranho ver Steve Kerr como comentarista nas transmissões e, ao mesmo tempo, técnico do Golden State Warriors nas quadras. Entretanto, isso em nada diminuiu a diversão e a experiência de estar acompanhando uma partida como se ela fosse ao vivo. Essa característica, aliás, não é uma novidade para quem jogou NBA 2K14, mas foi aprimorada na versão deste ano.

Nível gráfico: refinando detalhes

É notável que houve evolução gráfica do NBA 2K14 para o NBA 2K15. Entretanto, se no game do ano passado já havia um alto nível de realismo, em 2015 o foco evolutivo está nos detalhes. Note a movimentação dos atletas, a maneira como as camisetas e calções se mexem à medida que eles saltam ou correm. A sensação que temos é que o movimento é natural e fluido, sem exageros.

O mesmo caso pode ser percebido no movimento dos dedos das mãos dos atletas, mesmo enquanto o braço está descansado junto ao corpo. À medida que a partida avança e os jogadores ficam cansados, um olhar mais atento em closes ou mesmo nos replays mostra que há suor escorrendo em algumas partes do corpo, como na nuca ou nos braços. O visual na versão para PC é incrível a 60 fps cravados.

Um jogo para fãs. E isso pode não ser tão bom assim.

Como já mencionamos, NBA 2K15 é um jogo feito para fãs da NBA. Entretanto, isso não significa que quem não tem muita intimidade com a bola de basquete não possa jogá-lo. Basicamente, qualquer um pode aprender com facilidade os comandos básicos de ataque (arremesso e passe) e defesa (roubada de bola, bloqueio e troca de marcador). E você conseguirá se virar muito bem sabendo apenas isso.

Entretanto, aqueles que tiverem mais conhecimento do assunto, e em especial dos jogadores, poderá tirar mais proveito. Cada atleta possui um movimento de finalização diferente. Assim como na vida real. Dificilmente você verá um armador fazendo enterradas – pode até acontecer, mas não é o forte da maioria deles. Em quadra, a situação é similar. Ao finalizar com um jogador dessa posição, a tendência é que ele tente na maioria das vezes uma “largadinha” ao invés de se pendurar no aro.

Por conta disso, aqueles que conhecem o perfil dos atletas podem conseguir melhores resultados. Você pode até decorar os movimentos dos jogadores de um time, mas convenhamos que saber tudo sobre os jogadores da NBA é algo muito mais fácil para aqueles que acompanham o dia a dia do campeonato.

Fazendo uma analogia com o futebol: é como colocar o Neymar para defender sem saber que ele não é um especialista nesse fundamento. Não vai dar certo. Essas diferenças podem até ser minimizadas em jogos contra a máquina, mas acredite: online, contra adversários mais experientes, dominar os fundamentos dos jogadores de uma equipe faz toda a diferença.

Modo MyCareer renovado

Apesar de as novidades gráficas de NBA 2K15 chamarem bastante atenção, talvez o modo mais interessante deste novo título seja o MyCareer. Nele você segue os passos de um atleta que foi rejeitado pelo draft (seleção de jogadores universitários para as principais franquias da NBA) e precisa buscar o seu lugar ao sol por meio do próprio esforço.

A partir dai você passa a fazer testes em clubes, disputando jogos-treino, em que seus atributos como atleta serão observados pelo treinador. O modo como a metodologia de avaliação é construída faz com que você aprenda um pouco mais sobre as posições do basquete, ainda que esse não seja o seu objetivo.

Dessa forma, se no início do jogo você definiu que o seu atleta será um armador, por exemplo, não adianta chegar em quadra e querer ser o cestinha da partida. Lembre-se, estamos falando de um esporte coletivo. Seu posicionamento defensivo quando o time estiver sem a bola e até mesmo sua sequência de acertos e erros pesam na avaliação final. Ou seja: é preciso entender os fundamentos da sua posição para se dar bem.

Caso você seja aprovado, um jogador real do time em questão passa a ser o seu mentor, dando dicas de posicionamento e truques para o seu desenvolvimento físico e psicológico dentro das quadras. Esse é mais um detalhe que não passará despercebido pelos fãs: as vozes são mesmo dos atletas, o que dá um tom de autenticidade aos conselhos.

Modos online com algumas limitações

Testamos o game na versão para PC e, durante a nossa jogatina, raramente encontramos jogadores brasileiros. Infelizmente, o esporte não é tão popular por aqui, o que que faz com que os modos online fiquem povoados de jogadores de outros países. Em nossos testes, em alguns momentos o servidor se mostrou instável e a conexão chegou a cair uma vez.

Em fóruns, vimos que este foi um problema recorrente na semana de lançamento, mas que foi minimizado com o passar dos dias. Ainda que ele não esteja tão sólido quanto poderia, é seguro afirmar que você poderá jogar online com relativa tranquilidade. A temporada 2014-2015 começou agora e se estende até maio do ano que vem. Portanto, é provável que o interesse pelo título cresça com o passar do tempo.

Conteúdo adicional: um programa de TV semanal

Não estamos falando do jogo em si, mas uma das atrações do game é uma opção chamada NBA 2KTV. Trata-se de uma programa semanal produzido pela desenvolvedora em que são entrevistados jogadores da NBA e produtores do game. A ideia é trazer semanalmente algumas novidades para os jogadores, estimulando o conhecimento dos jogadores acerca dos eventos relacionados ao mundo do basquete.

Pode parecer algo simples e de pouca importância – como o conteúdo está disponível apenas em inglês, nem todos os usuários brasileiros vão tirar proveito do recurso -, mas ainda assim mostra a preocupação da desenvolvedora com pequenos detalhes. Nesse caso, o conteúdo enriquece a experiência daqueles que gostam do esporte e serve para relaxar entre uma partida e outra.

Porém, nem tudo são flores. O grande número de opções faz com que alguns menus se mostrem um pouco confusos. À primeira vista, pode ser difícil lembrar que a informação que você deseja está dentro de uma daquelas abas, com submenus e outras informações secundárias. É uma questão de hábito, mas a adaptação é rápida.

Vale a pena? 

Haveria muito ainda a ser dito sobre NBA 2K15. O modo MyPark, em que você treina em quadras de rua enquanto aumentando os atributos físicos e sociais do seu atleta. Ou ainda o card game MyTeam, em que você tenta encontrar a formação perfeita para superar desafios históricos. Há ainda a possibilidade de jogar com times de fora da liga norte-americana, como os clubes europeus e asiáticos, também tradicionais no basquete, mas somente em modo amistoso.

Todos eles são igualmente importantes e acrescentam recursos para o jogador, que tem muitos motivos para se manter entretido por um longo tempo. Mais uma vez, cabe ressaltar aqui: esse é um jogo para fãs de basquete e, como tal, ele espera que você reconheça em cada detalhe o poder de simulador que é apresentado nos mais diversos aspectos do mundo do esporte.

Se você não é tão fissurado assim pela bola ao cesto, mas quer conferir o visual do game e se divertir um pouco com ele, fique tranquilo: você também poderá jogá-lo com tranquilidade, aprendendo os comandos e movimentos de cada atleta à medida que evolui, sem se sentir perdido ou deslocado, especialmente nos modos offline.

Com um nível gráfico de altíssima qualidade, algo que pode ser comprovado nos consoles PS4 e Xbox One além do PC, NBA 2K15 mostra que está um passo à frente do seu principal rival, NBA Live 2015, e entrega ao espectador uma experiência muito próxima da realidade. Com relação ao NBA 2K14 houve melhorias cosméticas no gameplay, na mecânica de jogo e nas opções extra-quadra. Nada revolucionário ou que reinvente o jogo, mas certamente fãs de longa data da franquia vão reconhecer de imediato a evolução.

Por conta dessas especificidades, avaliar com uma nota final NBA 2K15 se torna uma tarefa das mais difíceis e, porque não dizer, bastante pessoal. Como fã do esporte, posso afirmar que o fator diversão para quem acompanha o campeonato é muito maior. Por outro lado, aqueles que não vivem o dia-a-dia da NBA podem achar o título enjoativo ou pouco interativo socialmente. Contudo, para ambos os públicos é inegável que o jogo tem as suas qualidades e certamente merece um lugar de destaque entre os melhores simuladores de esporte desta nova geração.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.
Pontos Positivos
  • Alto nível de detalhamento gráfico, com visual refinado na versão 2015
  • Novo modo carreira faz com que você aprenda fundamentos do basquete
  • Jogadores reais como mentores é algo que proporciona maior imersão ao jogador
  • Jogo feito para fãs da liga, com conteúdo semanal exclusivo em vídeo
  • Grande número de modos de jogo
  • Ambientação no estilo "transmissão de TV" beira a perfeição
Pontos Negativos
  • Menus confusos e com opções pouco detalhadas
  • Modo online ainda não está 100% estável
  • Excesso de movimentos específicos pode desanimar quem não é fã do esporte