Quando os memes invadem os games

4 min de leitura
Imagem de: Quando os memes invadem os games

Me gusta, Trollface e Forever Alone. Para os viciados em internet, essas expressões e suas respectivas tirinhas não são nenhuma novidade. Extremamente populares na rede, esses memes surgem em fóruns, blogs e redes sociais, mas logo se expandem para outros tipos de mídia e, em alguns casos, saem do computador e são citados até mesmo em conversas do cotidiano. Quem nunca disse que estava “trollando” alguém?

Como qualquer assunto pode virar tema dessas piadas virtuais, não é de se estranhar que os video games tenham se tornado uma das principais fontes de inspiração para as mentes criativas da internet. Seja no Brasil ou em páginas ao redor do mundo, os jogos já renderam muito material engraçado — e você conhecerá (ou relembrará) alguns aqui.

Entei diz: Calma, está tudo bem agora

Era uma vez um garoto brasileiro apaixonado pela série Pokémon, sobretudo por Entei, o cão lendário do fogo, que nunca o deixou na mão em suas batalhas contra seus amigos. Um dia, o rapaz sonhou que estava perdido em uma caverna, o que o fez sentir-se desesperado e amedrontado. Porém, eis que a criatura surge em meio à escuridão e, com apenas uma frase, traz paz para o coração do menino:


“Calma, está tudo bem agora”.

E assim nasceu o grande meme nacional, provando que nenhum problema supera a onipotência de um Pokémon de fogo. A brincadeira, que surgiu em um fórum, logo se espalhou para blogs e outros grupos de discussão a ponto de fazer com que o garoto da história se tornasse uma celebridade da internet.

“All your base are belong to us”


A frase acima pode ser uma das piadas mais antigas sobre video games. Lançado no distante ano de 1989, o jogo Zero Wing trazia em seus diálogos a emblemática fala que, por conta de um erro gramatical originado na tradução do original japonês para o inglês, ultrapassou gerações e simbolizou todo um período em que as regionalizações não eram tão caprichadas assim.

O terrível caranguejo gigante

Voltamos a 2006, ano em que a Sony anunciou o desenvolvimento do PlayStation 3. Durante a apresentação do novo console pelo então presidente da empresa, Kaz Hirai, jogadores e indústria estavam ansiosos pelo que estava por vir. Após informações nada empolgantes, como o preço de US$ 599 e o não tão revolucionário Dual Shock 3, Hirai decidiu surpreender todos com o jogo Genji: Days of the Blade.

Fonte da imagem: Know Your Meme

A proposta tinha tudo para ser um sucesso, afinal, o que poderia dar errado em um título de ação que pretendia reproduzir com fidelidade o período feudal japonês? A resposta, é claro, é um caranguejo gigante.

Enquanto o desenvolvedor do jogo prometia recriar batalhas reais da história do Japão, a demonstração exibida no telão mostrava um crustáceo enorme lutando contra samurais — algo que, certamente, as aulas de História nunca mencionaram. O meme fez tanto sucesso que o grande caranguejo apareceu em outros jogos, como na série Scribblenauts.

Ramirez e o abuso de poder

Quem jogou Call of Duty: Modern Warfare 2 certamente deve se lembrar do Sargento Foley. Não apenas por conta de sua participação na história, mas pelo fato de ele ser um superior extremamente mandão. “Ramirez, faça isso!”, “Ramirez, faça aquilo!”, “Ramirez, derrube aquele helicóptero com um faca!”.

Fonte da imagem: Cack Lobsterson/Know Your Meme
Não demorou para que as ordens dadas ao pobre Ramirez virassem um meme. A brincadeira passou a ser usada em fóruns, principalmente quando usuários surgiam com pedidos absurdos, fazendo com que outras pessoas ironizassem o apelo com frases do sargento.

A empolgação de uma criança

Quem, quando criança, não ficou contente ao receber o presente que tanto queria na noite de Natal? E se o item em questão fosse um dos consoles mais populares da época, você ficaria feliz? Talvez, mas não mais do que o famoso garoto que ganhou um Nintendo 64.

O vídeo que mostra a histeria do menino ao ver o console da Nintendo embaixo da árvore virou um hit na internet e continua sendo um dos memes de maior sucesso da rede, mesmo tantos anos após seu surgimento.

Quem é esse Pokémon?

Verdade seja dita: a internet ama gatos. São centenas de tirinhas envolvendo os felinos em situações bem variadas, incluindo algumas que são referências diretas a video games. E o que acontece quando os bichanos encontram os infinitos Pokémon?

O meme que reúne os dois seres é recente, mas espalhou-se com uma velocidade incrível por sites e fóruns. O fato de o criador da brincadeira tê-la feito apenas com os 151 primeiros monstros de bolso permite que mais quatro gerações de montagens surjam em breve.

Quando a pirataria vira piada

Você já deve estar cansado de ouvir o discurso de que a pirataria não compensa, mas nada é mais impactante do que um vídeo que evidencia isso.

Para pedir a uma amiga que ela compre os jogos Halo 3 e Call of Duty 4: Modern Warfare em um camelô próximo de sua faculdade, um garoto gravou a encomenda dos títulos que desejava e detalhou o máximo possível, o que inclui dezenas de repetições com o nome dos games. É claro que o vídeo caiu na rede e a tentativa de conseguir os dois lançamentos para Xbox 360 de maneira ilegal virou piada na internet.

Lembrou-se de um meme que não está na lista ou criou o seu? Use o fórum para compartilhar sua criação!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.