O melhor da Tokyo Game Show 2011

6 min de leitura
Imagem de: O melhor da Tokyo Game Show 2011

No último final de semana, chegou ao fim no Japão a Tokyo Game Show 2011. E, assim, encerra-se também o calendário de maiores eventos de games do ano. Apesar de ainda restarem alguns acontecimentos interessantes, como a Brasil Game Show ou a BlizzCon, é possível dar como encerrado o calendário de grandes anúncios para 2011.

A mais recente Tokyo Game Show também fixou recordes históricos para o evento. Apenas no primeiro dia aberto ao público em geral, mais de 86 mil gamers estiveram no centro de convenções Makuhari Messe, no centro da capital japonesa, um total que ultrapassa em duas mil pessoas a marca recorde obtida em 2006. O mesmo número de pessoas visitou o evento no dia seguinte e, se somados aos cerca de 52 mil membros da imprensa que também estiveram por lá, chegamos a um total de quase 223 mil visitantes em quatro dias.

Apesar de já ter acabado há quase uma semana, a feira japonesa ainda aparece no TecMundo Games. Prévias estão sendo publicadas, notícias continuam repercutindo e a influência da TGS ainda pode ser sentida. Confira, neste artigo, o que de melhor rolou no evento.

Começando bemAs grandes notícias dos primeiros dias

Como já é tradição em grandes eventos de games, as principais empresas do mundo dos jogos realizam conferências antes mesmo da abertura dos portões, de forma a se diferenciar antes do início da avalanche de novidades. Nesta TGS, a Nintendo e a Sony realizaram seus paineis dias antes do início dos trabalhos e apresentaram suas novidades em transmissões ao vivo pela internet.


A Nintendo foi a primeira, abrindo o show com uma bomba: Monster Hunter 4 será um game exclusivo para o Nintendo 3DS, console que também receberá uma versão atualizada de Monster Hunter Tri. Além disso, a "Big N" também revelou o preço e a data do analógico adicional para seu novo console e anunciou o lançamento de uma versão rosa do portátil.

Para mostrar que os consoles de mão estão com tudo, a Sony também investiu pesado no PlayStation Vita. Além de anunciar a data de lançamento do console para o Japão e os títulos que o acompanharão no primeiro dia nas lojas, mais tarde, a fabricante também mostrou os potenciais de realidade aumentada do dispositivo.

Uma série de jogos também chegará ao portátil mais recente da Sony e anúncios espetaculares tomaram os palcos da conferência da empresa. Confira:

Img_normalMicrosoft, apesar de não ter grande penetração no mercado japonês, também apresentou suas novidades em conferência na Tokyo Game Show 2011. Forza Motorsport 4 recebeu novas pistas, músicas inéditas foram adicionadas a Dance Central 2 e Halo: Combat Evolved Anniversary terá mapas clássicos remasterizados para o modo multiplayer.

Abrem-se os portõesE as novidades continuam

Uma das principais conferências realizadas durante a Tokyo Game Show 2011 foi a de Yoichi Wada, presidente da Square Enix. O assunto, porém, não foram os novos games da empresa e sim o futuro da indústria em geral. Na opinião do executivo, as vendas de consoles (principalmente portáteis) devem cair cada vez mais por conta da concorrência dos smartphones. Além disso, o surgimento de mercados emergentes, como a China e o Brasil, representarão novos desafios às grandes empresas, que precisarão se reinventar.

Logo no primeiro dia de Tokyo Game Show, o vídeo acima chamou a atenção dos visitantes por seu alto nível de bizarrice. No trailer, Katsuhiro Harada, produtor de Tekken, informa Yoshinori Ono, da franquia Street Fighter, sobre o lançamento de Tekken 3D Prime Edition para Nintendo 3DS e mostra para ele quem é que manda no mundo dos jogos de luta.

Os belíssimos ICO e Shadow of the Colossus também ganharam um novo trailer, que exibe mais uma vez o trabalho que está sendo feito na conversão dos títulos para a alta definição. O mesmo vale para Metal Gear Solid HD Collection. Já Dante aparece distribuindo espadadas em novas cenas da jogabilidade de DmC: Devil May Cry.

Enquanto isso, em seu estande, a Sony revelava todo um arco-íris de cores para o PlayStation Vita que, segundo a empresa, seriam versões feitas exclusivamente para a Tokyo Game Show. A fabricante, porém, não negou que as edições alternativas possam ver a luz do dia no futuro . A mídia e embalagem dos jogos para o console também foram exibidas.

Img_normalChamou a atenção também a notícia de que Mario Kart 7 terá um modo de “visão em primeira pessoa”. Agora, será possível participar da corrida como quem está, efetivamente, controlando os carrinhos, da mesma forma que em alguns dos principais jogos de velocidade do mercado.

Confira outras notícias importantes divulgadas durante o evento:

Nenhuma feira de games seria completa sem as famosas booth babes, as garotas que fazem a alegria dos gamers que passam pelos estandes. No vídeo acima, uma compilação feita pelo site IGN mostra as gatas que enfeitavam os corredores do Makuhari Messe.

As ausênciasPorque nem tudo pode ser perfeito

Apesar de ter trazido uma série de novidades em forma de anúncios, imagens e vídeos, muitos jogos esperados pelos fãs acabaram ficando de fora da Tokyo Game Show 2011. A principal ausência foi a de Resident Evil 6, game que tinha um anúncio dado como certo no evento e chegou até a ganhar trailer. Tudo, porém, não passou de um grande troll, que incluiu também a divulgação de um teaser falso, que pode ser visto acima.

Ao contrário do esperado, Hideo Kojima também não anunciou um novo game da série Zone of the Enders. Em vez disso, o criador de Metal Gear Solid se ateu, durante toda a TGS, apenas aos relançamentos dos dois primeiros jogos da franquia em alta definição. Também foi revelado que as remasterizações chegariam ao PlayStation Vita. Parece que os fãs vão ter que na expectativa.

Level-5 também não participou da Tokyo Game Show. A desenvolvedora de Professor Layton, entretanto, tem planos bem maiores: a criação de um evento próprio, a ser realizado entre os dias 15 e 16 de outubro também no Makuhari Messe. O TecMundo Games, claro, fará a cobertura completa.

Img_normal

Outras grandes faltas que foram sentidas: The Last Guardian, que não esteve presente no evento e amostras de jogabilidade com o novo direcional analógico do Nintendo 3DS, que estava presente no estande da “Big N” mas não podia ser utilizado.

As prévias do TecMundo GamesApenas uma lista parcial

Prévias dos títulos presentes na Tokyo Game Show continuam sendo publicadas diariamente no TecMundo Games. Confira aqui uma lista dos textos que foram postados até o momento:

Até o ano que vemOu será que não?

No momento em que esse artigo é publicado, novas prévias oriundas do evento já estão sendo escritas, novos vídeos ainda estão saindo e a Tokyo Game Show continua viva nos corações de nossa redação. As informações que surgiram no Japão continuarão a alimentar o site com conteúdos por, pelo menos, mais alguns dias.

Esse artigo, porém, vai ficando por aqui. Mas antes de encerrarmos, uma pergunta: o que você achou da feira? Ficou satisfeito com os anúncios, viu o que estava esperando ser mostrado nos palcos? Ou acredita que a TGS poderia ser muito melhor? Responda na enquete abaixo, elabore sua opinião nos comentários e até a próxima feira!

Aguarde... Carregando a enquete.
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.