Tudo o que rolou durante a GDC 2012

4 min de leitura
Imagem de: Tudo o que rolou durante a GDC 2012

A Games Developers Conference 2012 ocorreu entre os dias 5 e 9 de março, na Califórnia (EUA). Como acontece todos os anos, o evento foi palco de uma série de anúncios incríveis, que certamente vão agitar os consoles dos gamers mais assíduos. Mas o que será que foi o mais importante de todo o evento?

O TecMundo Games facilitou o trabalho para você e reuniu, em um único artigo, todas as informações bombásticas e novidades espetaculares que foram reveladas durante a edição 2012 da GDC. Será que o seu game favorito do ano está na nossa lista? Confira tudo agora mesmo.

Games para o anoOs anúncios mais esperados

Desde 2004, a Maxis não apresentava uma versão para computadores ou consoles de um dos games mais famosos de sua história: SimCity. Pouco antes da GDC 2012, vários rumores começaram a circular sobre a possibilidade do anúncio de uma nova versão da franquia. Para a alegria dos fãs da série eram todos verdadeiros, e durante o evento foi divulgado o primeiro trailer oficial de SimCity.

Quem também vai aparecer nos consoles é Medal of Honor: Warfighter. O novo título da Danger Close Games levará os jogadores para a defesa de vários países que estão sob a ameaça de um único grupo terrorista. Destaque também para Assassins Creed 3, que levará os gamers para a Guerra da Revolução Americana, com desafios impressionantes em ambientes históricos.

Exclusividades: PS3 e Xbox

Duas novidades merecem destaque no console PlayStation 3. A primeira delas é Sorcery Storms, que coloca os jogadores para enfrentar monstros e missões em um mundo de fantasia e traz nova força para o PS Move. Também é preciso falar sobre os novos personagens que serão integrados a Street Fighter X Tekken: Cole de inFamousMega Man (com seu traje mais feio) e Pac-Man são alguns que a Capcom inseriu no jogo.

Do outro lado, temos também exclusividades para o Xbox 360. A série Fable (que já havia sido aumentada com Fable: The Journey) vai receber mais uma versão: Fable Heroes. Mas o que mais chamou a atenção foi o game Forza Horizon, que vai oferecer mais carros e pistas para os pilotos apaixonados pela série exclusiva para o console da Microsoft.

Novos engines chegando ao mercado

Além da influência direta dos componentes de hardware, outro quesito de suma importância para a qualidade gráfica dos games é o engine utilizado. Durante a GDC 2012, dois deles foram revelados e prometem fazer com que as próximas gerações de consoles consigam resultados (pelo menos) excelentes.

Epic Games anunciou que o Unreal Engine 4 vai fazer a demonstração técnica Samaritan (que já possui gráficos incríveis) “parecer fraca”. Ainda não existe data definida para o lançamento dele, mas a expectativa é enorme.

Quantic Dream também apresentou um novo engine, que ainda não tem nome. Com a demonstração de Kara, a empresa mostrou como será o próximo salto gráfico alcançado para seus games, mas também não há data para isso.

Sucessos de vendas até agora

A GDC também é muito utilizada para que os desenvolvedores consigam encontrar novos investidores e anunciantes. Por isso, é bem comum que algumas empresas aproveitem o evento para mostrar números de sucesso. Na edição deste ano, temos dois exemplos bem evidentes disso.

Os desenvolvedores de Minecraft anunciaram que, desde a primeira versão Alfa, o game já vendeu mais de 5,2 milhões de cópias (sendo que ainda há segredos que ninguém descobriu – e não há dicas do que seriam eles). A Sony também aproveitou para dizer que os PS Move já chegou às 10,5 milhões de unidades vendidas.

Será que é verdade?Os maioes rumores da GDC 2012

Não é só de fatos concretos que se constrói um evento de games. Muitos rumores também fizeram parte da GDC 2012, sendo que alguns deles podem fazer com que os consumidores se decepcionem muito (caso sejam negados) ou comemorem muito com a confirmação. Um dos maiores exemplos que temos é o novo SimCity, que chegou como um boato e se transformou em um destaque do evento.

Algumas notícias circularam sobre a possibilidade de a Valve lançar um console próprio, que se chamaria SteamBox. Ao contrário do que aconteceu com SimCity, este rumor foi completamente negado pela desenvolvedora. Ou seja, não teremos um video game baseado no Steam tão cedo.

Outros dois games ganharam destaque com alguns rumores. Um novo vídeo mostra um suposto trailer para o novo God of War. Ainda não há qualquer tipo de confirmação sobre a continuação da franquia, mas as especulações apontam para uma versão exclusiva para o PS Vita.

Durante a GDC 2012, a Kojima Productions esteve em busca de novos profissionais para a criação dos próximos títulos da franquia Metal Gear Solid. Não foram divulgados muitos detalhes sobre o que podem ser os próximos games, mas é sempre bom esperar obras grandiosas quando falamos em Kojima e Metal Gear.

GDC Awards Os vencedores da edição 2012

Todos os anos, a Games Developers Conference premia alguns dos títulos mais aclamados e que estão bombando no mercado. Confira agora quais foram as premiações da edição 2012 do evento. Destaques mais do que merecidos para Portal 2 e The Elder Scrolls V: Skyrim.

  • Melhor design: Portal 2 (Valve);
  • Inovação: Johann Sebastian Joust (Die Gute Fabrik);
  • Melhor tecnologia: Battlefield 3 (DICE);
  • Melhor jogo portátil: Superbrothers: Sword & Sworcery EP (Capy Games/Superbrothers);
  • Melhor áudio: Portal 2 (Valve);
  • Melhor jogo de distribuição digital: Bastion (Supergiant Games);
  • Melhor narrativa: Portal 2 (Valve);
  • Melhor estreia de uma empresa: Supergiant Games (Bastion);
  • Melhor arte visual: Uncharted 3: Drake's DeceptionUncharted 3: Drake's Deception (Naughty Dog);
  • Jogo do ano: The Elder Scrolls V: Skyrim (Bethesda Game Studios).

E o que esperar para o ano que vem?

Em 2013, a GDC vai acontecer entre os dias 25 e 29 de março. É bem possível que – caso isso não ocorra já na E3 deste ano – Microsoft e Sony anunciem oficialmente as novas versões de seus consoles Xbox e PlayStation. Também esperamos novidades mais concretas sobre os engines gráficos da Epic Games e da Quantic Dream.

Fora isso, é sempre importante contar com anúncios de novos games e novidades sobre títulos aclamados pela crítica e pelo público. E então, o que você achou da GDC 2012? Será que ela foi suficiente para os anseios dos gamers mais aficionados?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.