Hunt: Showdown traz o clima de Bloodborne em battle Royale de Louisiana

Tentar definir Hunt: Showdown é uma tarefa árdua. Esse jogo é uma verdadeira quimera de gêneros, misturando survival horror, com battle royale e muito shooter, apresentando uma experiência única. Essa combinação toda pode parecer um tanto confusa, mas no final das contas é bem simples: nesse universo tomado por monstros, todo caçador também se torna caça.

O game está disponível para Microsoft Windows e Xbox One desde 2019, achando seu caminho para PlayStation 4 em fevereiro deste ano. Se você ficou curioso para desvendar um pouco mais sobre ele, vamos para análise!

Você não precisa de história para atirar nos outros

(Fonte: Voxel/Gianlucca)(Fonte: Voxel/Gianlucca)Fonte:  Voxel/Gianlucca 

A verdade é que no fim das contas, Hunt: Showdown não tem uma trama muito elaborada. A história se passa na Louisiana (Estados Unidos) durante o século 19 e, por algum motivo desconhecido, o local está tomado por demônios. Essa falta de uma história de fundo oficial abre espaço para muita especulação, sendo que uma delas é que o universo na verdade é um tipo de purgatório para cowboys, no qual os personagens precisam provar que suas almas merecem redenção. Porém, mesmo não sabendo exatamente o que aconteceu, ou se é no mundo real ou não, ainda é muito divertido sair por aí atrás dos chefões e eliminando outros jogadores.

Tudo quer te matar

E isso realmente não é um exagero. Além de todos os monstros que aparecem na tela, ainda é preciso tomar cuidado com os outros jogadores. Vou explicar melhor, o jogo em si só apresenta dois modos e conta com dois mapas — podendo ser de dia ou de noite.

(Fonte: Voxel/Gianlucca)(Fonte: Voxel/Gianlucca)Fonte:  Voxel/Gianlucca 

No modo "Caça a Recompensa", você pode jogar sozinho, formar dupla ou trio e cumprir com o objetivo em um total de até 12 jogadores. Nele, é preciso coletar pistas usando a Visão Sombria para descobrir a localização do chefão (Aranha, Carniceiro e Assassino) ou dos chefões (sim, pode ter mais de um) e ir até lá para eliminá-lo. Só que não termina aí, depois de matar o monstro principal é preciso realizar o banimento dele, o qual demora certo tempo.

(Fonte: Voxel/Gianlucca(Fonte: Voxel/GianluccaFonte:  Voxel/Gianlucca 

Enquanto isso, é preciso defender sua posição com a finalidade de conseguir o seu vale recompensa. Porém, para a sua infelicidade (ou não), agora os caçadores podem te achar com a Visão Sombria, a qual agora mostrará sua localização com uma espécie de tempestade azul no mapa.

(Fonte: Voxel/Gianlucca)(Fonte: Voxel/Gianlucca)Fonte:  Voxel/Gianlucca 

Assim que o banimento terminar e você coletar a recompensa, a Visão Sombria Superior fica disponível e poderá ser utilizada cinco vezes para detectar se tem algum inimigo por perto. Assim, fica a seu critério dar cabo de seus oponentes para ganhar mais experiência e até saquear suas armas ou seguir a um ponto de extração.

(Fonte: Voxel/Gianlucca)(Fonte: Voxel/Gianlucca)Fonte:  Voxel/Gianlucca 

No modo "Jogo Rápido"também de até 12 jogadores é cada um por si; a partida dura no máximo 15 minutos e apenas 1 pode sobreviver. O caçador precisa encontrar 4 fendas no tecido da realidade (assim como ocorre com as pistas), para então ir atrás da energia da Nascente. A fim de garantir sua salvação, você também precisa sobreviver até toda a energia dela ser absorvida, e, sim, outro caçador pode te matar e todo o seu esforço ir "pelos ares".

Apimentando o gameplay

(Fonte: Voxel/Gianlucca)(Fonte: Voxel/Gianlucca)Fonte:  Voxel/Gianlucca 

Hunt tem um sistema chamado de Linhagem, o qual contém Graus (níveis) que vão subindo conforme se obtém experiência; além disso, armas e habilidades novas são liberadas para colocar no seu personagem.

(Fonte: Voxel/Gianlucca)(Fonte: Voxel/Gianlucca)Fonte:  Voxel/Gianlucca 

O caçador também tem nível, e toda vez que você upar ganha pontos para adquirir habilidades. Porém, para aprimorar ainda mais a jogatina, após o Grau 10 no modo "Caça a Recompensa", se não conseguir escapar em um ponto de extração ou morrer, seu cowboy é eliminado para sempre e não será possível jogar com ele novamente.

(Fonte: Voxel/Gianlucca)(Fonte: Voxel/Gianlucca)Fonte:  Voxel/Gianlucca 

Então todo o meu progresso e as minhas habilidades se foram? Infelizmente, sim. Será necessário recrutar outro no nível 1 no "menu do jogo", que pode vir com habilidades iniciais ou não. O lado bom é que ele pode ter armas que você ainda não possui. Se você sobreviver com o seu caçador no Jogo Rápido, também é possível recrutá-lo.

Pode parecer que tudo está contra você, mas Hunt: Showdown tem muito a oferecer. Nas vezes que consegui matar o chefão e a única coisa que faltava era ir ao ponto de extração, tive que ficar muito atento ao meu redor passando por uma grande tensão ao tentar me locomover da forma mais imperceptível possível e sem atrair inimigos ou matando-os com arma melee para não fazer barulho.

O som é um fator muito importante, então recomendo sempre jogar com o fone de ouvido para perceber quando algum caçador estiver por perto. Os barulhos podem ser de passos, tiros na região, vidros quebrados no chão, latas ou metais pendurados e até mesmo barulho de corvos ou cavalos feridos, os quais são colocados no mapa justamente com o intuito de chamar a atenção de quem estiver por perto.

(Fonte: Voxel/Gianlucca)(Fonte: Voxel/Gianlucca)Fonte:  Voxel/Gianlucca 

O arsenal possui uma grande variedade de armas do início de 1900: desde pistolas, aprimoramentos feitos a mão, revólveres, espingardas de um tiro só e bestas até rifles semiautomáticos. É interessante ver qual tipo se adequa melhor ao seu estilo de gameplay, já que, quanto mais se ganha experiência com uma, é possível liberar outras melhores.

(Fonte: Voxel/Gianlucca)(Fonte: Voxel/Gianlucca)Fonte:  Voxel/Gianlucca 

Além dos Hunt Dollars que são utilizados na compra de itens mais corriqueiros (como kits médicos, arremessáveis e armas) e podem ser obtidos durante a jogatina, por meio de conquistas também é possível liberar Títulos de Sangue (moeda cash) ou adquiri-los pela PlayStation Store para conseguir armas e caçadores lendários.

Veredito

Hunt: Showdown apresenta um gameplay cadenciado no qual todo cuidado é pouco. É preciso prestar atenção nos monstros assustadores que estão sempre à espreita, nos caçadores que tentarão tomar o que é seu e conhecer bem suas armas, pois algumas delas podem demorar para carregar, deixando seu caçador vulnerável. Se você estiver esperando um ritmo frenético, com balas voando para todo lado e partidas rápidas, esse jogo provavelmente não vai ser seu estilo. Aqui, é preciso ir com calma a fim de evitar a realização de barulhos e ouvir os outros jogadores; esse ritmo mais devagar contribui ainda mais para a atmosfera de terror e tensão que cerca seu personagem a cada minuto.

Vale lembrar que em breve o game permitirá aos jogadores o crossplay entre os gamers de Xbox One e de PS4.

Hunt: Showdown foi gentilmente cedido pela Deep Silver para a realização desta análise.

Pontos Positivos
  • Tema inovador
  • Ótima ambientação
  • Excelente utilização do som dentro do jogo
  • Um sentimento real de terror e pânico na tentativa de sobreviver e cumprir o objetivo
  • Jogar com um amigo é bem divertido, principalmente conversando em party
Pontos Negativos
  • Pouca variação de inimigos e mapas
  • Menu um pouco confuso
  • Ping alto, pois só é possível jogar em outras regiões fora do Brasil
  • Tradução apresenta algumas inconsistências