Tecmundo analisa Xperia Play; confira nossas impressões [vídeo]

8 min de leitura
Imagem de: Tecmundo analisa Xperia Play; confira nossas impressões [vídeo]

Depois de tantas especulações, a Sony Ericsson lançou o tão cobiçado Xperia PLAY em março de 2011. No Brasil, o produto chegou com um atraso de cinco meses, porém, veio para botar fogo na acirrada briga de smartphones. Com o selo exclusivo “certificado para PlayStation”, o aparelho vem para atender a um mercado de usuários que adoram jogar.

O novo smartphone da Sony Ericsson vem com Android 2.3 (Gingerbread), tela de tamanho avantajado e configuração de hardware potente. Veja a configuração detalhada na tabela:

CPU Qualcomm Snapdragon MSM8255 1 GHz
GPU Adreno 205
Memória RAM 512 MB
Sistema operacional Android 2.3.3 (Gingerbread)
Memória interna 400 MB
Espaço para cartão Suporta cartões microSD de até 32 GB
Tamanho da tela 4 polegadas
Resolução da tela 480 x 854 pixels
Câmera 5 MP com foco automático e flash de LED
Som Alto falantes estéreo e conector de 3.5mm para fones
Conectividade Wi-Fi 802.11 b/g/n, DLNA, Wi-Fi hotspot, Bluetooth 2.1
Bateria Li-Ion 1500 mAh
Autonomia da bateria Até 425h em espera, até 8h25min para falar e até 31h de música
Extras Controle de PlayStation embutido, suporte para Flash, 3G e GPS
Peso 175 g
Dimensões (A x L X E) 11,9 x 6,2 x 1,6 cm
Conteúdo da embalagem Aparelho, cartão de memória, cabo USB, fones de ouvido, carregador e manuais

Abaixo, você confere tudo o que aprovamos e reprovamos no Xperia PLAY.

AprovadoO que chamou nossa atenção

Design elegante

O primeiro aspecto que impressiona é o visual do aparelho. O Xperia PLAY consegue ser uma bonita fusão de smartphone com video game. Na parte da frente, teclas posicionadas abaixo da tela facilitam o uso do sistema operacional e deixam o produto com cara de celular.

Bonito por fora e por dentro

Em uma das laterais, controles de volume e botões “L” e “R” revelam que o dispositivo tem mais a oferecer. A parte de trás é curvada, tem a logo da fabricante, o nome XPERIA ao centro e a câmera posicionada próximo ao botão de Liga/Desliga. Apesar de a tampa traseira ser de plástico, isso não impede que o PLAY seja elegante. Com superfície brilhante, o aparelho chama muito a atenção.

Toda a elegância, no entanto, é completada apenas quando deslizamos a tela para a direita. O Xperia PLAY então mostra o joystick do PlayStation. Com acabamento em tons de prata, a área do controle de video game impressiona com a disposição das teclas e o bonito acabamento.

Android evoluído

Apesar de não ser exclusividade do Xperia PLAY, o Android 2.3.3 é um destaque do dispositivo. Graças a esta versão do sistema, os consumidores que adquirem o produto podem aproveitar maior desempenho, ter acesso a uma gama maior de jogos, desfrutar de recursos exclusivos da versão Gingerbread e usar aplicativos nativos mais bonitos.

Android Gingerbread

Em nossos testes, o smartphone demonstrou extrema rapidez com o sistema. Diversos aplicativos puderam ser executados simultaneamente sem que problemas de travamento ocorressem. Os menus do sistema são elegantes, assim como é possível admirar o capricho no acabamento do player de música — recursos personalizados pela Sony Ericsson.

Tela enorme

Todo o universo do Android pode ser desfrutado na ampla tela do Xperia PLAY. O tamanho de quatro polegadas possibilita que o usuário desfrute de vídeos, jogos e navegue pelo sistema visualizando tudo em tamanho grande.

Tela perfeita para jogar

São 480 pixels na largura e 854 na altura, resolução superior à do Samsung Galaxy S II. Com essa grande quantidade de detalhes, é possível desfrutar de vídeos em alta definição e jogos aprimorados e utilizar recursos do sistema sem grandes problemas. Digitar mensagens e navegar na web, por exemplo, são atividades confortáveis e fáceis de realizar.

Som estéreo

Para combinar com a qualidade da tela, a Sony Ericsson incluiu dois alto-falantes no Xperia PLAY. Tal característica é um diferencial do aparelho, a qual garante ao usuário potência de áudio para ouvir músicas, assistir aos filmes favoritos e mergulhar nos games.

Em nossos testes, pudemos notar nitidamente que o PLAY tem muito mais qualidade que outros aparelhos que já testamos. É possível distinguir perfeitamente todos os sons e desfrutar de graves reforçados. Vale salientar que os alto-falantes ficam escondidos, garantindo elegância ao aparelho.

Vídeos em HD

Ainda que a tela do Xperia PLAY não tenha resolução HD, o aparelho vem preparado para rodar vídeos em alta definição. Durante nossa análise, conseguimos executar clipes em 720p com extrema fluidez e pudemos desfrutar de uma qualidade impressionante.

Câmera de 5 MP e parte traseira curvada

Vale salientar ainda que o smartphone certificado para PlayStation tem uma câmera traseira de 5 MP, a qual captura em 720p se o sistema operacional for atualizado para a versão 2.3.4. A gravação de vídeos funciona perfeitamente e o resultado dos clipes é satisfatório.

Processador gráfico excelente

As especificações de hardware do Xperia PLAY não são as melhores que existem. Na data de lançamento, a configuração do aparelho já era defasada. Contudo, não é por tal motivo que o produto deixa a desejar. A GPU deste smartphone é a Adreno 205, unidade de processamento pronta para trabalhar com jogos de alta qualidade.

Em nossos testes, realizamos um benchmark para averiguar como o aparelho se comporta com games. E, para nossa surpresa, a pontuação do Xperia PLAY foi maior até que a do Atrix 4G — aparelho da Motorola que conta com chip NVIDIA Tegra 2. O Xperia PLAY atingiu a marca de 58,9 FPS no programa NeoCore, superando por quatro frames o Android concorrente.

Bateria pronta para encarar tudo

A autonomia da bateria geralmente é o calcanhar de aquiles de alguns aparelhos, mas não é o caso do Xperia PLAY. Os valores divulgados pela fabricante condizem com o que pudemos desfrutar na prática. O smartphone aguenta tranquilamente quase cinco horas de jogatina com games tridimensionais.

Para quem prefere usar a parte smartphone do produto, a bateria pode durar muito mais. Reproduzir músicas, por exemplo, consome pouquíssima energia, o que garante uma autonomia de mais de 24 horas.

Já quem usa redes Wi-Fi a todo tempo ou assiste a muitos vídeos pode precisar de uma recarga após oito horas de uso — esse valor pode variar, pois depende de diversos fatores. Seja como for, a bateria do PLAY não nos decepcionou, sendo um ponto forte para usuários que não querem andar com o cabo USB na mão.

Um PlayStation com celular

Com certeza, o recurso mais importante do Xperia PLAY é a compatibilidade com jogos de PlayStation e com títulos de alta qualidade para Android. O smartphone vem com Crash Bandicoot (exclusivo do PlayStation), The Sims 3, FIFA 10, Star Battalion, Tetris e Bruce Lee Dragon.

É PlayStation e é smartphone!

Além desses games, o PLAY permite que o utilizador baixe outros jogos gratuitos da internet. Entre os principais, estão Dead Space, Battlefield Bad Company 2, Need For Speed Shift e Need For Speed Hot Pursuit.

Todos esses jogos foram testados no Xperia PLAY, sendo que obtivemos excelente desempenho em nossa análise. O aparelho demonstrou robustez para processar os gráficos tridimensionais complexos de Dead Space e Battlefield. Também ficamos satisfeitos com o controle do aparelho, que responde perfeitamente aos comandos e deixa a tela livre apenas para as imagens.

Reprovado Do que esperávamos mais

Acima do peso

Por se tratar de um smartphone com video game, é natural que o Xperia PLAY seja mais pesado que um aparelho comum. Para jogar não há grandes problemas, pois o utilizador acaba usando as duas mãos para segurar o aparelho.

Durante as ligações, o peso também não incomoda, mas consumidores que buscam produtos finos e leves não encontrarão no PLAY o aparelho ideal.  Algum incômodo, no entanto, pode haver para usuários que gostem de carregar o mínimo de peso no bolso.

Preço de PlayStation 3

Nas lojas do Brasil, o Sony Ericsson Xperia PLAY custa aproximadamente R$ 1.600, valor bem abaixo do que é cobrado pelo iPhone 4 — smartphone da Apple que tem configurações de hardware semelhantes. Pensando por outro lado, o aparelho custa mais que um PlayStation 3, sendo que tem qualidade gráfica mais baixa que a do console de mesa da Sony.

Cadê os jogos de PlayStation?

O terceiro quesito que acaba decepcionando não é culpa do aparelho em si, mas sim da própria Sony. O selo “Certificado para PlayStation” parece ser mais uma estratégia de marketing do que uma grande vantagem do aparelho.

Faltam títulos de PlayStation...

Ainda que a Sony prometa lançar diversos games do PlayStation para rodar no Xperia PLAY, o único jogo realmente exclusivo é Crash Bandicoot. A loja para compra de novos títulos de PlayStation ainda não funciona no Brasil, característica que decepciona os consumidores que tinham a ideia de adquirir um grande produto para jogos.

No site da Sony Ericsson Brasil, há informações de que Syphon Filter e Cool Boarders (games de PSone) já estão disponíveis para os consumidores brasileiros. Todavia, nos aplicativos Xperia PLAY e PlayStation pocket não há quaisquer informações ou links para os jogos.

Até que a Sony ofereça uma gama maior de títulos, ou concretize os rumores de disponibilizar games de PSP no Xperia Play, o smartphone vai ter seu certificado um pouco abalado. Claro, vale salientar que a fabricante vem oferecendo alguns títulos gratuitos, outros exclusivos e certos games com características aprimoradas para rodar no aparelho. Entretanto, nada disso consegue suprir a falta dos jogos de PlayStation.

Vale a pena? O que nós achamos

O Xperia PLAY é um smartphone específico para quem adora jogar, assim, se você se encaixa nesse perfil, pode ter certeza de que a compra do aparelho vale a pena. O produto tem configurações de hardware parecidas com as do iPhone 4, porém, tem o controle especial para games, tela maior, suporte para Adobe Flash Player 11 e preço mais atraente.

Se comparado ao Samsung Galaxy S II, o Xperia PLAY deixa a desejar pela falta de um processador dual-core, todavia, não perde em qualidade de games. Talvez na questão de suporte para jogos lançados futuramente, o PLAY pode não ser compatível com alguns títulos (como é o caso de GTA III), entretanto, o smartphone da Sony Ericsson sempre vai ter a vantagem de rodar títulos do PlayStation.

Mesmo com o preço elevado, o aparelho tem uma relação custo-benefício muito atraente. Nossos testes com o produto foram agradáveis e o dispositivo nos impressionou em diversos aspectos. Assim, afirmamos que a compra de um Xperia PLAY vale a pena, entretanto, lembramos que é importante você pensar nas suas necessidades antes de adquirir o seu.

Via Tecmundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.