menu
Logotipo do TecMundochevron_right
Logo Voxel
Voxel

Um jogo tão sofrível quanto a vida eterna

schedule06/05/2011, às 16:59

Você já deve ter percebido que, no mundo dos games, é realmente complicado surgir uma ideia completamente original. É o famoso “Nada se cria, tudo se copia”. Também pudera, já que a quantidade de títulos lançados anualmente faz com que seja complicado o desenvolvimento de algo realmente inédito.

Não que essa “inspiração” seja negativa. Alguns lançamentos são claramente baseados em outros, mas possuem pontos tão marcantes que conseguem criar uma identidade própria e até mesmo superar o original. Uncharted é o maior exemplo disso, pois possui muitas marcas de Tomb Raider, mas trouxe elementos tão únicos que tornaram Nathan Drake tão icônico quanto Lara Croft.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Por outro lado, há aqueles jogos que tentam reaproveitar fórmulas de sucesso, mas caem na mesmice. É o caso de Knights Contract, que reúne tudo aquilo que agradou aos jogadores em games recentes e dá origem a um dos títulos mais fracos desta geração.

Img_normal
Mais do mesmo

Pegue alguns jogos Hack'n'Slash que abalaram a indústria nos últimos anos: God of War 3, Devil May Cry 3 e Bayonetta. Agora, misture-os bem e você terá esta aventura desenvolvida pela Game Republic, que se destaca exatamente pela falta de identidade e pela grande quantidade de falhas.

Como dissemos, não há mal algum em reaproveitar a jogabilidade dos clássicos. Se eles deram certo, é porque tinham algo grandioso a oferecer. Inspirar-se nos modelos certos é uma ótima dica para quem quer obter relativo sucesso. Contudo, de nada adianta juntar essas características sem oferecer o principal: a diversão. É exatamente nesse ponto que Knights Contract falha.

Img_normal
Que teríamos um God of War genérico, ninguém duvidava. Desde que os primeiros trailers foram divulgados, era nítido que a mecânica de esmagar botões iria permanecer – o que esperar de um protagonista grandalhão equipado com uma arma gigantesca?

Porém, o mínimo que você deseja é ver algo que sirva como diferenciação. O problema é que a Game Republic não se deu ao trabalho de tentar inovar ou adicionar pontos que fizessem com que Knights Contract se tornasse interessante. O que vemos, infelizmente, é um amontoado de clichês e de problemas.

Knights Contract é o típico jogo que tinha muito potencial, seja pela história diferente, pela proposta interessante ou por utilizar uma jogabilidade já consolidada. Porém, mesmo sendo claramente inspirado em títulos de sucesso, a Game Republic errou a mão e oferece uma aventura mediana repleta de problemas.

Img_normal
Não vamos dizer que o game não possui seus méritos. A imortalidade de Heinrich é muito bem aplicada e gera situações divertidas, assim como a combinação de poderes com a bruxa. No entanto, os destaques param por aí e dão lugar a uma variedade de falhas e decepções.

A criação consegue decepcionar até mesmo quem esperava encontrar um Hack‘n’Slash mediano. A única grande conquista de Knights Contract é deixar o jogador com vontade de reviver a experiência de God of War ou de tirar a poeira do PlayStation 2 com Devil May Cry 3.

star

Continue por aqui