Quando as jogatinas online se tornam um pesadelo.

7 min de leitura
Imagem de: Quando as jogatinas online se tornam um pesadelo.
As jogatinas online são, sem dúvidas, uma das maiores maravilhas da atual geração. Só o fato de existir a possibilidade de jogar com qualquer pessoa de qualquer canto do mundo já deixa qualquer gamer atiçado. Games como Counter-Strike, para PC, e até mesmo o saudoso Quake 3 são exemplos de títulos que participaram do começo de toda esta febre.

Outros jogos que também merecem ser destacados são os MMORPG. Atualmente, não há como negar o sucesso de World of Warcraft, da Blizzard, game que conquistou fãs no mundo inteiro, graças a sua fórmula viciante e, obviamente, à possibilidade de compartilhar sua experiência com o mundo todo. Um dos games mais jogados na Live

Nos consoles, a febre só se iniciou quando o primeiro Xbox chegou às lojas. Graças ao sistema Live, usuários do mundo tinham a chance de desencadear partidas emocionantes de games como Halo. Sem dúvidas, o fator mais marcante do console da Microsoft foi a dedicação às jogatinas online, algo raro para os consoles de até então.

Atualmente, os serviços online são indispensáveis. Tanto o PlayStation 3, quanto o Xbox 360 e o Wii possuem recursos que permitem aos jogadores demonstrar suas habilidades para o restante do mundo. Mas, ao contrário do que se imagina, as habilidades não são únicas coisas que os gamers fazem questão de mostrar. Sim, estamos falando daqueles jogadores que enxergam as jogatinas online como uma oportunidade para atormentar a vida dos demais participantes.

Pensando nisso, o TecMundo Games resolveu elaborar um especial reunindo os hábitos mais irritantes das jogadas online. É, meu amigo, o que era pra ser uma das maravilhas do entretenimento acabou se tornando um dos grandes pesadelos. Afinal, quantas vezes você já se irritou com aqueles jogadores que trancam sua passagem em Call of Duty 4? Ou com os “espertinhos” que adoram “camperar”? Ou ainda com os malandros que apelam para os cheats em Counter-Strike? Pois é.


Foi o lag!
A culpa não é minha


Bem, muitas vezes jogar online é sinônimo de uma coisa: lag. Sim, às vezes nós sofremos com a lentidão da conexão, principalmente quando estamos em servidores internacionais. Mas, felizmente, existem momentos em que a conexão está perfeita, principalmente quando a sala de jogo é nacional. Entretanto, para alguns, o lag é sempre o motivo de tudo.

Quem nunca jogou Counter-Strike e deparou-se com aqueles jogadores que morrem e sempre colocam a culpa no lag? Ou, ainda pior, aqueles que dizem que só foram mortos porque você estava “lagado”. É triste, e irritante. Tudo bem, uma vez ou outra, ele pode até atrapalhar, mas isso não ocorre sempre, como estes tristes jogadores afirmam.
O lag mata até refém

O pior de tudo é quando o lag não é a única desculpa. Alguns gamers simplesmente não sabem perder, e insistem em encontrar algum culpado. Pode ser o mouse, o teclado, o analógico quebrado, o botão que não funciona, a separação dos pais que o deixou abalado, e muitos outros. Há sempre uma desculpa quando se está perdendo.


Uma raça temida
Conheça os “estraga prazeres” das jogatinas online

Infelizmente, alguns encontram a solução para isto: camperar. Para quem não sabe, camperar é o ato de se manter paralisado no mesmo local por no mínimo 5 minutos até que alguém passe dentro da mira do jogador. O processo pode se repetir quantas vezes for necessário, fator que aumenta ainda mais o nervosismo da vítima e o ego do assassino.
O camper prepara seu ataque

Camperar não é um problema, o problema é abusar deste recurso. Fazer isto sempre é algo que deixa qualquer um irritado, pois acaba com todo o clima intenso de qualquer FPS ou shooter. Mas, acredite, a coisa pode ficar ainda pior.

Se você observar algum jogador com pontuação negativa fique atento, pois há uma grande chance deste ser um legítimo “estraga prazeres”. Alguns jogadores cansaram de choramingar e camperar, e decidem simplesmente aterrorizar qualquer um que faça parte da partida.

Esta raça está presente em qualquer game, pois sempre há uma maneira de atormentar a vida dos gamers. Correr na contramão, matar os membros do próprio time ou deixar de cumprir objetivos são apenas algumas das tarefas nas quais os “estraga prazeres” são especialistas. Eles também têm a habilidade de irritar não somente um jogador, mas o servidor inteiro. Um abraço nem sempre é bem-vindo

Outro ato cometido constantemente pelos “estraga prazeres” acontece em Little Big Planet. Muitos jogadores aproveitam a fantástica possibilidade de poder agarrar seus companheiros para aterrorizar a vida dos inocentes Sackboys. É simplesmente terrível quando você acha que, tranquilamente, irá saltar sobre um precipício e alguém te agarra. O resultado é fatal. E o pior: estes “agarradores” estão sempre sorrindo, como naqueles terríveis filmes de horror.


O fundo do poço
Quando alguns abrem a boca...

Quando algum deles começa a utilizar o microfone para “conversar” em game, as suas esperanças de um jogo decente vão por água abaixo. Além de não falarem absolutamente nada que faça sentido, normalmente estas pessoas insistem em demonstrar seus dotes como cantores. O resultado é um funk, rap ou qualquer outra música em uma versão piorada. E, normalmente, os tagarelas não cansam tão cedo, e sua voz será ecoada pelos corredores dos mapas durante toda a partida.

Alguns ainda decidem iniciar um monólogo enquanto travam a passagem dos demais jogadores. Ficar parado num corredor, falando sozinho, é algo tipicamente irritante. E não adianta reclamar, pois, aparentemente, estas criaturas não sabem ouvir.


Eu sou o melhor
Convencido? Imagina!

Por outro lado, existem os convencidos. O excesso de habilidade — ou sorte — pode causar males realmente prejudiciais à jogatina online. Se você for vítima de um mesmo jogador por três vezes seguidas, é melhor ir se preparando. Se as mortes foram realizadas em jogadas alucinantes, é melhor tampar os ouvidos. Depois de eventos como este, os assassinos normalmente dirigem centenas de elogios a si mesmo.

Algumas frases retiradas do vocabulário dos convencidos: “Nossa, você é muito noob”, “Sou o rei desse jogo”, “Não tem pra mim”, “Chama alguém melhor”, “Essa foi fácil”, “Até minha avó joga melhor”, “Ainda nem estou jogando sério” ou até “Vou jogar com as duas mãos agora”.
Soldados destemidos e convencidos

Estes mesmos convencidos também tem o costume de se achar “a cereja do bolo”. Cooperar é uma palavra que simplesmente não existe em seus vocabulários. Tudo é razão de competição, com o intuito de demonstrar porque são tão convencidos. Isso realmente atrapalha, já que estes seres não deixam você desfrutar do game quando o assunto é trabalho em equipe.

Como se não bastasse, alguns jogadores não aceitam que podem ter menos habilidade que você em algum jogo e acabam “negativando” seu perfil no Xbox Live. Esta é uma prática lamentável, que vem ocorrendo com mais frequência. Se você ganhar de alguém no Street Fighter IV, prepare-se para ter seu profile “negativado”. Uma prática que só arruína ainda mais a diversão — e a sua reputação.


No mundo da lua
Ausentes e fugitivos


Mas nada se compara aos “aways”, pessoas que simplesmente deixam o jogo ligado enquanto almoçam ou vão ao shopping. Nada contra quem almoça ou decide ir ao shopping, o problema é que seus personagens que estão dentro do jogo não podem segui-lo.  Com isso, você acaba estragando a diversão de todos, que devem aguardar até que alguém encontre a sua estátua. Lembre-se: sempre que largar do controle, saia do jogo.

Há quem diga que não há nada mais frustrante que uma partida interrompida. Outro hábito irritante. Você não deve ficar away, mas também não deve simplesmente sair no meio da partida. Em jogos de luta, como o já mencionado Street Fighter IV, não existe atitude mais irritante. É um contra um, e quando alguém sai, obviamente, a partida acaba. Não importa se é no meio de um shoryuken ou durante um especial, o jogo simplesmente para e seu sorriso some do rosto.
Pegue leve para poupar a diversão

O mesmo acontece com FIFA 09. Nas partidas um contra um, o jogo também acaba, mas o pior acontece nas jogatinas que envolvem até 20 jogadores. Caso alguém saia durante a partida, o atleta controlado por este jogador terá sérios problemas, assim como o restante do time.


O fim da picada
Às vezes é melhor jogar sozinho


Entretanto, no mundo das jogatinas online, nada é mais irritante que os hackers (ou cheaters, como são conhecidos no Brasil). Em FPS, por exemplo, os trapaceiros são comuns, principalmente nos jogos para PC. Só eles se divertem, pois o restante dos jogadores normalmente não consegue ao menos se mover. Ainda bem que existem recursos anti-trapaça, mas eles nem sempre funcionam.

Por fim, temos as “panelinhas”, ou os grupos formados por jogadores com as mesmas afinidades — normalmente os amigos do colégio. Estas “panelas” são constituídas por uma aglomeração de qualquer uma das raças que mencionamos anteriormente (“estraga prazeres” ou convencidos), então dá pra imaginar o estrago.

Com elas, também surge a criação de termos inexistentes na vida real, como códigos, gírias e “risadas”. É difícil entender como eles conseguem se comunicar, pois muitas vezes tudo o que vemos são números e sinais.

Bem, esta é a nossa pequena lista envolvendo alguns dos hábitos mais irritantes das jogatinas online. Obviamente, existem centenas de atitudes que não foram citadas neste artigo. Se você lembra-se de alguma experiência terrível, não deixe de compartilhar através dos comentários.
Comporte-se e tudo ficará tranquilo
Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.