Imagem de Grid Legends
Imagem de Grid Legends

Grid Legends

Nota do Voxel
80

Entre erros e acertos, Grid Legends deve passar batido no mercado

A série Grid ganhou seu lugar cativo entre os jogadores, mesmo com uma enxurrada de jogos do gênero no mercado de games. A expectativa cresceu ainda mais depois que a Electronic Arts comprou a Codemasters, tendo total responsabilidade pelo futuro da franquia.

E convenhamos: lançar um jogo de corrida tão próximo da chegada de Gran Turismo 7 aumentaria ainda mais o sarrafo da empresa. Tudo porque sabemos que GT é o grande pai da matéria, não é mesmo?

Recentemente tivemos a oportunidade de jogar uma versão preview do game, o que me agradou muito. Agora, com todo o jogo desbloqueado, deu pra ter uma ideia melhor do que os jogadores encontrarão no game.

Entre erros e acertos, Grid Legends chega para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X e PC. Nas linhas abaixo tentarei deixar minhas impressões sobre o jogo de corrida que luta bravamente para deixar sua marca nos games.

Bollywood, é você?

O modo história está fantástico e chama muito a atenção. A empresa resolveu utilizar atores reais em cenas live-action, trazendo elementos de imersão importantíssimos para ligar os jogadores ao enredo, que não é lá estas coisas.

Por mais que as interpretações não sejam grandiosas e espetaculares, temos que respeitar a desenvolvedora por tentar fazer algo de diferente. Algo que poderia dar certo ou errado.

Mesmo assim, se você quiser apenas correr e deixar o contexto de lado, terá êxito. Pode ter certeza que os objetivos criados para que o jogador possa avançar na aventura se tornarão secundários.

O roteiro é simples. Entre uma corrida ou outra, o enredo prossegue, fazendo com que você entenda tudo o que precisa fazer para levar sua equipe, a Seneca, para a glória eterna. Acredito que a desenvolvedora poderia ter quebrado um pouco esta sequência.

Seria interessante colocar cenas no meio das corridas para deixar ainda mais divertida toda a história, mas imagino que não seria tão simples assim. O lado bom da narrativa é que ela esconde um problema.

Eu detesto corridas que não possuem, como objetivo, simplesmente ser melhor que o adversário. Não sei se era necessário colocar outros tipos de eventos, como eliminação por tempo, por exemplo. Só o fato de termos corridas e carros distintos em cada prova, já me deixaria satisfeito.

Outra questão discutível é o fato de termos que seguir à risca o enredo. Ele não possui uma variação, ou um final diferente. Você só prossegue na aventura caso siga à risca o determinado nos objetivos.

Campanha enfadonha

Um dos pontos altos de um game de corrida está no seu modo campanha. Diferentemente do modo história, onde parece que a empresa colocou todas as suas fichas, a campanha ficou bem chatinha.

Tudo isso ocorre por causa dos menus confusos e a pouca ideia de progressão das corridas. Infelizmente, o jogador não tem a sensação de avançar de forma gratificante ao longo do tempo.

Pode incomodar um pouco o fato do jogador ter a obrigação de correr com carros que não possui interesse para seguir em frente e desbloquear itens, veículos e corridas.

Aqui ele brilha!

Como disse em nossa prévia, eu gostei muito da parte gráfica. O game é bem colorido, trazendo uma vivacidade intensa ao longo da aventura. Por mais que os automóveis não possuam tantos detalhes, como em outros jogos, é possível se encantar com o cenário.

Todos os detalhes e pixels estão nos lugares certos. Seja a parte de uma mureta ou então um torcedor que acompanha a corrida nas arquibancadas. Destaque também para a otimização do game, que está excelente.

Este, geralmente, é um grande problema em jogos de corrida, mas percebemos que o rótulo vai ficando realmente para trás. Dificilmente notei uma queda de framerate ou outros problemas pertinentes, que atrapalhariam um jogo de corrida (em uma máquina equipada com uma GeForce RTX 2080 Ti).

Diversidade

Grid Legends traz uma infinidade de carros para você se divertir, seja caminhões, esportivos ou tunados. São mais de cem veículos diferentes divididos em 9 classes. Temos até os automóveis elétricos para se divertir ao longo da aventura.

As pistas são bem diferentes umas das outras também. Temos provas em pistas de rua e também de corrida, como a tradicionalíssima Brands Hatch, Indianápolis, Okutama e Red Bull Ring. Alguns circuitos de rua foram criados em Barcelona, Londres, Xangai e Paris.

Cada uma delas possui a sua particularidade. O clima também muda bastante, dando um fator replay interessante ao jogo.

Para todos os gostos

Grid sempre foi considerado um game de corrida arcade, um jogo convidativo para todos os tipos de jogadores. Com as possibilidades presentes nas configurações é possível deixar o jogo mais arisco ou mais simples.

Como disse na prévia, a inteligência artificial está espetacular. É impressionante como o trabalho foi bem-feito e você se sente dentro de um verdadeiro "racha" com outros jogadores. Em muitos momentos foi possível deixar de lado a ideia de que corrida contra o computador, de tão refinado que ficou o trabalho.

Em contrapartida, acredito que um melhor balanceamento de cada classe possa ser aprimorada com o tempo. Não existe muita diferença em domar cada estilo de automóvel, seja ele um semi-caminhão ou um veículo esportivo.

A mesma coisa ocorre na chuva, em que dificilmente percebemos uma grande diferença entre os eventos. A impressão que dá é que temos apenas uma bela maquiagem para dar uma sensação diferente.

Vale a pena?

Grid Legends é um jogo que tenta trazer algumas novidades, mas que de certa forma lembra muito seus antecessores. Por mais que o modo história seja interessante, eu duvido que alguém comprará o jogo por causa dele.

Os gráficos são belíssimos e chama a atenção o trabalho feito pela desenvolvedora, tornando o game um dos mais bonitos que eu já vi entre os títulos de corrida. A grande questão é que a janela de lançamento pode ter sido um tiro no pé, já que recentemente recebemos muitos jogos competentes no gênero, deixando ele um pouco para trás.

Ficou a sensação de que faltou algo!

Nota Voxel: 80

Grid Legends foi cedido gentilmente pela Eletronic Arts para a realização desta análise.

Pontos Positivos
  • Gráficos maravilhosos
  • Apresenta um modo história diferentão
  • Excelente otimização
  • Divertido de jogar
Pontos Negativos
  • Jogabilidade não se distingue muito entre cada automóvel
  • Balanceamento dos veículos não é muito bom