Inteligência artificial em games, o obstáculo número 1 dos desenvolvedores.

5 min de leitura
Imagem de: Inteligência artificial em games, o obstáculo número 1 dos desenvolvedores.
A não ser em jogos inteiramente multiplayer, é claro. Ainda assim, a inteligência artificial — IA — dos jogos vai além do controle automático de NPCs (personagens que não são controlados pelos jogadores), pois influencia também no comportamento dos protagonistas que recebem comandos dos próprios gamers.

Pode-se dizer, portanto, que a IA consiste em um conjunto de padrões, ações, reações e movimentações que os personagens devem executar durante o desenrolar de um game. Não importa o gênero: o game deve propiciar bons desafios aos jogadores com inimigos e aliados convincentes e espertos. Pois não é à toa que a IA é um dos pontos mais debatidos pelos grandes críticos dos video games.
A IA deste game causa arrepios

Muito dinheiro é gasto na criação de tecnologias que saibam controlar a IA com o máximo de perfeição possível. Isso é ainda mais sério quando o assunto é simulação, seja de vôo, futebol, corrida ou guerra. Simular a realidade nunca foi fácil, tamanha a quantidade de detalhes, imprevistos e peculiaridades que constam nos movimentos dos objetos da vida real.

Eventos como a GDC (Game Developers Conference) e a E3 (Electronic Entertainment Expo) são excelentes para a descoberta e exibição de inovações nesta área da tecnologia. Felizmente, há empresas que disponibilizam ferramentas (ou parte delas) gratuitamente para os desenvolvedores independentes. Com um pouco de criatividade e com o gerenciamento correto da IA em mãos, jogos muito interessantes despontam das mais variadas companhias.



Máquina X Humano
Não, esqueça o Exterminador do Futuro… Por enquanto


Vamos abordar, agora, um dos exemplos ideais para ilustrar a inteligência artificial em games. E não é preciso ir muito longe na complexidade dos jogos. Aliás, é interessante constatar que diversos games de xadrez contêm um mecanismo de IA simplesmente admirável. A série Chessmaster é famosa por oferecer um ótimo nível de dificuldade para os fãs do jogo de tabuleiro.A vingança das máquinas

Você já ouviu falar no nome Deep Blue? Criada pela IBM, a máquina derrotou o famoso campeão mundial de xadrez Garry Kasparov em maio de 1997. Nesse caso, foi utilizada a força bruta ao invés de técnicas heurísticas para a resolução de problemas, tão elevado fora o patamar de desafio propiciado por Kasparov. Moral da história: é realmente difícil criar uma IA convincente, por mais "simples" que seja a proposta do game.

É claro que os computadores, como sempre, são mais flexíveis para o desenvolvimento de IA. Atualmente, fala-se da integração da IA nos próprios chips de placa de vídeo (confira o artigo do TecMundo Games que aborda o assunto), o que coloca o PC à frente dos consoles de última geração, que são praticamente imutáveis a nível de hardware.

A IA, nos jogos, evoluiu incrivelmente ao longo do tempo. Antigamente, os gamers se contentavam com simples reações dos oponentes às ações dos jogadores. Bem, de vez em quando surgia a frustração com certas movimentações absurdas, mas isso é perfeitamente normal se considerarmos que a IA (ainda mais de jogos) dificilmente chegará ao nível de um cérebro humano.



Principais exemplos
Conheça os títulos que causaram impacto


Antes de tudo, vale ressaltar que o "impacto" mencionado acima faz referência não só ao realismo apresentado em certos games, mas também ao trabalho ridículo que certas IAs exibem em alguns casos. É impressionante como vários desenvolvedores são capazes de criar personagens artificiais de peso, enquanto outros literalmente conseguem estragar os jogos com protagonistas muito, mas muito fracos.


  • Jogos inteligentes
Na atualidade, temos grandes exemplos de inteligência artificial em jogos de combate direto. O que dizer do famoso sistema de cobertura de Gears of War? Depois do sucesso da Epic Games, muitos games de ação — inclusive alguns FPS — simplesmente adotaram o mesmo mecanismo empregado em GoW dentro da pancadaria. Mas, realmente, Marcus Fenix e os Locust fizeram estrago.


Outro jogo de tiro que causou impacto no mundo dos video games foi F.E.A.R., com inimigos muito desafiadores. O primeiro Halo também impressionou com uma IA atraente, mesmo empregando algoritmos relativamente simples.

Sem dúvida, há uma empresa que merece o respeito do TecMundo Games no que diz respeito à IA: Electronic Arts. Principalmente na seção esportiva, a empresa conseguiu atrair uma quantidade inigualável de jogadores para os seus produtos devido à presença de desafios constantes e variados nos jogos da companhia.Jogar futebol nunca foi tão difícil

Quando o assunto é EA, a lista é longa, mas FIFA, Madden NFL e as demais séries esportivas da empresa são as que mais se destacam. O realismo de FIFA 09 é tão intenso que alguns jogadores criticam seriamente a jogabilidade do game. E os níveis de dificuldade diferenciados fazem com que as partidas assumam comportamentos variados e adequados de acordo com o nível de desafio que o jogador procura.


  • Quando a IA falha

O que ocorre, às vezes, é um elevado grau de dificuldade mesmo com uma inteligência artificial precária. É o caso de Brothers in Arms D-Day, para PlayStation Portable (PSP). Sim, o jogo é difícil para um FPS de console portátil, só que o mecanismo de IA empregado nos soldados é simplesmente ridículo. Os inimigos não convencem e enaltecem os aspectos ruins do game.

Recentemente, o TecMundo Games fez a análise do título Velvet Assassin (confira), para PC e Xbox 360, e aconteceu exatamente a mesma situação. Os soldados alemães se movimentam de forma extremamente artificial e, ainda assim, o game é muito difícil para quem não tem paciência ou não é familiarizado com jogos de ação furtiva.
Nem os grandes escapam das fortes críticas dos jogadores

Bem, há falhas de IA mesmo em títulos famosos. Black, apesar de ser divertido e empolgante, contém inimigos dotados de uma "burrice artificial". A ação e o áudio do game são realmente bons, mas como podemos dizer que o jogo é desafiador se há oponentes que têm liberdade para se mover e atirar e simplesmente ficam parados? Mesmo as reações mais comuns e clichês não acontecem em determinados momentos dos tiroteios.
E que tipo de jogo apresenta inimigos invencíveis? Vampire Rain, para Xbox 360 (conhecido como Vampire Rain: Altered Species no PlayStation 3), é um dos games mais difíceis de todos os tempos. Frustrante é um dos termos que o TecMundo Games encontrou para definir a experiência com inimigos previsíveis e artificiais, mas inigualáveis na matança quando avistam o personagem controlado pelo jogador.

Conheça um típico erro de "pathfinding"


Para você, quais games se destacaram pela inteligência artificial?
Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.