Lord of Arcana possui uma proposta simples, mas promissora. Um sistema sólido de combate (comparável com o esquema da franquia Monster Hunter), várias instâncias — dungeons — chamativas, personalização de personagens...
No início da pancadaria, criaturas fáceis de serem derrotadas aparecem para que você possa conhecer os princípios fundamentais da jogabilidade. Atacar, “prender a mira”, esquivar-se e usar itens são ações básicas. Simplicidade e praticidade acompanham o sistema de comandos.
Pode-se, ainda, combinar dois tipos de ataques e finalizar o oponente com um belo movimento de execução. Como de praxe, cada inimigo é exterminado de uma forma única. Além disso, há uma barra com o nome de Bahamut que é preenchida gradativamente, indicando que o gamer pode realizar o Ultimate Spell. É uma habilidade de peso capaz de causar uma grande quantidade de dano.
Enquanto o sistema de combate é base de tudo, as características dos demais aspectos do game relembram outros títulos do PSP. A câmera, por exemplo, pode ser alterada de acordo com o desejo do jogador. Alguns embates com chefes — como um grande dragão — exigem que o combatente apure os reflexos, detecte os pontos fracos do inimigo e finalize-o em um QTE (Quick Time Event) apertando botões nos momentos corretos.