Saiba tudo o que rolou no Treta Armageddon!

5 min de leitura
Imagem de: Saiba tudo o que rolou no Treta Armageddon!

Os gamers brasileiros fanáticos por jogos de luta não estão mais órfãos. A terceira edição do maior campeonato de fighting games do Brasil conseguiu estabelecer marcas até então nunca vistas em território nacional, tanto em número de participantes quanto de espectadores. Nos dois dias de campeonato, em torno de mil pessoas estiveram prestigiando o evento, que aconteceu no auditório Poty Lazarotto do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba (Paraná).

Fonte: Reprodução/Treta
O Treta Armaggedon reuniu os principais jogadores do Brasil, contando com presenças de vários estados do país, como Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, Ceará e Paraíba. Para apimentar mais a disputa e dar uma tonalidade internacional à abrangência do evento, três dos principais nomes dos games de luta da atualidade — provenientes de Taiwan, Japão e EUA — também marcaram presença.

Ao mesmo tempo em que os torneios principais foram acontecendo, o Treta também teve campeonatos paralelos com títulos diferenciados. Cada uma dessas disputas menores (mas nem por isso menos acirradas) contou com premiações independentes e com bastante adesão dos participantes.

Participantes ilustres

O Treta Armageddon foi palco de disputas entre lutadores brasileiros com os principais jogadores de games de luta do mundo. Os três convidados do torneio foram os seguintes:

As atrações internacionais do Treta Armageddon: Combofiend, Gamerbee e Tokido(Fonte: TecMundo Games)

  • AVerMedia GamerBee (Taiwan):

O jogador de Street Fighter x Tekken e Super Street Fighter IV: Arcade Edition, no centro da imagem, é conhecido por ser um dos “Adons” mais surpreendentes de todo o mundo. GamerBee ficou largamente conhecido em todo o mundo após se sagrar vice-campeão do maior torneio do mundo, o EVOlution deste ano.

  • MCZ Tokido (Japão):

Para quem não conhece o japonês à direita na foto, Tokido é um dos mais conceituados lutadores do mundo. De origem japonesa, ele faz parte da equipe Madcatz, que também conta com membros notórios como Daigo “The Beast”, Infiltration e Mago.  Tokido foi o “jogador a ser batido” do Treta Armageddon.

  • CC.Combofiend (EUA):

À esquerda na imagem, o jogador estadunidense Peter “Combofiend” Rosas é parte integrante do time Cross Counter e do Complexity, que também possui nomes de peso como Mike Ross e Filipino Champ. Combofiend é conhecido por sua versatilidade nos diversos games em que joga, bem como por sua simpatia durante as lutas. Ele é uma referência mundial em Ultimate Marvel X Capcom 3.

Principais disputas

As disputas começaram no sábado, dia 1º de setembro, com o torneio de Street Fighter X Tekken. Infelizmente, as disputas sofreram um pequeno atraso para começarem, o que deixou todo o resto das atividades. Mas isso não ofuscou o brilho das batalhas que foram travadas, principalmente contra os três convidados.

Fonte: TecMundo Games

E, como péssimos visitantes, o trio internacional abocanhou as três primeiras colocações do torneio. Logo, foi dado início às disputas de The King of Fighters XIII. Como iria se tornar frequente no campeonato inteiro, os estrangeiros sempre foram as “pedras no sapato” dos brazucas. O jogador Tokido foi o grande destaque da disputa de KOFXIII, sendo que a luta final contra o gamer “Kleber-Yagami” foi um dos pontos mais marcantes de todo o evento.

Na sequência, veio a competição de Ultimate Marvel vs. Capcom 3, que se estendeu madrugada a dentro. Todos esperavam um show de Combofiend, que é reconhecido por ser uma referência mundial justamente nesse jogo. No entanto, o “gringo” foi batido em pouco tempo por um brasileiro e daqui para frente o japonês Tokido iria se tornar a figura central dos torneios.

Fonte: TecMundo Games

Tokido sofreu muitas dificuldades durante as lutas iniciais, mas foi ganhando confiança e acabou subjugando todos os outros competidores. A luta final, contra o brasileiro “Marlon Abel” foi um espetáculo digno de ser visto e revisto várias vezes. O público, que lotava as poltronas do auditório, acompanhou a final com olhos atentos ao telão que transmitia a luta e manifestava reações de apoio ao brasileiro. Tokido conseguiu aqui sua segunda vitória no torneio.

Mais show de Tokido

O domingo, 2 de setembro, foi o segundo dia das competições do Treta e começou com o torneio de Mortal Kombat 9. Esta modalidade foi marcada pela variação na escolha dos personagens, o que mostra a evolução dos lutadores brasileiros.

Final da Ultimate Marvel vs. Capcom entre Marlon Abel e Tokido (Fonte: TecMundo Games)

Apenas Combofiend participou deste torneio, mas foi eliminado com certa facilidade pelos brasileiros. O grande campeão de MK foi o jogador “Mr. Felipe”, que, com sua Kitana, foi o mais competente dos gamers.

Assim que MK terminou, estava na hora da estrela do campeonato começar: o torneio de Super Street Fighter IV AE Ver.2012! Todos os principais nomes brasileiros dos games estavam presentes para disputar o título de “Melhor Jogador do Brasil”. Ao todo, foram 197 competidores inscritos, que lutaram entre si cumprindo um sistema de “Double Elimination”. Mais uma vez, os gringos foram a grande atração do torneio.

Fonte: TecMundo Games

Tokido dominou as partidas e encarou AVerMedia GamerBee no confronto final, ganhando a última luta com uma facilidade inesperada. Assim, o grande campeão do Treta foi o japonês MCZ Tokido, que levou o caneco em SF X T, KOF, UMVC3 e SSFAEIV.

Um público selecionado

Durante os dois dias de evento, o público compareceu em uma ótima média no auditório Poty Lazarotto. O valor de adesão para assistir os dois dias do campeonato era R$ 10, o que, possivelmente, fez com que a grande maioria dos presentes no auditório fosse composta de pessoas adeptas e conhecedoras de games. E não estamos falando de rapazes com espinhas e com uns quilinhos a mais.

A plateia era composta de homens, mulheres, crianças, adolescentes e de todas as classes possíveis. O video game uniu todos os apaixonados pelas batalhas virtuais que mostravam reações durante as lutas, dando animação extra aos jogadores, principalmente em confrontos decisivos.

Público comemorava cada vitória brasileira contra os visitantes (Fonte: TecMundo Games)

A única ressalva no andamento de todo o evento foi o grande atraso para o início do primeiro torneio. Alguns problemas de ordem técnica fizeram os gamers terem que conter a ansiedade um pouco mais do que eles desejavam. Mesmo assim, o resultado final do evento foi extremamente positivo.

Resultados dos torneios

Street Fighter X Tekken:

  • 1° AVerMedia GamerBee (TWN)
  • 2° Tokido (JAP)
  • 3° Combofiend – (EUA)

The King of Fighters XIII

  • 1° Tokido (JAP)
  • 2° Kleber-Yagami (BRA)
  • 3° Moby (BRA)

Ultimate Marvel vs. Capcom 3

  • 1º Tokido (JAP)
  • 2º Marlon Abel (BRA)
  • 3º DoomBR (BRA)

Tokido e o "pequeno" prêmio para sua vitória em UMvC 3 (Fonte: TecMundo Games)
Mortal Kombat 9

  • 1º Mr. Felipe (BRA)
  • 2º PKM The Fury (BRA)
  • 3º Red Son (BRA)

Super Street Fighter IV

  • 1º Tokido (JAP)
  • 2º AVerMedia GamerBee (TWN)
  • 3º Keoma (BRA)

Finalmente

Enfim, o Treta Armageddon conseguiu estabelecer um novo patamar em termos de campeonatos de games no Brasil. Certamente, trata-se do maior evento do gênero que já foi feito em nosso país e o altíssimo nível técnico dos participantes mostrou que os jogadores nacionais estão caminhando a passos largos rumo ao reconhecimento mundial.

(Fonte: TecMundo Games)
A seriedade demonstrada pela organização do evento, e pelos próprios participantes, dá grande credibilidade ao campeonato. Isso aumenta a chance de novos patrocínios serem firmados para que o próximo Treta possa quebrar mais ainda as barreiras internacionais.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.