De avião, helicóptero, ônibus ou carro? Em Cities in Motion, um jogo desenvolvido pela finlandesa Colossal Order, você assume o papel do gerente do sistema de transporte urbano, tendo que administrar com agilidade as necessidades da população local e as tendências econômicas.
O game traz quatro cidades reais: Berlin, Amsterdam, Helsinque e Viena, cada qual modelada a partir de dados históricos, com inúmeras construções e paisagens conhecidas. Os controles são imediatos, de forma que cada ação ou construção colocada pelo jogador aparece praticamente de imediato na tela.
A complexidade da jogabilidade vem das sete classes sociais distintas, as quais optam por diferentes meios de transporte, exigindo que o jogador equilibre da melhor forma possível o planejamento urbano, levando em consideração fatores como horários de pico (com congestionamentos) e o deslocamento rotineiro de trabalhadores até as suas respectivas empresas.
O modo de campanha transcorre 100 anos (de 1920 a 2020), tendo mais de 30 veículos diferentes, junto com mudanças avançadas na regulamentação econômica. Aqueles que não se satisfizerem com as quatro cidades podem recorrer ao modo sandbox, que permite a livre edição e formatação dos mapas e cidades.