Imagem de Ace Attorney Investigations: Miles Edgeworth
Imagem de Ace Attorney Investigations: Miles Edgeworth

Ace Attorney Investigations: Miles Edgeworth

Nota do Voxel
82

Porque nem tudo pode ser resolvido nos tribunais!

Novo Ace Attorney, nova oportunidade de retornar aos móveis de mogno e à formalidade dos tribunais. Ou será que não? Pois é, melhor olhar novamente. Embora Ace Attorney Investigation: Miles Edgeworth retome uma franquia nada menos que consagrada, o “spin-off” toma uma distância segura da fórmula tradicional da série para assumir uma faceta mais, digamos, detetivesca.

Hora de abandonar o conforto dos tribunais!Em outras palavras, nada de ficar confinado às salas de julgamento chafurdando em argumentos sem fim. A ideia agora é perambular pelas cenas de crime, interrogar testemunhas, botar alguma pressão (como de costume), etc. Isso em qualquer lugar, a qualquer hora.

Mas o protagonista de Investigations também traz, por si só, uma nova direção à série. Quem toda as rédeas da moça vendada (sim, a “infalível” Justiça) é Miles Edgeworth. Figura carimbada da série, Miles atuou como promotor em jogos anteriores. Aliás, é exatamente isso que ele faz também em Investigations.

Isso equivale a dizer que, em vez de defender casos praticamente perdidos, você agora terá o papel — muito mais estimulante, convenhamos — de acusar suspeitos, utilizando as lendárias capacidades dialéticas do Sr. Edgeworth para encontrar falhas em argumentos e botar uma série de meliantes atrás das grades.

Mas espere! Investigations não é apenas um Ace Attorney às avessas. Além da possibilidade de controlar Miles através dos cenários, o título ainda lança mão de diversas mecânicas novas — como se verá adiante —, e ainda executa um trabalho primoroso no que diz respeito ao ritmo das histórias encabeçadas pelo promotor. E mesmo os gráficos e sons parecem re passado por uma lima, o que é ótimo. Vamos aos detalhes.

A conclusão é bastante simples: caso você seja um fã da série, Investigations com certeza vai conquistá-lo através das novas mecânicas e possibilidades dedutivas. Vale o mesmo para o caso de você apreciar jogos voltados exclusivamente para trama e histórias densas — o que realmente não falta aqui.

Se você gosta de histórias lentas e profundas, Investigations é um prato cheioEntretanto, assim como acontecia com os jogos anteriores, Investigation não é um jogo voltado para a massa maior de jogadores. Em primeiro lugar, porque qualquer um que tenha mais interesse por cenas de ação vai fatalmente acabar entediado. E, além disso, é necessário ter um inglês pelo menos razoável para não acabar boiando na história e escolhendo opções aleatoriamente — um caminho bem curto para o “Game Over”.

Considerações à parte, Ace Attorney Investigations: Miles Edgeworth é realmente uma boa pedida dentro da proposta bastante particular da série Ace Attorney. Sem objeções!