Será que os consoles de última geração estão se esgotando?

3 min de leitura
Imagem de: Será que os consoles de última geração estão se esgotando?
As chamas do PS3 e do Xbox 360 estão se apagando.Essa é a pergunta que não quer calar. Certos apontamentos que surgiram recentemente na web indicam a "exaustão" das plataformas de última geração PlayStation 3 e Xbox 360. Isso significa que os últimos jogos desenvolvidos para esses consoles estão utilizando praticamente toda a capacidade de processamento dos equipamentos.

Isso não significa que o PS3 e o Xbox 360 estejam se extinguindo. Muito pelo contrário, a expectativa é que a nova geração de consoles apareça somente a partir de 2011, segundo analistas. Ainda assim, alguns desenvolvedores anunciam claramente que a capacidade física dos consoles já está sendo plenamente testada com vários títulos.

Como assim?

Quando novas plataformas aparecem, os desenvolvedores começam a desenvolver jogos de forma gradativa. É dito que os produtores estão na base da curva de aprendizado, no que diz respeito aos novos consoles. Devido à pressa em desenvolver para os últimos equipamentos existentes, os jogos resultantes são apenas pouco melhores que os últimos criados para as gerações anteriores.

O começo do desenvolvimento é sempre 
difícil.Com o tempo, as tecnologias evoluem e os desenvolvedores começam a subir na curva de aprendizado. A velocidade, é claro, depende intimamente da complexidade da arquitetura e da disponibilidade de boas ferramentas tecnológicas. Muitos afirmam que o Xbox 360, por exemplo, foi um dos primeiros a oferecer excelentes kits de ferramentas para os desenvolvedores de games.

A corrida é tensa, fazendo com que os programadores fiquem cada vez mais hábeis e explorem cada vez mais as capacidades físicas das plataformas. Com isso, cada jogo fica — supostamente — melhor que o anterior em utilização dos recursos técnicos.

Então, a pergunta que paira sobre várias pessoas é: será que os últimos games já estão utilizando o máximo que os consoles podem oferecer?

A opinião de um profissional

O produtor sênior da franquia Gears of War, Rod Fergusson, fez alguns relatos sobre o assunto. O expert da Epic Games afirmou que a previsão acaba sendo bastante superada em termos de desenvolvimento. "Em três anos de desenvolvimento, nós chegamos muito mais longe do que tínhamos previsto três anos atrás. O limite será sempre esticado com o progresso no desenvolvimento de jogos."
No fim, o realismo prevalece.

Espera-se que o positivismo de Fergusson também possa ser aplicado aos produtores de jogos para PlayStation 3. Ainda assim, muitos afirmam que a proclamada "otimização das plataformas" já está no limite e que as melhoras de um jogo para outro, nos consoles da última geração, demorarão cada vez mais para aparecer.

LittleBigPlanet, o divisor de águas

Alex Evans, da Media Molecule (desenvolvedora do game LittleBigPlanet — LBP), fez uma declaração perigosa. O produtor afirmou que a exclusividade de LBP no console de última geração da Sony foi o motivo para que "cada bit disponível de espaço" e "cada pequeno ciclo de processamento" pudesse ser utilizado em prol do jogo.
Evans foi ainda mais longe, afirmando que não seria possível desenvolver o game para Xbox 360, visto que o título foi projetado em torno das capacidades do PS3. A recomendação fornecida por Evans é que os designers de jogos devem estabelecer logo de início as plataformas-alvo de suas produções.

Mesmo assim, o desenvolvedor da Media Molecule deu a entender que as capacidades físicas de cada plataforma de última geração são simplesmente únicas, apesar da semelhança entre jogos do Xbox 360 e games do PS3. As decisões de produção ao redor de cada console são cruciais e podem fazer com que certos títulos realmente não possam ser adaptados para outras plataformas.
Kratos... Feito de pano.
Aparentemente, LBP utiliza praticamente tudo o que o PS3 pode oferecer, causando uma relação mútua de dependência entre jogo e plataforma. Segundo Evans, "caso" o game fosse criado para Xbox 360, o resultado seria algo completamente diferente do que conhecemos.

E você, acredita que os consoles de última geração estão se esgotando?
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.