O Baixaki Jogos comemora o Dia da Velocidade!

9 min de leitura
Imagem de: O Baixaki Jogos comemora o Dia da Velocidade!
Não há a menor dúvida: o que rege a beleza do mundo dos games é a ampla possibilidade que os jogos eletrônicos oferecem ao jogador para que este saia da sua realidade extremamente limitada e, muitas vezes, insossa.

Tornar-se um grande estrategista de guerra, um soldado solitário num planeta distante combatendo mutações genéticas e monstros alienígenas, comandar mafiosos em ascensão, um grande piloto ou mesmo um esportista radical de primeira são sonhos de muitas pessoas ao redor do mundo, mas poucos são capazes de realiza-los.

O mundo dos videogames permite que qualquer jogador ocupe alguma dessas funções — além de inúmeras outras — em pouquíssimo tempo. É por isso que o mercado de videogames cresce tanto nos últimos anos, passando da beira da falência (no início da década de 80) para um nicho em constante expansão exponencial.

O mundo da velocidade

Desde os primórdios dos videogames, jogos de corrida chamam atenção de gamers ao redor do mundo. O resultado desse sucesso garantido aliado a anos de avanços tecnológicos a enormes passadas causou grandes evoluções no mundo da corridas virtuais.

Uma delas é o Force Dynamics, um controle que serve como um simulador de movimento perfeito para jogos de corrida, bem como simuladores de vôo. O resultado pode ser comprovado abaixo.
Através de um sistema de suspensão que permite rotação sobre 4 eixos diferentes (inclinando na vertical e horizontal, bem como deslizando em ambos os eixos), o controle pemite a experiência mais realista possível até o momento em simuladores de corrida e de vôo.

É claro que toda a diversão oferecida pelo Force Dynamics não vem a baixo custo. O brinquedinho é construído sob encomenda, com diversas opções variáveis, tais como a resolução do projetor.

O simulador sai por volta de vinte mil dólares, quase R$ 40.000,00. Sai mais barato comprar um carro, mas se você está esbanjando dinheiro e quer correr com um excelente simulador, contando com tela de 51 polegadas e som 5.1, pode investir essa grana.

Correndo para valer

Já no quesito software, existem inúmeros jogos capazes de cativar os fãs dos mais variados estilos de velocidade. Desde destruição em alta velocidade, como é o caso da série Burnout, até simuladores de altíssima qualidade, como Gran Turismo, DiRT e GTR.

Neste especial, o TecMundo Games apresenta alguns dos melhores jogos de corrida que os videogames já viram. É importante ressaltar que o especial não foca em um gênero exclusivo, como simulador, e sim em jogos que envolvem velocidade.

Logo, aqui você encontrará o histórico de séries arcade como Burnout, Need For Speed, e TrackMania, bem como de sucessos do gênero simulador, como Gran Turismo, DiRT e GTR. Todos as franquias foram selecionados a dedo pela equipe TecMundo Games entre as séries mais jogadas de todos os tempos.

Need For Speed

As fugas da polícia continuam em 
voga no novo Need For Speed!Sem dúvida, se um gamer brasileiro pensar em jogos de corrida, um dos primeiros que passará por sua cabeça será a série Need For Speed. Isso mesmo, um gamer brasileiro. Por incrível que pareça, o jogo não é tão bem visto em outros países como é aqui.

Apesar da maioria dos jogadores ter conhecido Need For Speed apenas com o título lançado em 2003, Need For Speed Underground 2, o jogo conta com mais de uma década de sucesso, com o primeiro título da franquia lançado em 1994.

O primeiro jogo da série não apresentava nada do que os novos oferecem. Com os gráficos extremamente pobres oferecidos pelas máquinas disponíveis no mercado em 1994, a Electronic Arts não foi capaz de fazer grandes maravilhas.

A série conta atualmente com quinze títulos já lançados, um em fase de produção (Need For Speed Undercover) e outro em fase de pré-produção (Need For Speed XIII). Porém, como já foi dito, somente com Need For Speed Underground e Underground 2, a série explodiu definitivamente em sucesso.
Need For Speed Undercover vai dar o que falar!
O jogo oferecia aos fãs de velocidade uma ambientação, como o nome já diz, Underground, na qual era possível comprar diversos veículos e modificá-los, aumentando consideravelmente sua potência, bem como transformando sua aparência externa.

Após o sucesso de ambos os títulos, a franquia ganhou mais um jogo: Need For Speed: Most Wanted, que colocava o jogador para correr contra os dez corredores mais procurados da cidade fictícia onde o NFS:MW, como ficou conhecido, se passa.

Prepare-se para toda a emoção de 
Need For Speed Undercover!Outros títulos lançados mais recentemente são Need For Speed Carbon (2005) e Need For Speed Pro Street (2007). Além disso, a Electronic Arts anunciou que a partir de 2008, a série passa a receber lançamentos periódicos a cada um ano.

Já foram anunciados, para tanto, o título a ser lançados em 2008, bem como a versão que chegará em 2009: são elas Need For Speed Undercover (leia a prévia mais recente clicando aqui) e Need For Speed XIII, que ainda não conta com nenhuma informação, já que está em estágio de pré-produção.

Gran Turismo

Apesar de não ter feito tanto sucesso quanto a série Need For Speed, que é lançada desde o primeiro título para diversos consoles diferentes, incluindo diversos portáteis, a fraquia exclusiva do PlayStation, Gran Turismo, tem chamado a atenção dos donos dos consoles da Sony desde o primeiro videogame lançado pela empresa.

Observe o potencial gráfico de Gran 
Turismo 5: Prologue, para o PS3.Tudo começou ainda no início do sucesso do PlayStation, em 1998. O jogo é o mais vendido para a primeira plataforma de games da Sony, com 10 milhões e 950 mil cópias distribuídas em todo o mundo.

Depois dele, surgiu Gran Turismo 2, ainda para o PlayStation, oferecendo inúmeras modificações consideráveis, tanto na jogabilidade quanto nos quesitos sonoros e gráficos do jogo, oferecendo ainda mais diversão e realismo que seu antecessor.

Gran Turismo 3 foi um dos títulos mais marcantes para anunciar o lançamento do PlayStation 2, e Gran Turismo 4 foi considerado o melhor jogo de corrida do console durante sua carreira como o videogame mais vendido de todos os tempos.

Além dos títulos citados acima, que fazem parte da franquia principal da série Gran Turismo, a Sony lançou diversos jogos focados em eventos e em alavancar as vendas do jogo seguinte.

Belo polimento.É o caso das sub-franquias Concept e Prologue. Enquanto a primeira conta com três títulos, lançados entre 2000 e 2001, aproveitando a engine desenvolvida para Gran Turismo 3, a segunda possui apenas 2: Gran Turismo 4: Prologue e Gran Turismo 5: Prologue.

Atualmente, é muito aguardado o lançamento de Gran Turismo 5, para o PlayStation 3, visto que o jogo promete contar com um dos sistemas de simulação mais realistas já vistos, além de apresentar gráficos de qualidade incontestável.

Burnout

A série Burnout, que iniciou sua carreira nos videogames no PlayStation 2 e expandiu seus horizontes para o Xbox, e o PSP bem como Nintendo Game Cube e Nintendo DS. Além disso, uma adaptação de Burnout Revenge foi lançada para o Xbox 360.Burnout Paradise já deu o que falar para os donos das plataformas de nova geração!Burnout Paradise, o último título da série, lançado para PlayStation 3 e Xbox 360, ainda deverá receber uma nova versão para PCs, que ainda não possui data de lançamento prevista.

Lançada originalmente pela Criterion Games, a franquia foi posteriormente vendida para a Acclaim, e mais uma vez repassada de mão, para a Electronic Arts, mesmo estúdio que colocou no mercado Need For Speed.

Burnout Paradise é sucesso garantido desde sua pré-produção, afinal o jogo soma aspectos como velocidade, destruição, explosões e muita adrenalina, o jogo prende a atenção dos fãs de radicalismo nos games.

É claro que a série foge completamente do conceito simulador, posto que em todos os jogos da franquia um dos principais objetivos é destruir completamente os carros adversários, nas batidas mais emocionantes possíveis.

A série conta com sete títulos lançados nos últimos sete anos, uma média bastante considerável, que garante constância aos fãs da franquia, podendo jogar seus títulos com garantia de renovação permanente.

GTR

Apesar do jogo ter sido desenvolvido, inicialmente, com exclusividade para PCs, uma versão adaptada do primeiro jogo da franquia chegou ao Xbox 360 em 2008. a série GTR é tida com muito respeito pelos grandes fãs de simuladores de corrida.

Atualmente, existem quatro jogos lançados na franquia, sendo que o último deles, GTR Evolution, foi lançado há pouquíssimo tempo. O principal atrativo da franquia é ser o jogo oficial da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA.
GTR Evolution chegou ao mercado em 2 de setembro de 2008.
Seu slogan diz tudo sobre a série: “Get Real” pode ser traduzido como “caia na real”. O título oferece três modos de jogo: um deles com realismo pleno, indicado apenas para jogadores experientes, e outros dois modos com níveis reduzidos de realismo, indicados para iniciantes e intermediários.

Diversos veículos esportivos de luxo estão disponíveis no primeiro jogo da série, tais como o famoso Dodge Viper, as Ferraris 550, 575 e 360, a BMW Z3 e diversos outros do mesmo porte. Muitos destes se repetem no segundo título, que conta com 25 modelos esportivos, contra apenas 15 de seu antecessor.

Apesar de esta série de jogos de corrida não possuir os gráficos de última geração, nem mesmo a jogabilidade extasiante que faz parte das outras franquias deste especial, ela possui uma grande vantagem com relação aos seus concorrentes: dois jogos da série, TrackMania Nations ESWC e TrackMania Nations Forever, são gratuitos e podem ser jogados online.

Além disso, como o jogo não possui gráficos muito exigentes, a configuração necessária para rodá-lo é exatamente a considerada média atualmente, logo grande parte dos fãs de jogos que não possuem computadores preparados para os games de última geração podem se divertir muito com TrackMania.

Além de oferecer inúmeros desafios para os jogadores e um modo online divertidíssimo, TrackMania traz ainda um editor de pistas que permite aos jogadores criar suas próprias pistas, podendo ainda compartilhá-las com seus amigos, expandindo muito os horizontes de suas competições online.

A série foi lançada originalmente em 2003, com o jogo TrackMania. Depois, recebeu a adição de TrackMania Sunrise e, posteriormente, de TrackMania Sunrise Extreme. A Nageo, desenvolvedora do jogo, decidiu então produzir uma versão gratuita de TrackMania para promover a Copa Mundial de Esportes Eletrônicos, cuja sigla é ESWC.

Surgiu então TrackMania Nations ESWC, e algum tempo depois, TrackMania Nations Forever, ambos gratuitos. Além disso, Foi lançado para concluir a série da franquia TrackMania o jogo TrackMania United, que unifica todos os títulos lançados antes dele.

Colin McRae Rally

Com seu primeiro título lançado em 1998, três anos após Colin McRae ter vencido seu único campeonato de rally, a série da Codemasters despontou como um sucesso no gênero de simuladores off-road. O jogo apresentava carros e corredores que estiveram no Campeonato Mundial de Rally de 1998, tornando a experiência muito mais realista.

Colin McRae Rally 2.0 chegou ao mercado em 1999, seguido por Colin McRae 3, que foi distribuído nas lojas no ano de 2003 e Colin McRae 04, lançado em 2004. em 2005, a companhia que já era considerada uma das mais promissoras desenvolvedoras de títulos de velocidade lançou Colin McRae 2005.
DiRT faz os concorrentes comerem poeira!
Após a morte do corredor que dava nome à série, a franquia ganhou mais um título, Colin McRae: DiRT, que ficou conhecido popularmente somente por DiRT. O jogo apresenta um nível de simulação impressionante, digno das plataformas de nova geração, além de qualidade gráfica incrível.
Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.