Depois das estrelas, os maiores desastres de 2009!

8 min de leitura
Imagem de: Depois das estrelas, os maiores desastres de 2009!
Este foi um ano memorável para a quem curte e para quem faz jogos. Além de enormes surpresas — como Demon's Souls —, observamos a volta fervorosa de grandes franquias. Alguns exemplos são Uncharted 2: Among Thieves, Halo ODST, Call of Duty: Modern Warfare 2 e Resident Evil 5 (os interessados podem conferir os nossos indicados a melhores do ano através deste link).

Infelizmente, nem tudo é alegria, não é mesmo? Justamente por este motivo que nós separamos também a ponta de baixo da lista, contendo as maiores decepções de 2009! Não nos limitamos apenas aos games: alguns serviços complementares dos video games (de vídeo) e até mesmo modelos de consoles dão as caras.

Pronto para se divertir ou se decepcionar? Então vamos lá!



Os jogos
Ou esperávamos mais... Ou eles são realmente ruins!


Lego Rock Band

A combinação de LEGO com outras franquias e universos pode não ter sido a melhor coisa do mundo, mas não temos como negar que ela conquistou um público fiel. Entretanto, o lançamento da edição LEGO de Rock Band teve um problema seriíssimo: a “mistureba” de canções.
Rock? Não muito

Algumas são voltadas ao público infantil, outras são verdadeiras jornadas no tempo (como Kung Fu Fighting) enquanto as demais se enquadram como trilhas de filmes da Disney. Você pode adorar algumas delas, mas odiará o resto. E de Rock o jogo não tem quase nada...

Operation Flashpoint: Dragon RisingGráficos apenas na promessa

O jogo chegou ao mercado com promessas de realismo incrível e simulação de alto nível para os combates de guerra. Ele acertou em muitas coisas, sem dúvidas, mas foram tantos os problemas apresentados que o brilho acabou sumindo.

As principais falhas são relacionadas à falta de acabamento do jogo. Texturas e objetos saltam na tela o tempo todo de acordo com a sua posição, as animações são horríveis e a vegetação está lá de enfeite.

Se você não entendeu, nós explicamos: suponha que você está se escondendo atrás de um arbusto a 150 metros de distância do seu adversário, para fugir uma vez que ele carrega um rifle com luneta. O único problema é que o arbusto no qual você está agachado não existe para o adversário, uma vez que os objetos somem com determinadas distâncias... Ridículo, não?

Kingdom Hearts 358/2 Days

A franquia fez sucesso enorme desde seu lançamento no PlayStation 2, com mundos modelados para refletirem com perfeição os desenhos dos quais foram tirados. Infelizmente no DS o que surgiu foi o reaproveitamento de tudo (mundo e músicas), além de um sistema de missões bem mal aproveitado.

O jogador deve repetir dezenas de vezes as mesmas tarefas, nas mesmas áreas já exploradas. O que levará alguns adiante é a narrativa, bem bolada e cativante, responsável por estabelecer corretamente os elos entre o primeiro e o segundo game. Mas certamente uma decepção.

Gran Turismo (PSP)

Os fãs esperavam por uma versão completa do clássico do mundo de corrida. As pistas estavam lá, o número de carros foi aumentado e a jogabilidade estava perfeita, mas faltou o principal, que é a campanha.

Além disso, outra série de problemas (como falta de polimento e o sistema de compra dos carros) fez com o que o jogo ficasse bem abaixo do padrão estabelecido pelos jogos passados. Uma pena.

Leisure Suit Larry: Box Office Bust

Alguém falou em disputa pelo título de pior jogo do ano? Larry costumava ser um quarentão simpático e — apesar do status de derrotado — charmoso, sempre em busca das garotas mais “gatas”     para treinar os seus atos de sedução. Mas ao que parece os desenvolvedores perderam o foco.
Estilo estranho...

O resultado destes últimos experimentos é Leisure Suit Larry: Box Office Bust. O estilo gráfico foi completamente remodelado, jogando lixeira abaixo todo o carisma da série. Nem mesmo a participação de alguns famosos como    Carmen Electra o salvaram da fogueira. Algumas análises internacionais chegaram a dar nota 1 para ele (em uma escala de dez pontos), citando o humor forçado como “sofrível”. Sai fora que essa é fria!

G.I. Joe erra a mira

Convenhamos, as trocas entre cinema e jogos nem sempre são bem-sucedidas. Aliás, casos em que as transições entre uma plataforma e outra satisfazem são raros. Infelizmente, este ano não fugiu dos padrões, principalmente se levarmos em consideração G.I. Joe: Rise of Cobra, horrível nos consoles.
Uma explosão de horrores

DiRT 2 (Wii)

As outras versões são fenomenais, mas a decisão de passar o desenvolvimento (de Wii) para a Sumo Digital não deu certo. O resultado é um jogo horrível em todos os sentidos, que de DiRT não tem praticamente nada. A concorrência é forte com BAJA, outro jogo que foi massacrado pelos nossos testes.

Dead Space Extraction

Muitos podem não concordar e outros vão até espernear, mas depois de tanto Hype em cima deste título esperávamos muito mais. Pensávamos até que uma nota 8,5 ou 9 daria as caras na análise, mas o que encontramos na realidade foi uma série de bugs e falhas.
Damnation parecia belo

Damnation

Quando vimos as primeiras imagens que foram reveladas, pensamos: “deve ser alucinante”. Em seguida vimos os críticos elogiando o potencial e a temática. A expectativa para os testes estavam bem altas. Mas Hamilton Rourke fez feio nos cenários pós-industriais. Esse foi um game que realmente decepcionou.



Atrasos de produção
Para o ano que vem, nós prometemos a vocês!


Heavy Rain e a concorrência pesada no fim do anoOrigami Killer

A saga do serial killer e seus origamis vem despertando a atenção de multidões. Não bastasse a jogabilidade única e mutável, o vídeo da cena de strip-tease da personagem principal fez a rapaziada clicar no botão de replay muitas vezes. Mas não é só erotismo que está em cena: em seu currículo, a desenvolvedora Quantic Dream possui o jogo Indigo Prophecy (Fahrenheit).

Entretanto, a empresa sentiu confiança na capacidade de venda do seu jogo, já que a equipe declarou que Heavy Rain precisa de espaço e que as pessoas não terão dinheiro para comprar os lançamentos de fim de ano. O resultado é um atraso para 2010. Esquisito, não?

Acorde, Alan!

Cinco anos se passaram desde o anúncio estonteante de Alan Wake. Paisagens sombrias e belas, histórias sinistras e forças sobrenaturais comandavam a ambientação. O problema é que com tanto tempo passado muita gente já desanimou e vê o game como fantasma. Esperamos que a expectativa para o lançamento seja retomada, afinal os vídeos novos que foram liberados hoje mostram muita promessa.
Se apresse, Alan!

Little Sister?

Bioshock foi um dos principais jogos de tiro em primeira pessoa dos últimos tempos e a notícia de que a continuação virá apenas no ano que vem cortou corações mundo afora. Os detalhes também são escassos no momento, sendo a grande promessa o modo multiplayer (inexistente no primeiro jogo). Vamos ver como as coisas caminham até lá!

Só depois de 2011...

Mas a decepção mais recente pode ter vindo para os fãs da Blizzard, mais especificamente de Diablo, uma vez que a companhia anunciou que a continuação da franquia (Diablo III) chegará ao mercado apenas depois de 2011... Isso considerando uma hipótese positiva, com o desenvolvimento rolando a todo o vapor e sem problemas.
Apura aí, Blizzard!

...Ou nunca mais!

Pois é, Duke Nukem Forever, depois de enfrentar praticamente uma década de desenvolvimento, foi cancelado em definitivo. O pior de tudo é que o anúncio do cancelamento foi seguido de uma série de vídeos demonstrando o progresso realizado até o momento, deixando no ar uma nostalgia enorme e o Duke de sempre, mandando os alienígenas para aquele lugar... Você entendeu!



Serviços e consoles
O resultado esperado não era bem esse...


Netflix no PlayStation 3

Alguns de vocês podem não acreditar, mas pessoas afirmaram que optaram pelo Xbox 360 ao invés do PlayStation 3 em virtude da presença do Netflix, para que pudessem assistir aos filmes com a comodidade do sofá de casa, sem precisarem sair para alugar os filmes em disco.

Este ano o serviço finalmente aterrissou na plataforma da Sony, mas com uma limitação séria: para rodar, é necessário um disco de inicialização, distribuído gratuitamente pela companhia. O maior problema com este requerimento é que pessoas de fora dos Estados Unidos não podem ter acesso aos vídeos.

Para piorar tudo, muitos dos usuários estão afirmando que a qualidade está abaixo da esperada, tanto em termos de imagem (que parece ser comprimida) quanto de velocidade...

Games on Demand – Não para o Brasil

Quando a Microsoft atualizou o Xbox 360 em agosto deste ano, a novidade mais quente era o serviço de Games on Demand, que permitia a compra de jogos através de meio digital (ou seja, você comprava e baixava o jogo na hora, sem esperas). A lista de jogos é grande, incluindo Fable II e até mesmo Grand Theft Auto IV.
Teremos que esperar pelo serviço

Tá, mas e qual o problema com isso? O problema não é com o serviço, e sim com a falta da disponibilidade dele no Brasil. Em comentários oficiais, a Microsoft afirmou — mesmo com o lançamento do kit nacional do console — que ainda não tem data para oficializar a Live no nosso país. Francamente!

PSPgo

Quando uma versão ainda mais portátil do PSP foi anunciada, carregando 16 GB de memória embutida, uma tela melhor ainda e outros recursos, olhos brilharam pelo mundo todo. Mas o efeito durou pouco: o anúncio do preço (bem salgado) e a falta de um leitor de UMDs quebraram o impacto, ainda mais depois que a Sony confirmou que não haveria programa de troca dos discos pelas versões digitais.

Isto é, quem investiu em UMDs praticamente perdeu dinheiro se pretendia realizar a transição de aparelhos. Em nossos próprios testes a conclusão foi bem clara: o equipamento é muito bom, mas não serve e nem agrada a quem já tinha outro modelo. Ou seja, a ideia de fazer um “Upgrade” foi por água a baixo.

DSi Ware

Junto com o PSPgo, outro console que não trouxe grandes mudanças à indústria foi o DSi. As especificações são ligeiramente superiores, trazendo duas câmeras embutidas (com qualidade VGA) e mais memória RAM.

Apesar das promessas, poucos foram os jogos que aproveitaram tais recursos, fazendo com que muitos questionem por que comprá-lo ao invés da versão Lite.
Novo DSi é o LL

DS tamanho família?

E por falar no DS, o que vocês acharam do lançamento do modelo LL (extragrande) pelo Japão? Nós esperávamos por mais além de um aumento no tamanho (que o tornará menos portátil), ainda mais levando em consideração o hardware que não é tão novo assim. O pior de tudo é que a resolução de tela continuará a mesma, mesmo com o aumento de tamanho.

A lista com as grandes decepções de 2009 da Redação TecMundo Games termina por aqui. Mas e aí, quais foram os piores do ano para você? A lista é livre e cada um tem seu gosto, portanto não deixe de postar seus comentários! Até a próxima e que venham os lançamentos de fim de ano!
Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.