O que esperar para a Tokyo Game Show 2012

5 min de leitura
Imagem de: O que esperar para a Tokyo Game Show 2012

Fonte da imagem: Reprodução / Tokyo Game Show  

Com a Tokyo Game Show 2012 prestes a abrir suas portas para membros da indústria de games, chegou a hora de pararmos para analisar o que deveremos ver nos próximos dias de evento. Ao contrário da E3, que é fechada para o público, a TGS também recebe, nos seus dois últimos dias, os fãs que gostariam de testar os jogos que verão apenas em alguns meses.

Por causa dessa abertura ao público, todos os grandes anúncios do evento são feitos nos seus primeiros dois dias (20 e 21). Por causa disso, resolvemos criar um pequeno guia do que você pode esperar da exposição, que já está a todo vapor, no Japão.

Um começo promissor para o evento

A Sony deu o pontapé inicial para a TGS, realizando uma conferência em que apresentou várias novidades. A maior delas foi a revelação (que já havia vazado há alguns meses) do PS3 Super Slim, nova versão do console da empresa, 20% mais fino que seu predecessor.

Fonte da imagem: Divulgação / Sony 

A companhia também revelou que a PS Plus finalmente chegará ao PlayStation Vita, sendo que os assinantes do serviço não precisarão fazer uma nova assinatura para o portátil.

Logo após as revelações da Sony, foi a vez da Tecmo Koei revelar o seu mais novo título: Ninja Gaiden Z.

O game, criado pelo Team Ninja e Keiji Inafune, o criador do Mega Man, apresenta o ninja Yaiba, que tem a missão de eliminar Ryu Hayabusa, o herói da franquia.  Em meio a isso, mortos-vivos devem surgir como inimigos do jogador.

Um bom começo para a Tokyo Game Show, mas o que mais será apresentado?

Capcom e suas franquias

Capcom anunciou há algumas semanas os jogos que levará para a TGS, sendo eles Monster Hunter 4, para 3DS, Resident Evil 6DmC: Devil May CryLost Planet 3E.X. Troopers e Airu de Puzzle, além de alguns jogos mobile.

Img_normal

É quase uma certeza que o foco da produtora será DMC, Lost Planet 3 e Monster Hunter 4. Resident Evil 6 deve ser mostrado em forma de demo para os participantes da exposição testarem. O reboot/reimaginação da franquia Devil May Cry também pode ter uma demo disponibilizada para o público presente, e novas informações sobre o título devem ser divulgadas.

SEGA e EA de mãos dadas para cativar o público japonês

SEGA e Electronic Arts anunciaram que farão a apresentação dos seus jogos juntas e quais títulos serão mostrados.

A Sega levará Yakuza 5 e os remakes em HD de Yakuza 1 & 2 , assim como Phantasy Star Online 2, que será lançado para PS Vita, iOS, Android e PC. Do lado da Electronic Arts, os jogos apresentados serão FIFA 13Medal of Honor: Warfighter e Need for Speed: Most Wanted.

Img_normal

Ainda não se sabe até que ponto os títulos serão disponibilizados para os presentes na exposição, mas espera-se que demonstrações dos jogos da Electronic Arts e de, pelo menos, Phantasy Star Online 2, estejam disponíveis para o público testar.

Konami e sua “revingança”

Depois do anúncio de Metal Gear Solid: Ground Zeroes, esperava-se que mais novidades sobre o título fossem reveladas durante a Tokyo Game Show, mas a Konami já deixou bem claro que o foco da empresa para a exposição é outro.

Ao revelar a lista de jogos que levará para a TGS, a empresa japonesa mostrou que, por enquanto, pretende mostrar apenas Metal Gear Rising: Revengeance, título que teve sua versão de Xbox 360 cancelada no Japão e, por isso, terá sua demonstração de PS3 exibida para os presentes.

Img_normal

Outros jogos da empresa que serão demonstrados são Silent Hill: Book of Memories, de PS Vita, e Silent Hill: Downpour, que já foi lançado no ocidente, mas deve chegar às lojas japonesas apenas em novembro.

Para fechar a lista dos grandes games que serão apresentados, a Konami levará à Tokyo Game Show Zone of the Enders: HD Collection, coleção da franquia criada por Hideo Kojima. Além desses jogos, a empresa ainda apresentará diversos títulos menores, focados em redes sociais.

Square-Enix e a luta por relevância

Durante anos, a Square-Enix (antiga Squaresoft) foi sinônimo de bons jogos de RPG, não importando em qual país você estava. Hoje em dia, a empresa parece lutar por relevância dentro do seu antigo gênero principal, tendo em lançamentos ocidentais os seus maiores trunfos.

Img_normal

A lista divulgada pela empresa mostra isso, já que a maioria dos títulos que serão apresentados são games que dificilmente passarão das fronteiras japonesas, tendo apenas em Final Fantasy XIV, o jogo online da franquia (para PlayStation 3 e PC), o único título “próprio” de peso.

Outros games, como Hitman Absolution e Call of Duty: Black Ops 2, que será lançado pela Square-Enix no Japão, também serão apresentados pela empresa e provavelmente terão demos disponibilizadas para o público presente.

Namco Bandai e seu “comedor divino”

Namco Bandai não ficará de fora da TGS, levando um total de 45 jogos para a exposição. Desses 45, apenas oito estarão disponíveis para serem testados pelos presentes. Entre os títulos, estão Tales of Xillia 2, para PS3, Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 3, para PlayStation 3 e Xbox 360, e Tamagotchi, para 3DS.

Além disso, serão exibidos vídeos de God Eater 2 e Saint Seiya Omega: Ultimate Cosmos (ambos de PSP), entre outros.

Ausências e rumores

Algumas ausências sempre fazem a diferença em exposições de games. A Microsoft já havia comentado que não faria parte do line-up da Tokyo Game Show e da Gamescon, focando apenas na E3, que aconteceu em junho. Isso é compreensível, já que as vendas do Xbox 360 são baixas e não parece que a empresa tem interesse em mudar isso no momento.

Nintendo também optou por ficar de fora da TGS, apresentando seus produtos em uma conferência própria.

Ainda são esperadas algumas surpresas durante a Tokyo Game Show, como o possível anúncio oficial de Persona 5, assim como as plataformas para qual ele será lançado.

Monolith Soft, responsável por jogos como Xenosaga e Xenoblade Chronicles, avisou na sua página do Twitter que os fãs da empresa devem ficar ligados na exposição, pois ela está preparando algo especial para sua apresentação do dia 20.

Até o final da TGS, no dia 23, esperam-se muitas surpresas e novidades sobre diversos games, além do desfile de cosplays incríveis (e bizarros) pelos corredores da exposição. Por isso, fique ligado aqui no TecMundo Games, pois estamos fazendo uma cobertura completa sobre o evento, em que você saberá de tudo o que vai acontecer por lá.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.