A luta é mais precisa com o Fighting Commander 3 PRO da Hori!

3 min de leitura
Imagem de: A luta é mais precisa com o Fighting Commander 3 PRO da Hori!

Muitos jogadores chegam a um nível tão hardcore nos jogos que os controles originais de suas plataformas simplesmente não são o suficiente para conter toda a habilidade. E, quando falamos de controles criados especialmente para os jogadores competitivos, não há como não mencionar a Hori.

A companhia japonesa é famosa por seus sticks ao estilo fliperama, sendo reconhecida pela extrema qualidade de seus componentes. No Japão, os gabinetes oficiais de jogos como Street Fighter contam com peças da Hori oficialmente licenciadas pela Capcom. No ocidente, podemos encontrar diversos de seus produtos, variando desde controles arcade até gamepads especiais.

Para quem prefere os controles convencionais (conhecidos como gamepads), a Hori oferece excelentes escolhas. A mais recente aposta é o Fighting Commander 3 PRO, uma versão significativamente aprimorada do FC3 e que traz muitas novidades jamais vistas em outros controles desse tipo.

Nós resolvemos testar o gamepad para dar o veredito final sobre o acessório, que se encontra em um nicho repleto de outros concorrentes de peso, como a própria Madcatz. Além disso, a própria Hori oferece outros modelos de gamepads. Chega a hora de saber se realmente vale a pena comprar o Fighting Commander 3 PRO.

Exclusivo para jogos de luta

Antes de partirmos para as especificações, é importante ressaltar que o Fighting Commander 3 PRO, como o próprio nome sugere, é ideal para jogos de luta. O controlador traz apenas um direcional digital, dispensando os dois analógicos que são comumente encontrados em controles convencionais. Mesmo assim, caso um game de luta exija que você utilize o analógico esquerdo em vez do digital, por exemplo, é possível alterar a função do direcional por meio de uma chave.


Um direcional surpreendente

O controle, exclusivo para PlayStation 3 (embora você também possa usá-lo no PC), traz um direcional digital semelhante ao do clássico Super Nintendo, sendo, assim, ideal para muitos fãs veteranos nos jogos de luta.

Entretanto, o que mais surpreende aqui é a possibilidade de ajustar o direcional digital de várias maneiras. Primeiramente, é possível mudar o ângulo dele, partindo de 0° até 20°, o que realmente pode fazer a diferença para quem, anteriormente, tinha de jogar com a mão levemente curvada. Agora, o conforto é garantido e você pode até mudar a posição do direcional quando escolher um personagem com um esquema de jogo diferente, como os lutadores que usam comandos de 360°.

Fora esse ajuste, também é possível calibrar a sensibilidade das diagonais do gamepad. Por meio de uma chave traseira, o jogador pode alterar a precisão dos comandos da diagonal, optando por um reconhecimento mais aberto ou fechado. Com isso, temos uma variabilidade na pressão necessária para que o comando diagonal seja reconhecido, algo sem precedentes e que, certamente, vai agradar bastante aos jogadores hardcores. Um shoryuken, por exemplo, pode exigir menos ou mais movimento do jogador dependendo do ajuste da diagonal.

Sob controle

Além dos seis botões da face em tamanhos maiores do que o convencionais, o Fighting Commander 3 PRO também traz um design ergonômico, mesmo sendo assimétrico. O lado dos botões é menor, o que possibilita uma movimentação mais livre da mão direita. Já a parte do direcional é convencional e garante a firmeza em seus golpes.

Há também a função turbo — com três ajustes de velocidade — que cumpre bem o seu papel, embora seja dispensável para os jogadores competitivos. Outro fator bacana é a possibilidade de trocar a ordem dos botões traseiros por meio de uma chave, possibilitando que os botões da direita assumam a função dos comandos da esquerda com um simples toque.


Infelizmente, o gamepad é exclusivo para PlayStation 3, o que é realmente uma pena, já que seria um excelente substituto para quem ainda não se acostumou com o direcional digital do Xbox 360. Outro ponto negativo é a posição dos botões traseiros, que não acompanham toda a ergonomia quase perfeita do restante do controle.

Em suma, o Fighting Commander 3 PRO da Hori traz tudo o que um jogador que prefere os gamepads deseja e por menos de US$ 40. O nível de personalização é absurdo, fazendo com que o controle se ajuste à jogabilidade e às mãos de qualquer gamer. Sem dúvidas, uma excelente escolha para quem realmente quer esquentar a briga.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.