Comprei meu PlayStation Portable. E agora, Baixaki Jogos?

8 min de leitura
Imagem de: Comprei meu PlayStation Portable. E agora, Baixaki Jogos?

O TecMundo Games já cobriu todos os três consoles caseiros dessa geração (Wii, X360 e PS3) em especiais sobre o que fazer após a aquisição. Isso porque muitos novos donos de plataformas se sentem perdidos ao comprar o video game e se preocupam apenas em seguir o mais rápido possível para casa para poder jogar aquele game que tanto anseiam.

Mas, embora essa seja de fato a atitude mais frequente, não é necessariamente a mais produtiva. Simplesmente correr para conectar o console a uma TV geralmente resultará em mais algumas idas até lojas de video games e eletrônicos para comprar acessórios, cabos, controles, novos jogos, adaptadores e tudo mais...

Uma vez explicadas as razões desses especiais, passemos sem mais delongas à vez do PlayStation Portable. Iniciando a série dos portáteis, o console da Sony é sem dúvida bastante prático, especialmente para quem já está acostumado com o PlayStation 3, mas ainda assim existem alguns detalhes que podem ser observados para explorar todo o potencial da plataforma.

Antes de mais nadaPSP-3000 ou PSP Go?

Esse artigo não é o local para discutir qual versão do portátil da Sony é a melhor, ou qual se adapta mais a determinado perfil de usuário — mas existem diferenças notáveis entre os dois tipos e é preciso saber qual você está adquirindo antes de continuar lendo. Afinal de contas, não queremos que você acabe com acessórios que não funcionam ou games que não podem ser jogados.

A maior diferença é, obviamente, a falta de um drive UMD no PSP Go, o que faz com que seja necessário baixar todos os jogos comprados — não é possível utilizar mídia física, e consequentemente não há como alugá-los ou emprestá-los. Portanto, quem adquire um desses modelos deve se assegurar que terá uma conexão à internet para poder baixar os títulos.

Não é necessário que a conexão seja Wi-Fi, no entanto, já que é possível baixar os jogos pelo PlayStation 3 ou mesmo pelo computador — o importante é que você tenha acesso a internet razoavelmente rápida, para não ficar dezenas de horas recebendo os arquivos.

Mas essa não é a única diferença. Existe outra extremamente importante: as entradas para dispositivos acessórios do PSP-3000 e do PSP Go são diferentes! O primeiro usa portas mini-USB, enquanto o segundo comporta uma entrada própria da Sony. Ou seja, é preciso muito cuidado na hora de comprar para não acabar com produtos incompatíveis.

AcessóriosO que mais comprar

Agora você tem um portátil extremamente potente. Mas, antes de sair da loja — seja ela real ou virtual — dê uma olhada em volta para analisar possíveis aquisições que certamente poderão aprimorar sua experiência com o console. Eles podem ser os mais variados, mas alguns são quase indispensáveis para quem é realmente fã de portáteis.

Essenciais

  • Protetores — Seja para a tela ou para todo o console, eles são importantes para prevenir riscos e danos menores ao console, além de diminuir as marcas de dedo que inevitavelmente aparecem.
  • Cabos USB — Embora o PSP Go e o tradicional usem portas diferentes, ambos possuem cabos com saída USB para poder conectá-lo ao PlayStation 3 e a computadores com uma velocidade alta e constante de transmissão de dados.
  • Cartões de memória — Caso você não queira carregar cabos por aí, ou goste de ter mais conteúdo do que a memória interna suporta, o ideal é adquirir também um cartão de memória. Atenção: o PSP tradicional utiliza Memory Stick Duo, enquanto o PSP Go usa o Memory Stick Micro.
  • Flanelas para limpeza — Embora todo mundo tenha “paninhos” em casa, eles nem sempre removem as marcas que ficam no PSP; especialmente nos de cor preto piano. Portanto, é sempre bom comprar algo de qualidade para manter a plataforma como nova. Flanelas de microfibra geralmente são uma boa pedida.
  • Fones de ouvido — Por mais que seja um portátil, isso não significa que todos em volta de você gostam de ouvir o barulho de monstros sendo decepados enquanto esperam a consulta do dentista. Ou seja, é preciso ter fones de ouvido. Uma boa pedida para quem possui um PSP Go é usar o suporte Bluetooth do console para fones sem fio.

Regalias

Existem diversos outros acessórios que podem ser adquiridos por quem quer um algo a mais, que não são absolutamente necessários mas expandem o leque de possibilidades. Entre eles estão: adaptador para o carro; kit GPS; antena de TV; cabos para exportação de imagem para televisões e muitos outros, limitados apenas pela imaginação dos desenvolvedores.

Seguindo o irmão maiorUm centro multimídia portátil

Assim como o PlayStation 3 pretende ser um centro multimídia para a sala de estar, com leitor de Blu-ray, acesso à internet e tudo o mais, o PlayStation Portable se propõe a realizar a tarefa na palma da mão. Ou seja, é possível escutar músicas, assistir vídeos, jogar games e armazenar dados dentro do portátil, além de acessar a internet.

Primeiramente, o ideal é fazer como no PlayStation 3: criar uma conta na PlayStation Network, caso você já não possua uma. Isso é especialmente importante no PSP Go, caso você deseje baixar conteúdo diretamente para o portátil. Portanto, não custa nada reservar dez minutinhos para realizar a inscrição e se tornar mais um membro da rede. Aproveitando, é claro, para realizar atualizações de sistema.

Donos da plataforma caseira da Sony também possuem um diferencial, já que podem usar o PlayStation Portable para controlar o dispositivo. Além disso, existe a possibilidade de exibir conteúdo de um no outro, efetivamente compartilhando tudo o que existe nos dois consoles. Existem restrições, no entanto: não há como rodar DVDs e Blu-rays no PS3 e fazê-los aparecer na tela do PSP. Mas, de resto, o Remote Play é fenomenal.

Quem não se contenta com o tamanho da telinha do PSP mas gosta de games exclusivos do console pode também exportar as imagens para uma TV. Caso o aparelho suporte resoluções de 480p, a imagem será 1:1 com a do portátil, mas é possível exportar em até 720x480. É preciso, obviamente, ter os cabos adequados para isso.

GamesVamos ao que interessa

Tudo o mais resolvido, é a hora de passar ao essencial: os jogos que estão disponíveis para o PSP. É claro que a escolha varia de pessoa para pessoa, pois cada um possui seus gostos, mas compilamos uma breve lista de títulos que realmente valem a pena serem considerados, pois são excelentes. Segue abaixo alguns exemplos para aqueles que acabaram de comprar um portátil da Sony.

God of War: Chains of Olympus

É preciso dizer alguma coisa? Kratos nos PS3 já destrói — e ele não perdeu seu ímpeto no portátil. O fantasma espartano certamente é uma excelente pedida para quem gosta de ação, sendo um dos melhores títulos de todos os tempos para o PSP. Uma aquisição da qual os fãs de adrenalina não se arrependem de modo algum.

Img_original

Patapon 2

Pata-pata-pata-pon. Até na hora de escrever a música fica na cabeça, bastando ler o título para tê-la rodando no cérebro como uma marcha incessante. Esse game foi nossa escolha para jogo do ano 2009 na plataforma. Com um estilo único e ainda mais opções do que o título original da série, esse jogo rítmico se encaixa perfeitamente no estilo de um console portátil — e o PSP é melhor porque a franquia Patapon existe.

Img_original

LocoRoco 2

Outro jogo de estilo único, que cativa desde o primeiro momento. Ganhou nota 9,1 na época em que o analisamos, então é bem óbvio que o título é de qualidade. Assim como Patapon 2, LocoRoco 2 expandiu a fórmula de seu predecessor e estabeleceu de fato a franquia como uma das melhores do PSP, garantindo diversão a quem gosta desse tipo de jogo.

Img_original

GTA Chinatown Wars

Outro seriamente considerado para jogo do ano 2009, Chinatown Wars excedeu as expectativas e entregou aos jogadores uma experiência extremamente envolvente. O game explora as capacidades do console e faz jus ao nome da franquia à qual pertence.

Img_original

GTA Vice City Stories / Liberty City Stories

Mais antigos do que Chinatown Wars, mas ainda assim excelentes. São na verdade dois jogos separados, mas os juntamos apenas porque retratam dois cenários já vistos em outros games da série — o que não diminui em nada a diversão de explorar mais uma vez os mundos abertos criados pela Rockstar.

Img_original

Ratchet and Clank: Size Matters

Outra franquia conhecidíssima que se transportou de forma excepcional para o portátil da Sony. A jogabilidade continua afiada, os visuais são agradáveis e a fórmula tradicional permanece excelente. Ou seja, nada a reclamar: Ratchet e Clank ainda estão tocando o terror, mesmo que em tamanho reduzido.

Img_original

Metal Gear Solid: Portable Ops

É Metal Gear Solid. Precisamos explicar mais? Ok, ok... O jogo possui uma das notas mais altas do console, com 9,4. A essência da franquia permanece a mesma e levou-se em consideração de forma muito boa as características e limitações da plataforma. O resultado? Um jogo que diverte do começo ao fim e vale cada centavo.

Img_original

Killzone: Liberation

Dá para notar o padrão? Várias das franquias que fazem absoluto sucesso nos consoles caseiros conseguiram levar jogos de qualidade ao PSP. E Killzone não é exceção. Liberation certamente proporciona aos donos da plataforma várias horas de diversão e muito tiroteio.

Img_original

Mercury Meltdown

Nem só de adrenalina vive o ser humano. Em muitos momentos, exercitar o cérebro e a coordenação como um todo é extremamente divertido. Mercury Meltdown é prova disso, já que é impossível jogar apenas um pouco quando o usuário começa a controlar uma gota de mercúrio bastante desenvolta.

Img_original

Crisis Core: Final Fantasy VII

Mais uma vez uso o bordão. É preciso explicar? Crisis Core captura a essência da excelente franquia Final Fantasy de forma quase perfeita, deixando ao alcance da mão um complemento a um dos capítulos mais aclamados da franquia: Final Fantasy VII. Só isso já seria o suficiente para um título fenomenal. Quando a maestria da Square Enix entrou em cena, então...

Img_original

Esses são apenas alguns dos games existentes, e — ao contrário do que muitos dizem — existem inúmeros títulos de qualidade para o PSP. Resistance: Retribution é um deles, só não entrou na lista porque decidimos limitá-la a dez exemplos e a competição era acirrada. Depois de tudo isso, é hora de parar de ler e aproveitar a compra de seu PlayStation Portable. Boa diversão!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.