Imagem de Mario Golf: Super Rush
Imagem de Mario Golf: Super Rush

Mario Golf: Super Rush

Nota do Voxel
82

Mario Golf: Super Rush abusa de elementos arcades para divertir jogadores

O Rei Midas, um dos principais personagens da mitologia grega, ficou conhecido na história como o líder que transformava em ouro tudo o que tocava. No mundo dos games podemos criar uma analogia parecida com a franquia Mario Bros.

Sempre que encontramos a inserção do elemento Mario em um jogo de videogame, a possibilidade dele se transformar em ouro é muito grande. Durante as últimas décadas tivemos como um grande exemplo Mario Kart, que transformou a forma de se divertir nas pistas de corrida.

Podemos até diversificar os gêneros, como Dr. Mario, que uniu o bigodudo ao estilo puzzle e Mario + Rabbids Kingdom Battle, que misturou dois universos distintos em um super game de estratégia por turnos.

Nosso grande Mario se aventurou novamente nos esportes durante a chegada do Nintendo Switch. Jogos do passado receberam novas versões, como Mario Golf: Super Rush. Mas será que o Midas dos games segue transformando tudo em ouro? É o que vamos descobrir mais adiante.

Deixando o golfe divertido

Se você conversar com a maioria das pessoas que jogam videogame e curtem Mario, pode ter certeza que elas já se aventuraram pelo menos uma vez nos campos de golfe. Muitas delas podem até detestar o esporte, mas já devem ter dado uma chance para o jogo.

Saindo um pouco do mundo dos games e indo para o ambiente esportivo é difícil achar alguém que curte golfe, que entenda todas regras e detalhes do circuito mundial. Mas saiba que é um esporte difundido em todo o mundo, por mais que seja elitizado.

Análise | Mario Golf: Super Rush — Portallos

Por incrível que pareça, a regra do golfe é bem simples. Vence quem conseguir colocar a bolinha nos buracos com menos tacadas. Ao longo de cada buraco existe uma média de tacadas ideais, que são determinadas como “par do campo”. Se você fizer acima, pode ter certeza que não está indo bem.

Quanto menos tacadas você conseguir abaixo do “par do campo”, melhor. Lógico que isto não significa uma vitória certa, pois outros competidores podem chegar ao seu número de arremates, fazendo com que a partida seja muito mais disputada.

Mario Golf: Super Rush não é apenas um jogo de golfe com elementos de Mario Bros. O título tenta inovar em diversos quesitos, trazendo novos modos de jogo, online e multiplayer e, até mesmo, um modo carreira, com ingredientes de RPG.

Além das tradicionais tacadas em 18 buracos, alguns modos diferentões chamam a nossa atenção. O primeiro deles é o Battle Golf. Ele lembra um battle royale. Nele, será necessário encaçapar a bolinha no buraco mais vezes do que os seus adversários em um determinado tempo de partida.

Mario Golf: Super Rush (Switch) recebe novo vídeo com 7 minutos de gameplay  - Nintendo Blast

Ele é um pouco confuso no início, pois traz ingredientes arcades, como golpes especiais e até um confronto entre os personagens para saber quem vai acertar primeiro o buraco. O modo é frenético e muito divertido, principalmente se você tiver outras pessoas para jogar junto.

O interessante de tudo é que não existe apenas um buraco. Diversos deles aparecem no campo de batalha, tornando o jogo adaptável e com uma necessidade de se construir uma estratégia perfeita para se dar bem.

Run Mario, run!

Temos também o Speed Golf, que fará a aventura se tornar uma verdadeira corrida. Neste modo, mais parecido com uma partida de golfe real, vence quem colocar a bola no buraco em menos tempo. Para isto, entra uma nova característica no jogo, que é a corrida.

Você possui uma barra de stamina e, logo depois de cada tacada, deve correr para dar sequência ao seu jogo. É uma mistura de velocidade, precisão e corrida contra o tempo. Assim como no Battle Golf, cada personagem possui golpes especiais, que podem prejudicar os adversários ou te ajudar na disputa.

Mario Golf: O modo Speed ??Golf do Super Rush parece caótico da melhor  maneira | Cibersistemas.pt

Estes dois exemplos de jogo ajudam a tornar o esporte mais atrativo para quem não possui intimidade com ele. Além disso, o título traz um tutorial bem recheado de opções e um glossário para saber nomes específicos da modalidade.

O aprendizado do jogo segue vivo dentro de cada um dos modos com uma ajuda em tempo real durante o gameplay. Em certos momentos chega a ser massante, de tanta informação, mas ela é necessária, até mesmo para quem está habituado ao esporte.

Se você curte golfe, cuidado!

Como explicamos nos parágrafos anteriores, Mario Golf: Super Rush traz ingredientes arcades que modificam a leitura de jogo, o afastando da simulação. Era óbvio que isto aconteceria, mas talvez a Nintendo tenha exagerado um pouco. A corrida e os golpes especiais criam um mundo totalmente utópico.

É muito provável que os jogadores acostumados a simuladores de golfe tenham dificuldade para se adaptar ao título, não por sua dificuldade, mas por incrível que pareça, pela facilidade do gameplay.

Mario Golf: Super Rush - Nintendo Switch - Pré Venda - Envio Internacional

Por mais que a jogabilidade seja muito boa, ao se jogar no joy-con ou com os controles de movimento, é notório que as tacadas são fáceis de serem executadas. Mesmo estando no green, o desnivelamento do gramado não dificulta a utilização do putter.

O mesmo acontece na utilização dos tacos. Cada um deles é específico para uma situação de jogo, seja para distância ou local de onde está a bola, como, por exemplo, um banco de areia. O jogo já coloca de forma automática o melhor item a ser utilizado.

Isto torna o jogo chato e sem desafio, principalmente se você optar pelo modo normal de jogo, sem ser o Speed Golf e o Battle Golf. Outro fator que incomoda é a inteligência artificial.

Mario Golf: Super Rush on Nintendo Switch mixes Mario Kart spirit onto the  course - CNET

Quando você disputa uma partida contra o computador, vai perceber que ele não possui variação de jogadas. Isto ficou claro no modo Speed Golf, onde você pode jogar contra outros três adversários.

Todos eles faziam a mesma tacada para chegar perto do buraco. Sempre no mesmo canto do campo. A única diferença era a mecânica de força, que deixava a bola de cada um mais a frente do que a do outro.

Hole-in-one

A grande cereja do bolo em Mario Golf: Super Rush fica para o Modo Aventura. Ao iniciar este tipo de jogo, eu me senti primeiramente em um mapa de caçar Pokémons, pela similaridade do cenário, personagens e suas cores vivas.

Você, um novato no esporte, acaba de chegar a um clube de golfe para aprender todas as técnicas possíveis e imagináveis para ser um excelente jogador. Tem até um quartinho para descansar durante a noite, se for necessário.

Será neste clube que o jogador realmente aprende a jogar, com um tutorial parrudo e diversos desafios para serem cumpridos. Entre eles, o de se tornar um excelente jogador. Ao conquistar certos objetivos, você ganha pontos e poderá trocá-los por atributos para melhorar seu personagem.

Análise | Mario Golf: Super Rush — Portallos

Funciona como um modo carreira, com diversas opções de customização e de modalidades. Talvez este modo encante mais os aficionados por golfe, por mais que ainda apareçam ingredientes arcades.

Vale a pena?

Mario Golf: Super Rush é super indicado para quem gosta de Mario e conhece um pouco do esporte. Pode até trazer algumas dificuldades de entendimento aos que não estão acostumados com ele, mas com o excelente tutorial tudo fica mais fácil.

A inserção de novas modalidades e de ingredientes arcades devem afastar os apaixonados por simuladores de golfe, mas divertir muito quem procura 100% de entretenimento. A possibilidade de jogar com os amigos pode ajudar muito no fator replay.

Creio que desta vez o rei Midas dos jogos eletrônicos tenha pesado um pouco na mão. Foi por muito pouco que o jogo não virou ouro.

É bom colocar o Mario pra correr, caso contrário, você não irá vencer

Nota Voxel: 82

Mario Golf: Super Rush foi cedido gentilmente pela Nintendo para a realização desta análise.

Pontos Positivos
  • Muitos personagens
  • Excelente tutorial
  • Diversos modos de jogo
Pontos Negativos
  • Problemas na inteligência artificial
  • Muitos ingredientes arcades